conecte-se conosco



Política

Matéria sobre IPVA de locadoras tramita em urgência

Publicado

em


.

O Projeto de Lei (PL) 352/2020, de autoria do deputado delegado Lorenzo Pazolini (Republicanos), teve a tramitação em urgência aprovada e, por isso, entra na pauta de votação da próxima sessão ordinária, que será realizada nesta terça (30), às 15h.  A matéria obriga locadoras de veículos a recolher o IPVA no estado onde o carro circula

Confira fotos da sessão desta segunda (29)

Durante a sessão ordinária virtual desta segunda (29), Pazolini explicou que a aprovação do PL vai aumentar a arrecadação. “Se o veículo está circulando no Estado, nada mais justo que o imposto seja pago a ele.  Vale ressaltar ainda que metade do IPVA é destinado aos municípios, ou seja, esse projeto de lei impacta diretamente na arrecadação das prefeituras”. O PL altera a Lei 6.999/2011, que trata do IPVA, e se apoia em uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF). 

O deputado Dary Pagung (PSB), que representa a liderança do governo na Casa, defendeu a tramitação em urgência da matéria. “Muitos automóveis circulam no Espírito Santo, mas o IPVA é pago para outro Estado da federação. Fizemos o pedido de informação ao Detran-ES para saber quantos veículos estão nessa situação atualmente”. 

O PL será analisado pelas Comissões de Justiça, Defesa do Consumidor e Finanças. Como está tramitando em urgência, os colegiados apresentam e votam o parecer durante a sessão ordinária. Após o trabalho das comissões, a matéria será votada por todos os 30 deputados. O regime de urgência é um dispositivo previsto no Regimento Interno da Casa que acelera a processo legislativo de um PL. 

Novos projetos

A partir da leitura em plenário e do despacho da Mesa Diretora, novos projetos de autoria parlamentar começaram a tramitar na Ales. O PL 366/2020, de autoria do deputado Torino Marques (PSL) estabelece que laudos e perícias médicas que atestam o Transtorno do Espectro do Autista (TEA) emitidos por médicos da rede pública ou privada tenham validade indeterminada. 

Na justificativa do projeto, o autor leva em consideração que o transtorno é irreversível e que o laudo é fundamental para que as famílias tenham acesso a benefícios garantidos por lei e, especialmente, voltados para o acompanhamento e o desenvolvimento do paciente. A matéria será analisada pelas Comissões de Justiça, Saúde e Finanças. Vale lembrar que no mês de maio a Ales aprovou uma proposta de autoria do mesmo parlamentar que determinava validade de 5 anos para esses documentos. 

Outra iniciativa é do deputado Dr. Hércules. O PL 368/2020 inclui no calendário oficial do Estado o Dia de Conscientização de Raquitismo Hipofosfatêmico, na data de 23 de junho. O raquitismo hipofosfatêmico é uma grave doença genética que gera falhas no desenvolvimento esquelético do indivíduo. A matéria será analisada pela Comissão de Justiça. 

Para enfrentar a pandemia

Entre os projetos que começaram a tramitar na Casa, quatro deles fazem referência ao enfrentamento da pandemia. Com o PL 367/2020, o deputado Dr. Hércules (MDB) quer determinar que gestores da área da saúde adotem medidas para assegurar a acomodação dos profissionais da área para aqueles trabalhadores que não puderem retornar para as casas para evitar a exposição de parentes ao novo coronavírus. Essa determinação seria apenas durante o estado de calamidade pública em virtude da pandemia em saúde. O PL será analisado pelas Comissões de Justiça, Saúde e Finanças. 

O PL 369/2020, de autoria do deputado Marcos Garcia (PV), institui o Programa de Reforço Escolar com foco nos alunos do ensino médio da rede pública de ensino. O objetivo é oferecer conteúdo acadêmico suplementar por meio de plataformas virtuais para alunos que vão fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para o autor, essa é uma forma de melhorar a qualificação dos alunos que estão prejudicados com a suspensão de aulas por conta da pandemia. O PL será analisado pelas Comissões de Justiça, Educação e Finanças. 

Por meio do PL 370/2020, o deputado Dary Pagung (PSB) quer facultar estabelecimentos comerciais que produzem, preparam ou processam alimentos destinado ao consumo humano a doarem excedente não comercializado. Essa doação seria feita com a colaboração do poder público ou com a intermediação de entidades ligadas à assistência social. A proposta proíbe a doação de alimentos oriundos de sobras ou que já tenham sido serviços para consumo. De acordo com o despacho da presidência, a matéria vai receber parecer das Comissões de Justiça, Assistência Social e Finanças. 

A doação de alimentos desse tipo foi permitida pela Lei de Federal 14.016, aprovada no dia de 23 de junho. Segundo a justificativa de Pagung, o PL tem como objetivo regulamentar a doação no Espírito Santo a partir dessa permissão dada pela legislação federal. Pagung também destaca a situação de muitas famílias brasileiras que passam dificuldades decorrente da pandemia pelo novo coronavírus.

O PL 371/2020 trata da criação de uma Central de Informação sobre pacientes internados na rede estadual de saúde durante a pandemia. O objetivo da matéria, de autoria do deputado Euclerio Sampaio (DEM) é melhorar a comunicação com as famílias dos pacientes. A matéria vai receber parecer das Comissões de Justiça, Cidadania, Saúde e Finanças. 

Nova comissão permanente

O deputado Bruno Lamas (PSB) quer uma nova Comissão Permanente na Ales. Por meio do Projeto de Resolução (PR) 12/2020, Lamas cria a Comissão Permanente de Combate à Violência Doméstica e Familiar no Estado. Vale destacar que os colegiados desse tipo são responsáveis por analisar projetos de leis que tratam sobre sua temática, além de promover debates a respeito do assunto de sua competência. O PR será analisado pela Comissões de Justiça, Segurança e Finanças.

Comentários do Facebook

Política

CPI resgata cavalo à beira da morte em Cariacica

Publicado

em


.

Um cavalo doente abandonado foi resgatado em Cariacica pela Comissão Parlamentar de Inquérito dos Maus-Tratos contra Animais na noite de quarta-feira (8), após o colegiado receber uma denúncia de que o equino tinha sido deixado, para morrer, em um terreno no bairro Flor do Campo. 

Um servidor que atua na CPI, acompanhado de um veterinário que atua em parceria com o colegiado, foram imediatamente ao local e confirmaram a situação de maus-tratos. “O cavalo estava em barranco com dificuldades de ficar em pé porque está muito doente”, relatou o servidor Juarez Lima.

“Nós da CPI não medimos esforços para atuar nas denúncias de maus-tratos. A informação que chegou a nós era que o animal estava próximo a uma cova e poderia ser enterrado vivo, mas o morador Ezequiel Gama não permitiu que isso acontecesse e tentou cuidar do animal até que ele fosse socorrido. Não foi possível localizar o tutor do animal, uma vez que esse é desconhecido pelos moradores locais, mas a CPI vai fazer o que for possível para localizar e responsabilizá-lo”, declarou a presidente da CPI, deputada Janete de Sá (PMN).

Com o apoio da Prefeitura de Cariacica, que disponibilizou um caminhão para transportar o cavalo até uma clínica veterinária especializada, a CPI resgatou o animal, que está em estado grave. Ele está sendo cuidado em um sítio na Grande Vitória e, quando estiver completamente restabelecido de saúde, vai ser colocado para adoção.

Mesmo nesse período de isolamento social por conta da pandemia da Covid-19, a CPI tem atendido a demandas e denúncias pelo e-mail [email protected]

Comentários do Facebook
Continue lendo
Esportes18 minutos atrás

CBF anuncia novo calendário do futebol brasileiro

  . A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou nesta quinta (9) a atualização do calendário das competições administradas pela...

Carros e Motos18 minutos atrás

BMW M8 Gran Coupé Competition 2021 inicia pré-venda no Brasil

Divulgação BMW M8 Gran Coupé Competition: Novidade é a última palavra da engenharia quanto a união de desempenho com luxo...

Policial18 minutos atrás

Força Tática apreende submetralhadora e detém dois jovens em Nova Venécia

. Na tarde desta quarta-feira (08), em Nova Venécia, militares da Força Tática do 2º Batalhão detiveram dois jovens de...

Nacional37 minutos atrás

Inquilino corta dedos de idosa após matá-la e leva ao banco para saque

Homem teria atraído a dona do imóvel, Dionélia Giacometti e o marido com a desculpa de haver um vazamento na...

Internacional41 minutos atrás

Ex-jogador salva criança atirada da janela em incêndio nos EUA. Veja o vídeo:

Ex-atleta agarrou o menino de três anos que foi arremessado do terceiro andar do prédio Phoenix, Estados Unidos – O...

Estadual48 minutos atrás

Parque Estadual de Itaúnas está fechado para visitação e turismo

  . O Parque Estadual de Itaúnas (PEI), localizado no município de Conceição da Barra, está com todos os acessos...

Estadual48 minutos atrás

Seger inicia integração do módulo de compras do Siga ao e-Docs

. Nesta quarta-feira (08), parte das funcionalidades do módulo de compras do Sistema de Gestão Administrativa (Siga) passa a ser...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!