conecte-se conosco


Saúde

Menina com sangue raro enfrenta câncer e busca por doador gera comoção mundial

Publicado

em


Campanha procura tipo de sangue raro para salvar menina de 2 anos com câncer
Divulgação/ OneBlood

Campanha procura tipo de sangue raro para salvar menina de 2 anos com câncer

A necessidade de encontrar doadores suficientes que possam salvar uma menina de dois anos de idade está gerando comoção no mundo todo. Zainab Mughal mora na Flórida, nos Estados Unidos, e foi diagnosticada com neuroblastoma há dois meses, um tipo de câncer que geralmente atinge crianças.  

Leia também: Infectologista explica as formas de transmissão do HIV e como preveni-las

Porém, o principal problema que Zainab enfrenta é o de encontrar doadores que sejam compatíveis com o seu tipo sanguíneo, um dos mais raros do mundo. O banco de sangue OneBlood é quem conduz uma campanha internacional a fim de encontrar ao menos dez doadores, tornando possível que a garota passe pelas transfusões necessárias para o seu tratamento.

De acordo com Frieda Bright, gerente de laboratório da empresa, um antígeno comum chamado Inb, ou “B indiano”, é ausente no sangue de Zainab, o que restringe a busca para doadores que também não tenham esse antígeno, para que o corpo não rejeite a transfusão . Em seus 20 anos de profissão, a pesquisadora diz nunca ter visto um caso como este.

Leia também: Menina de oito anos que teve queimaduras após avião atingir sua casa recebe alta

Entre as mais de 1 mil amostras recebidas e testadas, apenas três são compatíveis – sendo que duas são dos Estados Unidos e uma foi enviada de Londres, na Inglaterra.

Os organizadores da campanha pedem que os doadores, além de terem o sangue do tipo A ou O, tenham ascendência, exclusivamente, paquistanesa, indiana ou iraniana, já que a chance de que esse tipo sanguíneo seja encontrado entre essas populações é de 4%, pouco maior do que no resto do mundo, de acordo com estatísticas.

Leia mais:  Hospital Roberto Silvares comemora resultados em projeto colaborativo

Leia também: Novo tratamento do câncer por congelamento evita que a célula se espalhe

A garota está sendo tratada no Memorial Regional Hospital em Hollywood.  Familiares e amigos da menina já doaram, mas mesmo entre a família, não houve compatibilidade. De acordo com os médicos, a quimioterapia está obtendo sucesso, mas Zainab ainda precisa de dois transplantes de medula óssea e de várias transfusões sanguíneas a longo prazo, para que a menina aguente passar por todo o tratamento.

Juntamente com o OneBlood, outros bancos de sangue estão em busca de doadores, como o American Rare Donor Program (ARDP), em tradução para o português, Programa Americano de Doadores Raros, que liga doadores de diversos países a bancos de sangue .

Comentários do Facebook
publicidade

Saúde

Cirurgia inédita no Brasil: mãe doa intestino e salva filha

Publicado

em

A mãe da menina Serena, de 3 anos, salvou a vida da filha. Ela doou doou parte do intestino delgado para a a criança, que precisava de um transplante.

A cirurgia inédita no Brasil foi feita pela equipe médica do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, e durou cerca de 12 horas. Serena teve alta na última quinta, 9, e já consegue se alimentar por via oral.

Com Síndrome do Intestino Curto, condição decorrente da Artresia de Cólon – uma malformação ou ausência de parte do intestino delgado – a menina já havia passado por oito cirurgias.

Nenhuma delas foi capaz de reconstruir o intestino da pequena, ao contrário. A cada cirurgia, Serena perdia alguns centímetros do seu intestino delgado –  responsável pela absorção dos alimentos – que ficou com apenas 5 cm ao final. Além de ter pedido metade do intestino grosso, responsável pela digestão do alimento e evacuação.

“Nos primeiros seis meses, a Serena já tinha feito oito cirurgias de intestino. Na última, o cirurgião disse que não tinha mais o que fazer. Ela não tinha intestino para comer e sobreviver”, disse Priscila Carvalho ao RPA.

A menina não podia se alimentar por via oral e já recebia nutrição na veia, também conhecida como nutrição parenteral, que usada por muito tempo, pode comprometer o funcionamento de órgãos como o fígado e o rim.

O transplante

A família tentou fazer o transplante de intestino de Serena no exterior, mas não deu certo.

Priscila soube que existia essa possibilidade através da Simone Rosito, fundadora do Instituto Pequenos Grandes Guerreiros, que oferece assistência psicológica a famílias de bebês diagnosticados com Enterocolite Necrosante, uma doença que pode ocasionar a Síndrome do Intestino Curto.

Foi quando ela conseguiu o contato dos cirurgiões João Seda e Paulo ChapChap, do Hospital Sírio-Libanês, que fizeram o transplante de intestino em Serena.

Como Serena não conseguiu doador no Sistema Nacional de Transplantes, os médicos contaram à Priscila sobre a possibilidade dela ser a doadora.

A mãe fez os exames e parou de fumar para estar apta a doar mais de 1 m do seu intestino delgado à Serena.

Inédito

O transplante foi no mesmo dia do aniversário de Serena, dia 20 de fevereiro, no Sírio-Libanês.

Priscila doou 1 m e 60 cm do intestino delgado para a reconstrução do intestino de Serena.

Foi o primeiro transplante de intestino no país envolvendo um doador vivo.

“[Os médicos] são muito atenciosos, falo com eles diariamente. E tudo o que é feito pela Serena é através da filantropia do Sírio. Isso é muito legal!”, agradeceu Priscila.


(*Só Noticia Boa)

Comentários do Facebook
Leia mais:  Novembro Azul - Saúde do homem debatida em palestras
Continue lendo
Entretenimento1 minuto atrás

O rei das protagonistas! As dez mulheres de Walcyr Carrasco

Prestes a estrear mais uma novela de sua autoria, Walcyr Carrasco possui um currículo extenso de novelas na Globo. Desde...

Esportes5 horas atrás

Jorge Sampaoli é perseguido por ciumentos da própria classe de trabalho

Levir Culpi, técnico de trabalhos medíocres recentemente, disse que Jorge Sampaoli será o novo comandante da Seleção. Segundo Culpi, que...

Entretenimento5 horas atrás

Reconstrução dá o tom do MECAInhotim, quatro meses após tragédia em Brumadinho

Logo na entrada de Brumadinho (MG), uma exposição de camisas e uniformes sujos de lama lembra que essa é uma...

Entretenimento5 horas atrás

Virada Cultural de São Paulo atrai cinco milhões de pessoas

A Virada Cultural aconteceu neste final de semana, 18 e 19, em São Paulo, e, segundo o prefeito Bruno Covas,...

Nacional6 horas atrás

Entenda os últimos acontecimentos da quebra de sigilo de Flávio Bolsonaro

Edilson Rodrigues/Agência Senado – 9.5.19 MP investiga suspeitas de peculato, lavagem de dinheiro e organização criminosa no gabinete de Flávio...

Entretenimento7 horas atrás

Faustão choca telespectadores e anuncia fim do Domingão na Globo

O apresentador Fausto Silva fez uma revelação que deixou seus fãs chocados e arrasados na noite deste domingo em seu programa da...

Regional7 horas atrás

Menino de 2 anos é baleado pelo próprio pai no Norte no ES

Homem é acusado de tentar matar a esposa e, ao atirar, acabou atingindo o próprio filho Uma criança de 2...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

Mais Lidas da Semana