Connect with us

Agricultura

Meeiros fazem a diferença na administração de propriedades

Published

on

SÃO MATEUS (ES) – Muito mais que um contrato de parceria com o proprietário da terra e divisão de lucros, é a autonomia e o cuidado das lavouras feita pelos meeiros. A qualidade de vida tem se destacado assim como a aplicação de técnicas corretas ensinadas pelos técnicos do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Espírito Santo (SENAR-ES).
Nascido em Cachoeiro de Itapemirim, o meeiro Frascisco Carlos Felix vem de família de produtores e tem exercido o legado do cuidado com a terra na Fazenda Bom Destino, em Jerônimo Monteiro, há 25 anos. Segundo o agricultor, a parceria o faz ser livre, e isso não exime o grande cuidado com a terra do proprietário Rodrigo Monteiro.
A propriedade possui oito mil pés de café Conilon que ficam aos cuidados de Chico, como é conhecido na região. O acompanhamento do tecnólogo em Cafeicultura do SENAR-ES, Pedro Henrique Coelho, trouxe mudanças visíveis na qualidade da planta. “Trabalhávamos a poda e a desbrota de forma errada e agora posso afirmar que aprendemos a forma correta e estamos em condições positivas para produzir, basta o clima ajudar”, declara Chico.
Para André Luiz Felix da Silva, meeiro que cuida da outra parte da Fazenda Bom Destino, com quatro mil pés de café, o destaque na propriedade fica com a forma correta de anotar tudo que é feito e gasto na propriedade, fazendo a correta administração, além de ter aprendido a dosagem correta de remédios no cafezal, segundo as orientações da assistência técnica.
CASTELO
Ainda ao Sul do Estado, no Sítio Santa Clara, em Castelo, a parceria para o cultivo de café em 32 hectares do proprietário Ivaldo Frossard é outra prova de que é possível evoluir no campo. São cerca de 30 mil pés de café, que em uma colheita boa rendem 700 sacas de Conilon por ano.
A propriedade herdada do avô existe desde 1978, e hoje conta com o auxílio de cinco parceiros, todos residentes na localidade. Os grãos são comercializados no próprio município, e com o Programa ATeG, a lavoura só tem crescido. “Além dos cursos do SENAR-ES de poda e qualidade do café, os cálculos de todos os custos têm feito diferença. Tudo é anotado e acompanhado. Sobre os meus parceiros, só posso afirmar que tudo ocorre em excelente divisão, principalmente as responsabilidades”, declara Ivaldo.
Um de seus meeiros, Mário Soares Rigão, atua há 25 anos na propriedade, reside na propriedade com a esposa e destaca já ter adquirido bens que pensava impossível. “Eu já tenho minha terra aqui perto, meu carro e duas motos. Tudo fruto de muito trabalho aqui cuidando do café como se fosse meu mesmo. No fim, o retorno é gratificante. Não é nada obrigado, é um trabalho exercido com muito cuidado, paciência e é claro, muita dedicação”, destaca.
A equipe do ATeG conta com técnicos agrícolas, tecnólogos em cafeicultura e dois engenheiros agrônomos. Um deles é o Luiz Alberto Nunes, que desde o início do Programa, tem observado mudanças positivas nas propriedades. “A postura do produtor é o que mais tem se destacado. Vemos a parceria nas propriedades com bons olhos, pois a liberdade do trabalhador na lavoura é maior e tem se tornado uma oportunidade de prosperar, se forem bons empreendedores”, ressalta.
O engenheiro pondera que o Programa ATeG veio trazer ao produtor uma visão de negócio, a fim de conhecer onde está gastando, como, e o que está trazendo de retorno. Ele completa que, tecnicamente, os pontos mais importantes até aqui tem sido “análise de solo, para diminuir desperdício da adubação; anotação de tudo que é gasto, administrando as lavouras; renovação dos cafezais”, completa.
Ainda segundo Luiz Alberto, é importante que os meeiros também participem das capacitações, pois eles são peças chave no crescimento dos empreendimentos rurais.
ATeG NO ES
Atualmente são assistidos 345 produtores rurais pelo ATeG, na cultura de café, no Sul do Espírito Santo. A coordenadora do Programa, Cristiane Veronesi, destaca que o ATeG é um dos instrumentos que veio para alavancar a competitividade do setor primário.
“Já somos modelo para Minas Gerais, que neste mês de agosto enviou uma comitiva para conhecer como trabalhamos a assistência aqui no Estado. Mas temos muito o que avançar, para chegarmos em mais propriedades, visto que hoje nosso percentual de cobertura é de 15% de adesão dos produtores”, destaca.
O Espírito Santo conta com um complemento no ATeG: a ferramenta ISA – Indicadores de Sustentabilidade Agroecológica, onde o técnico de campo junto com o produtor conseguem ver os três pilares fundamentais para o sucesso no campo, o social, o ambiental e retorno financeiro.

Comente Abaixo
Política7 minutos ago

“A fome é séria na Europa. Sem o Brasil, passam fome”, diz Bolsonaro

Reprodução/YouTube – 17.08.2022 Jair Bolsonaro citou Macron em seu discurso Nesta quarta-feira (17), o presidente Jair Bolsonaro alfinetou o presidente...

Economia7 minutos ago

Mega-Sena sorteia R$ 3 milhões nesta quarta-feira; veja os números

Felipe Moreno Mega-Sena sorteia R$ 7 milhões nesta quarta-feira A Caixa Econômica Federal realizou nesta quarta-feira (17) o sorteio 2.511 da...

Saúde32 minutos ago

Brasil tem 247 mortes e 21.927 mil casos de covid-19 em 24 horas

O Brasil registrou, desde o início da pandemia, 682.010 mortes por covid-19, segundo o boletim epidemiológico divulgado hoje (17) pelo Ministério da...

Economia32 minutos ago

Guedes critica América Latina e vê reforma na Previdência como escape

EDU ANDRADE/Ascom ME 10.03.2022 Ministro da Economia, Paulo Guedes critica América Latina e vê reforma da previdência como fuga para...

Política37 minutos ago

Bolsonaro provoca Alckmin e Lula: “Voltar para a cena do crime”

Reprodução/YouTube – 17.08.2022 Jair Bolsonaro cutuca a chapa petista Nesta quarta-feira (17), o presidente Jair Bolsonaro (PL) se reuniu com...

Economia1 hora ago

Anvisa dá aval para recall de sorvetes da Häagen-Dazs por contaminação

Divulgação Picolés e sorvetes de massa devem ser retirados das prateleiras nos próximos dias A General Mills Brasil, empresa responsável...

Política1 hora ago

Haddad sobre câmeras em fardas da polícia: “Salvando vidas”

Reprodução/Instagram Fernando Haddad Nesta quarta-feira (17), durante a sabatina organizada pelo Grupo Globo, o candidato ao governo de São Paulo...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana