conecte-se conosco



Economia

Mercado de trabalho: ONU e MPT promovem evento para universitários negros

Publicado

em


source

Brasil Econômico

Afropresença
Divulgação Afropresença

Afropresença acontece de 30 de setembro a 2 de outubro, promovendo debates sobre carreira

O Ministério Público do Trabalho (MPT) e a Organização das Nações Unidas (ONU) promovem o evento online  Afropresença, entre os dias 30 de setembro e 2 de outubro. O objetivo é discutir o mercado de trabalho brasileiro com estudantes universitários  negros.

Afropresença será gratuito. No encontro virtual de três dias, haverá falas de grandes empresas, universidades, movimentos sociais e especialistas para debater assuntos como empregabilidade, diversidade, inclusão e carreira. Para estimular a inserção do público universitário negro no mercado formal de trabalho haverá oficinas, painéis e palestras.

É possível se inscrever no Afropresença pelo  site do oficial evento . Lá, também existe um espaço com  vagas de emprego  e de compartilhamento de currículos.

As empresas apoiadoras do  Afropresença são Itaú, Bradesco, Ambev, JP Morgan, Anima, YDUQS, Belgo, Santander, Febraban, Bayer, John Deere, Uber, Totvs, EF, Natura, Unilever, White Martins, Vivo e TIM.

Nas falas, presidentes e executivos das companhias vão dividir espaço com especialistas, e o evento tem a preocupação de equilibrar o gênero e raça dos palestrantes.

O Afropresença será dividio em três partes: sociedade, mercado e carreira. As palestras ocorrem em salas virtuais diferentes, porém o evento de abertura e encerramento de cada dia são unificados.

Desigualdade racial no mercado de trabalho

O Afropresença, promovido pelo Ministério Público do Trabalho, surgiu de uma inquietação sobre a desigualdade social baseada em raça  no Brasil.

Valdirene Assis, procuradora do MPT, atuou na criação do evento por perceber que a entrada de pretos e pardos em cursos de ensino superior crescia, mas, ao mesmo tempo, não havia mais contratações ou ascensão dos formados nas empresas.

Mais da metade da população brasileira é negra,  55,9%. Uma pesquisa do Instituto Ethos divulgada em 2016 apontou que só 4,7% dos cargos executivos das 500 maiores empresas brasileiras são ocupados por negros, sendo que mulheres negras estão em apenas 0,4% desses cargos.

Comente Abaixo
Economia33 minutos atrás

Deputado bolsonarista se recusa a usar máscara em voo e companhia aciona PF

Reprodução / Facebook Silveira disse ter atestado médico para viajar sem o equipamento de proteção A companhia aérea Gol acionou...

Economia2 horas atrás

Mega acumulada desta quinta vai a R$4 milhões; ainda dá tempo de apostar!

Agência Brasil Sorteio acontece ainda hoje, corra para a loteria ou acesse o app da caixa! Como  ninguém acertou os...

Economia2 horas atrás

“Dinheiro sai ou não sai?”: o impasse de Bolsonaro sobre renovar auxílio em 2021

Agência Brasil O auxílio emergencial pago durante a pandemia foi encerrado em janeiro deste ano “E aí, esse dinheiro sai...

Mulher2 horas atrás

“Ainda temo pela minha vida”, diz Cristiane Machado após violência doméstica

Filipe Lisboa Vítima de violência doméstica, Cristiane Machado foi uma das primeiras mulheres no Rio de Janeiro a ter Botão...

Mulher2 horas atrás

Gravidez tubária: entenda o que fez a influencer Camila Monteiro perder o bebê

Reprodução/Instagram Camila Monteiro perdeu seu bebê devido a uma gravidez tubária Na última semana, a influenciadora Camila Monteiro, afirmou que...

Nacional2 horas atrás

Amazonas: MP pede prisão do prefeito de Manaus e de secretária de Saúde; entenda

Jornal A Crítica/Divulgação David Almeida é investigado por irregularidades em vacinação na cidade O Ministério Público (MP) do Amazonas pediu,...

Economia2 horas atrás

MP junto ao TCU vê indício de superfaturamento em gasto com leite condensado

Agência Brasil Subprocurador-geral afirmou que despesa “afronta princípio da moralidade administrativa” O Ministério Público junto ao Tribunal de Contas fez...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!