conecte-se conosco



Política

Matéria define cobrança de ex-servidores em débito

Publicado

em


Projeto de Resolução (PR) 34/2019, de autoria da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa (Ales), regulamenta os procedimentos de cobrança administrativa a serem adotados no acerto de contas em caso de desligamento de servidores com débito na Casa. O texto define prazo de 60 dias para que débito seja quitado a partir da da publicação do ato de desligamento do servidor.

A iniciativa tramita em regime de urgência e aguarda parecer dos colegiados de Justiça, Cidadania e Finanças antes de ir para votação.

O procedimento de cobrança administrativa será usado na situação em que servidor público demitido, exonerado ou que tiver a sua aposentadoria ou disponibilidade cassada tiver débito na Casa, e que esse não justificar inserção no débito da dívida ativa.

Na justificativa da proposta, a Mesa observa que “é recorrente na Ales a apuração de saldo negativo na rescisão de seus servidores”. Tal fato deve-se a pagamento antecipado de férias e de parcela de 13º salários, por exemplo. “Em função disso, é necessário que a administração busque o ressarcimento desses valores, nos termos do artigo 73 da Lei Complementar nº 46/1994, por se tratar de verba pública recebida indevidamente pelo ex-servidor”, diz o texto da justificativa.

O PR define que os setores gestores de qualquer ocorrência que gere obrigação financeira para os servidores públicos ficarão responsáveis por notificar a coordenação da Folha de Pagamento, no mesmo dia ou assim que possível, sobre as obrigações não quitadas até o desligamento do servidor.

A medida vale em casos de recebimento indevido de parcelas salariais ou de auxílio-alimentação, irregularidade na prestação de contas e na prestação de contas do suprimento de fundo, ou qualquer outra situação em que se vislumbre a necessidade de ressarcimento ao erário.

A compensação deverá ser feita considerando créditos e débitos e, caso crédito seja insuficiente para quitar o débito do ex-servidor público, a coordenação do setor de Folha de Pagamento deverá informar à  Secretaria de Gestão de Pessoas por meio de processo administrativo observando nome do ex-servidor, valor da dívida e sua procedência.

O ex-servidor será informado por carta detalhada e poderá ainda ser notificado por ligação telefônica ou e-mail. O pagamento deverá ser feito dentro de 60 dias, a partir da publicação do ato demissório, exoneratório ou de cassação de disponibilidade e/ou aposentadoria. A Diretoria de Finanças fará o acompanhamento da quitação do débito.

Em caso de não quitar o débito no prazo estipulado, o ex-servidor terá a situação publicada no Diário do Poder Legislativo e em sua ficha funcional, e será informado sobre sua inscrição no Cadastro Informativo do Estado do Espírito Santo – Cadin/ES. O registro no cadastro impede, por exemplo, que a pessoa tenha acesso a auxílios e contribuições, incentivos fiscais financeiros, além de empréstimos e financiamentos, bem como garantias de qualquer natureza.

Dispensa de cobrança

A aplicação do procedimento poderá ser dispensada se o valor da dívida do ex-servidor for inferior a R$ 44,72, valor do processo de cobrança que envolve gastos com mão de obra e envio da correspondência com aviso de recebimento. Tal valor pode ser atualizado por ato da Mesa.

A proposta de resolução também prevê que, caso o ex-servidor retorne aos quadros públicos com pendência, deverá ser feita a reposição do valor.

 
 

Comentários do Facebook

Política

Globo não irá realizar debate do 1º turno em São Paulo, Rio, BH e Recife

Publicado

em


source
Eleições 2020%3A 117 municípios terão candidato único a prefeito
Agência Brasil

Eleições 2020: 117 municípios terão candidato único a prefeito

A TV Globo informou que não irá exibir debates no primeiro turno entre os candidatos à prefeitura de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Recife. As informações foram dadas pelo UOL .

A assessoria da emissora declarou que não foi possível alcançar o acordo proposto  “para viabilizar os debates de primeiro turno com as condições necessárias de segurança para todos os envolvidos – nossos funcionários e as equipes da campanha eleitoral. As restrições sanitárias provocadas pela pandemia do novo coronavírus, aliadas ao grande número de candidatos em disputa, tornaram insuperáveis os obstáculos existentes”.

O SBT, a Record, a CNN Brasil e a RedeTV! também anunciaram que não irão exibir debates .

Assim, até o momento, não há nenhum debate na TV confirmado para o primeiro turno das eleições , que ocorre no dia 15 de novembro.

Comentários do Facebook
Continue lendo
Policial22 minutos atrás

BPMA apreende pássaros ameaçados de extinção em zona rural de Muniz Freire

Na manhã desta quinta–feira (08), militares da 4ª Companhia do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (4ªCia/BPMA), durante policiamento preventivo na localidade...

Internacional22 minutos atrás

Furacão Delta: moradores abandonam casas no sul dos EUA

Reprodução/Twitter Nationa Hurricane Center Furacão deve atingir os EUA entre hoje (9) e amanhã (10). Com a chegada eminente do...

Internacional22 minutos atrás

Conversível de mais de R$ 160 mil fica destruído após bater em escadaria

Arquivo pessoal Motorista do Shelby Cobra perdeu o controle e bateu em escadaria Dirigindo um Shelby Cobra , carro de...

Entretenimento22 minutos atrás

Morre o ator Cecil Thiré, aos 77 anos

Divulgação/Canal Viva Cecil Thiré viveu Alex, empresário que contrata Duda (Malu Mader), e tenta seduzir a modelo O ator Cecil...

Policial37 minutos atrás

PM recupera veículos roubados em Montanha

Na noite desta quarta-feira (07), policiais militares da 4ª Companhia do 2º Batalhão recuperaram dois veículos com restrição de furto e...

Policial37 minutos atrás

9ª CIA IND divulga os resultados operacionais do mês de setembro de 2020

A 9ª Companhia Independente da Polícia Militar, sediada no município de Marataízes, que possui em sua circunscrição os municípios de...

Economia37 minutos atrás

China diz ter encontrado o novo coronavírus em carne exportada pelo Brasil

Agência Brasil/Arquivo Autoridades chineses dizem ter encontrado resquícios do novo coronavírus em embalagem de carne bovina exportada pelo Brasil Pouco...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!