conecte-se conosco


Saúde

Médicos serão obrigados a refazer a prova do Revalida após “irregularidade”

Publicado

em


Revalida reconhece os diplomas de médicos que se formaram no exterior e querem trabalhar no Brasil
Arquivo/Agência Brasil
Revalida reconhece os diplomas de médicos que se formaram no exterior e querem trabalhar no Brasil

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) anunciou que 46 participantes do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituições de Educação Superior Estrangeira (Revalida) 2017 terão de refazer a prova no próximo dia 10 de março, em Brasília.

Leia também: Segunda maior epidemia de ebola da história já matou mais de 500 no Congo

Segundo o Inep, a prova será reaplicada porque foi constada uma irregularidade “de natureza ainda não esclarecida, que inviabilizou a gravação da avaliação, das estações 1 e 6, em uma sala” do teste no Hospital Universitário de Brasília. Os médicos que farão o Revalida
novamente representam 4% dos 947 que prestaram o exame em novembro do ano passado.

O Inep informou que, no último dia 8 de fevereiro, foi avisado do problema e acionou a Polícia Federal “para apuração dos fatos, que pode indicar imperícia, imprudência, negligência ou dolo nos procedimentos adotados”. A prova de Habilidades Clínicas foi aplicada pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos ( Cebraspe
).

Conforme o Inep, os custos de toda a reaplicação, incluindo deslocamento, hospedagem e alimentação dos 46 participantes serão integralmente cobertos pelo Cebraspe, sem ônus para o instituto. O Inep vai notificar os participantes afetados.

Na prova de Habilidades Clínicas, o médico
percorre dez estações para resolução de tarefas sobre investigação de história clínica, interpretação de exames complementares, formulação de hipóteses diagnósticas, demonstração de procedimentos médicos e aconselhamento a pacientes ou familiares.

Para o Inep, o problema na aplicação da prova prejudica o desempenho dos 46 participantes, “uma vez que o edital do Revalida 2017 prevê que, em cada estação, todos seriam submetidos a uma avaliação presencial e a outra com base nas filmagens produzidas”.

Leia mais:  Entenda como as mudanças nos planos de saúde vão afetar sua vida

Leia também: Documento assinado pelo Ministério da Saúde libera tratamento de eletrochoque

Além disso, a apresentação de recursos contra o resultado preliminar fica prejudicada, “tendo em vista que os participantes que fizeram as provas nos citados módulos não terão as suas filmagens disponíveis para fundamentar” a contestação.

O exame sustenta o processo de revalidação dos diplomas de médicos formados no exterior, feito por algumas universidades públicas. O Revalida
destina-se a brasileiros e estrangeiros que querem exercer a profissão no Brasil.

Fonte: IG Saúde
Comentários do Facebook
publicidade

Saúde

Bebe muito café? É por isso que você pode estar com tanta dor de cabeça

Publicado

em

Runner's

Você já deve ter lido as notícias contraditórias sobre estudos relacionados ao café . Contudo, agora, mais uma pesquisa foi publicada e levantou dúvidas. Será que existe uma relação entre excesso de café e dor de cabeça?

Homem segurando a cabeça com dor após tomar xícara de café arrow-options
shutterstock
O café, quando consumido sem moderação, pode potencializar quadros de enxaqueca e comprometer seu dia

Se você sofre de enxaquecas regulares, sabe como elas podem ser debilitantes e o quanto atrapalham o seu cronograma de treinos. Além disso, provavelmente já tem ideia de tudo que pode desencadear uma crise – geralmente acompanhada de náuseas, vômito e sensibilidade à luz.

Uma das causas mais comuns? Cafeína. O que é um problema, uma vez que corrida e café praticamente andam de mãos dadas.

Mas será que é verdade? Você deve mesmo evitar a substância se não quiser ter dor de cabeça? Ou você pode apostar em um xícara no seu pré-treino sem culpa? Pesquisadores resolveram investigar essa questão.

Leia também: Do café à pimenta, confira os alimentos que pioram a hemorroida

Excesso de café dá dor de cabeça?

Em um novo estudo, publicado no American Journal of Medicine, eles analisaram 98 pessoas que sofriam de enxaqueca crônica. O que significa que elas tiveram de dois a 15 dias de crises por mês durante pelo menos três meses antes do experimento. Cada participante respondeu a perguntas sobre seu histórico médico e a ingestão típica de cafeína . E selecionou uma lista de gatilhos de enxaqueca que eles acreditavam que eram comuns para eles. Como consumo de cafeína, falta de sono ou mudanças no clima.

Em seguida, todos atualizaram um diário por seis semanas. Lá, anotaram quantas doses de cafeína consumiam – nas xícaras de café, de chá, refrigerantes ou bebidas energéticas – quanta atividade física faziam e como eram seus níveis de estresse e horários de sono.

Leia mais:  Mutirão de vacinação contra sarampo acontece no Shopping São Mateus

Os pesquisadores descobriram que aqueles que consumiram três ou mais porções de cafeína em um determinado dia eram 40% mais propensos a ter uma enxaqueca naquele dia ou no dia seguinte. No entanto, consumir de uma a duas porções de cafeína não surtia o mesmo efeito.

Por que excesso de café dá dor de cabeça?

Isso têm a ver com a ligação entre a cafeína e uma substância química nas células cerebrais chamada adenosina. Ela, além de fazer com que você se sinta sonolento, também desempenha um papel na diminuição da sensação de dor, segundo o estudo. A estrutura das moléculas de cafeína é semelhante aos receptores de adenosina que ficam no cérebro. Então elas são capazes de se ligar a eles, bloqueando os efeitos da adenosina.

“A cafeína pode ser benéfica e prejudicial”, disse Elizabeth Mostofsky, co-autora do estudo de Beth Israel Deaconess Medical Center’s Cardiovascular Epidemiology Research Unit, à Runner’s World US. Por exemplo, a pesquisa descobriu que muita cafeína levou a enxaquecas. Mas doses mais baixas da substância são usadas em alguns medicamentos para aliviar a dor de cabeça.

Conclusões

Homem feliz com xícara de café na mão arrow-options
shutterstock
Se você quiser se ver livre das crises de enxaqueca, precisará dar uma moderada no consumo diário de café

Embora os pesquisadores não tenham certeza de como a cafeína pode funcionar tanto como analgésico quanto como desencadeador, eles acreditam que fatores como dose, frequência e hábito contam.

“Para aqueles que normalmente bebiam menos de uma dose de cafeína por dia, duas ou mais porções eram prejudiciais”, explicou. Para aqueles que normalmente bebiam mais de uma dose de cafeína por dia, três ou mais porções eram prejudiciais. Café em excesso dá dor de cabeça sim, segundo o estudo. Por outro lado, a falta dele em quem já consome também pode provocar o incômodo.

Leia mais:  Pela primeira vez, metas para eliminação da Aids estão ameaçadas, diz Unaids

“Além disso, a cafeína pode fazer você urinar mais. O que pode te deixar desidratado. A desidratação, por sua vez, também pode causar dores de cabeça ”, disse Mostofsky.

Leia também: Uso excessivo de analgésicos pode piorar a dor de cabeça, alerta especialista

Então, exagerar na cafeína, ou beber mais do que você está acostumado, pode causar crises de enxaqueca. Mas o mais importante? Tomar café em quantidade moderada – como uma ou duas xícaras de café por dia – não vai gerar nenhum transtorno nesse sentido.

Fonte: IG Saúde
Comentários do Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie
Saúde45 minutos atrás

Bebe muito café? É por isso que você pode estar com tanta dor de cabeça

Você já deve ter lido as notícias contraditórias sobre estudos relacionados ao café . Contudo, agora, mais uma pesquisa foi...

Entretenimento2 horas atrás

“Estou em estado de choque”, diz Marisa Orth no velório de Fernanda Young

arrow-options Divulgação Fernanda Young, Rita Lee e Marisa Orth no programa “Saia Justa” Atriz que trabalhou com Fernanda Young em diversas séries...

Nacional2 horas atrás

Humorista é expulso de ato pró-Bolsonaro no Rio de Janeiro

arrow-options Reprodução/Twitter Marcelo Madureira é escoltado pela Polícia Militar O humorista Marcelo Madureira foi expulso de um ato a favor...

Tecnologia3 horas atrás

Está difícil focar no estudo ou no trabalho? Recurso do Android pode ajudar

O recurso ‘Bem-estar Digital’ ganhou muita atenção desde que foi implementado no Android Pie . Durante o I/O 2019, o...

Mulher3 horas atrás

Como fazer um sexo oral inesquecível – tanto para você, quanto para ele

Confissão: eu amo fazer um bom sexo oral em meu parceiro. Sei que algumas mulheres odeiam fazer e eu entendo....

Mulher3 horas atrás

Casal posta foto com anel, mas detalhe sobre noivo incomoda internautas

Um detalhe bastante particular nessa foto de anúncio de noivado está chamando atenção dos internautas. Para a maior parte deles,...

Mulher3 horas atrás

Sombra tie-dye é a moda do momento no Instagram; veja ideias para se inspirar

Depois que Kylie Jenner causou um “frisson” nas redes sociais com as  unhas tie-dye  , a tendência não para de...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

Mais Lidas da Semana