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Educação

Menos de 10% dos cursos avaliados no Enade 2018 tiraram nota máxima

Publicado

em

Agência Brasil

Estudantes fazendo Enade
Rodrigo Zanotto/ Especial para a AAN/RAC

O Enade avalia o desempenho de estudante de ensino superior

Em 2018, 492 cursos superiores tiraram a nota máxima no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), de acordo com dados divulgados nesta sexta-feira (4) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Esses cursos correspondem a cerca de 5,8% do total de 8.520 que tiveram o desempenho divulgado.

A maior parte desses cursos é ofertada por instituições públicas federais, 199, seguida por instituições privadas sem fins lucrativos, que ofertam 123; privadas com fins lucrativos, que ofertam 117; públicas estaduais, 52; e um deles é ofertado por instituição pública municipal. Ao todo, foram avaliados nesses cursos 25,2 mil estudantes. Os resultados são referentes ao Conceito Enade , indicador calculado com base no desempenho dos estudantes no Enade 2018.

O Enade é um exame feito por estudantes – ao final dos cursos de graduação – para avaliar conhecimentos, competências e habilidades desenvolvidas ao longo do curso. Levando em consideração o desempenho dos estudantes nas provas, os cursos são classificados seguindo uma escala de 1 a 5.

O conceito 3 reúne a maior parte dos cursos. Aqueles que tiveram um desempenho menor que a maioria recebem conceitos 1 ou 2. Já os que tiveram desempenho superior à maioria recebem 4 ou 5. De acordo com os resultados divulgados, 1.689 cursos obtiveram conceito 4 e 3.830 obtiveram conceito 3.

Abaixo da média

Na outra ponta, mais de um quarto dos cursos avaliados no Enade do ano passado obtiveram desempenho “abaixo da média” na avaliação – ao todo, 2.509, ou seja, cerca de 29% obtiveram conceitos 1 e 2.

A maior parte desses cursos, 1.397, é ofertada por instituições privadas de ensino superior com fins lucrativos; 864 são ofertados por instituições privadas sem fins lucrativos; 76 por instituições públicas federais; 90 por públicas estaduais; 73 por públicas municipais; e 9 por instituições especiais.

Ao todo, 149.209 estudantes são atendidos por essas instituições de ensino . Eles representam um terço, 34%, dos 439.044 estudantes que participaram do Enade e tiveram notas divulgadas.

Direito e Administração

Em 2018, os cursos de administração e direito representam 48,5% do total de inscritos no Enade.

De acordo com o Inep , 23,8% dos cursos de administração avaliados obtiveram Conceito Enade 1 ou 2; 51% obtiveram conceito 3; 20,7%, conceito 4; e, 4,5%, conceito 5. Entre esses cursos, a média da nota geral dos estudantes no exame foi 38,4 de um total de 100 pontos.

Entre os cursos de direito, 36,7% obtiveram conceitos 1 ou 2; 43,4% obtiveram conceito 3; 13% conceito 4; e, 6,9%, conceito 5. A média da nota geral dos estudantes foi 41,3.

O Enade, para todas as áreas, é composto de 40 questões. Elas são divididas em formação geral, que abrange aspectos da formação profissional do estudante; e componente específico, elaborado para cada uma das áreas avaliadas. A parte específica corresponde a 75% da nota e a geral, a 25%.

Enade 2018

Em 2018, cerca de 462,2 mil estudantes de 10,6 mil cursos de aproximadamente 1,8 mil instituições de ensino participaram do Enade. Nem todos os cursos atenderam a todos os quesitos para o cálculo do Conceito Enade .

Foram avaliadas as seguintes áreas com cursos de bacharelado: administração; administração pública; ciências contábeis; ciências econômicas; comunicação social – jornalismo; comunicação social – publicidade e propaganda; design; direito; psicologia; relações internacionais; secretariado executivo; serviço social; teologia; turismo.

Foram avaliados também os cursos superiores de tecnologia em comércio exterior; em design de interiores; design de moda; design gráfico; gastronomia; gestão comercial; gestão da qualidade; gestão de recursos humanos; gestão financeira; gestão pública; logística; marketing; processos gerenciais.

Desempenho do estudante

No boletim do estudante, todos aqueles que fizeram o Enade no ano passado têm acesso às notas individuais, bem como às notas gerais por curso, por região, por unidade da Federação, por área de avaliação e a nota nacional, para comparação. O boletim é acessado pelo sistema Enade por meio de senha individual.

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Educação

Estudante capixaba se destaca no desafio nacional ‘Quero ser economista’

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em

 

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A Rede Estadual de Ensino tem uma representante no Desafio “Quero ser economista” – competição nacional promovida pelo Conselho Federal de Economia (Cofecon). É a aluna Lorena Novais Nepomuceno, do 2° ano do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional em Tempo Integral, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Rômulo Castello, na Serra. Para chegar à final, a estudante precisa ter, no mínimo, 100 curtidas e dez comentários de pessoas diferentes, nas páginas oficiais do Desafio nas redes sociais até esta sexta-feira (29) – veja os links no final da matéria.

O objetivo do Desafio “Quero ser economista” é estimular estudantes do Ensino Médio a conhecerem mais sobre a profissão de economista, apresentando conceitos básicos da Ciência Econômica de forma divertida e descomplicada. E a estudante capixaba Lorena Novais tem se destacado ao longo das etapas da competição, que conta com mais de 500 alunos inscritos em todo o Brasil.

Lorena obteve a 50º colocação no ranking geral nacional e o 5º lugar geral nacional (1ª colocada no Espírito Santo), em sua última tarefa. Até agora, foram quatro semanas de competição on-line e, para cumprir a última tarefa, a aluna deverá fazer um vídeo de até dois minutos, falando sobre um tema relevante para a economia.

Os competidores que chegarem à final terão seus vídeos analisados por uma comissão designada pelo Cofecon e apenas os dez primeiros lugares serão pontuados. Toda essa trajetória da aluna durante o ‘Desafio’ conta com o auxílio da professora de Economia, Mariana Silva Rodrigues, da EEEFM Rômulo Castello.

 

Veja onde curtir e comentar os vídeos para a aluna Lorena Novais Nepomuceno chegar à final do Desafio “Quero ser economista”:  

 

 

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