Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!
conecte-se conosco


Saúde

Menina com sangue raro enfrenta câncer e busca por doador gera comoção mundial

Publicado

em


Campanha procura tipo de sangue raro para salvar menina de 2 anos com câncer
Divulgação/ OneBlood

Campanha procura tipo de sangue raro para salvar menina de 2 anos com câncer

A necessidade de encontrar doadores suficientes que possam salvar uma menina de dois anos de idade está gerando comoção no mundo todo. Zainab Mughal mora na Flórida, nos Estados Unidos, e foi diagnosticada com neuroblastoma há dois meses, um tipo de câncer que geralmente atinge crianças.  

Leia também: Infectologista explica as formas de transmissão do HIV e como preveni-las

Porém, o principal problema que Zainab enfrenta é o de encontrar doadores que sejam compatíveis com o seu tipo sanguíneo, um dos mais raros do mundo. O banco de sangue OneBlood é quem conduz uma campanha internacional a fim de encontrar ao menos dez doadores, tornando possível que a garota passe pelas transfusões necessárias para o seu tratamento.

De acordo com Frieda Bright, gerente de laboratório da empresa, um antígeno comum chamado Inb, ou “B indiano”, é ausente no sangue de Zainab, o que restringe a busca para doadores que também não tenham esse antígeno, para que o corpo não rejeite a transfusão . Em seus 20 anos de profissão, a pesquisadora diz nunca ter visto um caso como este.

Leia também: Menina de oito anos que teve queimaduras após avião atingir sua casa recebe alta

Entre as mais de 1 mil amostras recebidas e testadas, apenas três são compatíveis – sendo que duas são dos Estados Unidos e uma foi enviada de Londres, na Inglaterra.

Os organizadores da campanha pedem que os doadores, além de terem o sangue do tipo A ou O, tenham ascendência, exclusivamente, paquistanesa, indiana ou iraniana, já que a chance de que esse tipo sanguíneo seja encontrado entre essas populações é de 4%, pouco maior do que no resto do mundo, de acordo com estatísticas.

Leia mais:  Novo dispositivo promete coletar sangue sem agulha nem dor

Leia também: Novo tratamento do câncer por congelamento evita que a célula se espalhe

A garota está sendo tratada no Memorial Regional Hospital em Hollywood.  Familiares e amigos da menina já doaram, mas mesmo entre a família, não houve compatibilidade. De acordo com os médicos, a quimioterapia está obtendo sucesso, mas Zainab ainda precisa de dois transplantes de medula óssea e de várias transfusões sanguíneas a longo prazo, para que a menina aguente passar por todo o tratamento.

Juntamente com o OneBlood, outros bancos de sangue estão em busca de doadores, como o American Rare Donor Program (ARDP), em tradução para o português, Programa Americano de Doadores Raros, que liga doadores de diversos países a bancos de sangue .

publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Inscritos no Mais Médicos têm até hoje para se apresentar aos municípios

Publicado

em


Mais Médicos recebeu um total de 36.490 inscrições, o que preencheu 98,7% das vagas disponíveis no edital
Arquivo/Agência Brasil

Mais Médicos recebeu um total de 36.490 inscrições, o que preencheu 98,7% das vagas disponíveis no edital

Os profissionais que possuem registro no Brasil e que se inscreveram no programa Mais Médicos têm até esta sexta-feira (14), para se apresentar nos municípios escolhidos. Apesar disso, nem todos vão começar a trabalhar imediatamente. Afinal, segundo o Ministério da Saúde, o começo da atuação dos profissionais deve ser estabelecido junto a cada gestor local.

Leia também: Com 200 desistências, Ministério da Saúde abre novo edital do Mais Médicos 

O programa Mais Médicos recebeu um total de 36.490 inscrições, o que preencheu 98,7% (8.411 profissionais alocados) das 8.517 vagas disponibilizadas no edital. Até o momento, estão abertas para os próximos editais 106 vagas em 29 localidades. Se todo os médicos inscritos não comparecerem até hoje, esse número vai aumentar. 

Na próxima segunda-feira (17), o ministério fará um balanço das vagas disponíveis , somando as desistências e as que não tiveram procura. Profissionais com registro no País terão nova chance para se inscrever e escolher os municípios disponíveis nos dias 18 e 19 de dezembro.

Leia também: 19,7% dos aprovados no Mais Médicos já chegaram aos municípios, diz ministério

De acordo com o Ministério da Saúde , até as 11h da última segunda-feira (10), 53% dos profissionais haviam comparecido ou iniciado as atividades nas localidades. Esse foi o último levantamento divulgado pela pasta. 

Também vence nesta sexta-feira o prazo para os candidatos ao programa que são formados no exterior – e não têm registro no País – apresentem sua documentação. Desses, o ministério exige, ao todo, 17 documentos, entre o reconhecimento da instituição de ensino pela representação do País onde os profissionais obtiveram a formação.

Leia mais:  Sangramento menstrual excessivo é alerta para miomas

Além disso, a partir do próximo dia 20, os brasileiros sem registro no País poderão escolher vagas disponíveis no programa. 

Leia também: Quase 35% dos profissionais inscritos no Mais Médicos deixarão postos do SUS

O edital do programa Mais Médicos  é uma seleção para a ocupação de vagas deixadas pelos cubanos nos municípios. Assim, como todo processo seletivo, os participantes possuem autonomia em assumir ou não a vaga selecionada. Em caso de necessidade, o Ministério da Saúde irá realizar novas chamadas até que complete o quadro de vagas do programa.

* Com informações da Agência Brasil.

Continue lendo
Direto de Brasília2 minutos atrás

João de Deus passa a ser considerado foragido pelo Ministério Público de Goiás

Divulgação/Casa Dom Inácio de Loyola MP de Goiás considera João de Deus como foragido João de Deus passou a ser...

Nacional1 hora atrás

Vereador investigado pede federalização do caso Marielle Franco

Reprodução/TV Globo Vereador Marcello Siciliano convocou entrevista coletiva na manhã deste sábado (15) para pedir a federalização das investigações da...

São Mateus1 hora atrás

Carro pega fogo no centro de São Mateus

SÃO MATEUS (ES) – Não é exagero nenhum afirmar que o centro da Cidade estava pegando fogo na manhã deste sábado...

Esportes1 hora atrás

Histórico! Aos 38 anos, Nicholas Santos conquista ouro no Mundial de Hangzhou

Após o ouro no revezamento 4x200m livre , o Brasil foi novamente representado no lugar mais alto do pódio no...

Esportes2 horas atrás

Histórico! Aos 38 anos, Nicholas Santos conquista ouro no Mundial de Hangzhou

Após o ouro no revezamento 4x200m livre , o Brasil foi novamente representado no lugar mais alto do pódio no...

Entretenimento2 horas atrás

Kelly Key dá close no bumbum durante tarde na praia

Kelly Key começou o sábado (15) com uma visita a praia e aproveitou para fazer um registro sensual. Na imagem,...

Política2 horas atrás

Polícia italiana já está em São Paulo aguardando a prisão de Cesare Battisti

José Cruz/Agência Brasil O italiano Cesare Battisti, condenado à prisão perpétua na Itália por ter cometido quatro assassinatos na década...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

Mais Lidas da Semana