conecte-se conosco


Cultura

Mateense Maciel de Aguiar é o novo secretário de Cultura de Vila Velha

Publicado

em

O escritor Maciel de Aguiar foi nomeado pelo prefeito Max Filho como secretário municipal de Cultura de Vila Velha.

VILA VELHA (ES) – Jornalista de formação, Maciel de Aguiar possui grande experiência em gestão pública, sobretudo na Cultura, e exerceu os cargos de secretário de Cultura de São Mateus; foi sub-secretário de Cultura de Vitória e do Departamento Estadual de Cultura. No governo do Espírito Santo foi secretário de Estado em duas gestões.

Nas duas passagens pela SECULT, Maciel de Aguiar empreendeu um grande dinamismo na gestão da Cultura – com criatividade e inovação – realizando inúmeras obras e ações que tiveram repercussão no Estado e no país.

Nessas duas passagens pela Secretaria de Estado da Cultura, de 1995 a 2001, Maciel de Aguiar realizou a ópera O Guarani – que se converteu em um dos principais programas das comemorações dos 500 ANOS DO DESCOBRIMENTO DO BRASIL -, além de inúmeros outros eventos de incentivo aos artistas capixabas e para o fortalecimento da economia criativa.

Também implementou outras ações estruturantes para o fortalecimento e a interiorização do apoio do Estado na cultura regional, como o ”Programa de Construção de 14 Teatros”, em várias cidades do interior, em homenagem a vários artistas capixabas, dentre eles o Teatro Rubem Braga, em Cachoeiro de Itapemirim; Teatro Fernando Torres, em Guaçuí, e Teatro Stênio Garcia, em Mimoso do Sul.

Também foi de suas gestões na SECULT a restauração dos sítios históricos Porto de São Mateus, Santa Leopoldina, São Pedro de Itabapoana, Mimoso do Sul e Itapemirim, além das restaurações do Palácio Anchieta e do Teatro Carlos Gomes, realizadas pela Oficina-Escola de Artes e Ofícios que qualificava estudantes e meninos de rua para a reconstrução do Patrimônio Histórico.

O projeto Oficina-Escola de Artes e Ofícios teve repercussão nacional e internacional, sendo implantado em várias cidades brasileiras e recebeu o Prêmio da ONU, em Nova Iorque, de ”melhor solução para a restauração das cidades históricas”.

Maciel de Aguiar, possui dois museus em São Mateus – Museu Imperial e ÁfricaBrasil Museu Intercontinental. Este último possui o maior acervo de arte africana da América do Sul.

Maciel de Aguiar também é um escritor pioneiro no registro da história dos negros que enfrentaram a escravidão e autor da série História dos Quilombolas – 40 livros, com base na oralidade, quando realizou dezenas de pesquisas de campo, na década de 1960, entrevistando vários ex-escravos que combateram o sistema escravocrata e foram ”esquecidos” pela História Oficial.

Maciel de Aguiar é, ainda, o escritor capixaba com o maior número de livros de liratura publicados, autor de 141 livros, dentre eles PELÉ THE KING OF FOOTBALL e NIEMEYER O GÊNIO DA ARQUITETURA, vendidos em vários países e traduzidos para oito idiomas.

Comentários do Facebook
Leia mais:  Diretora do Roberto Silvares tem planos para dinamizar o Hospital
publicidade

Cultura

Vitória recebe o mercado nacional da música no Formemus 2019

Publicado

em

As inscrições para os músicos que queiram apresentar seu trabalho no showcase instrumental seguem até 18 de março. O evento acontece nos dias 30 e 31 de maio, no centro de Vitória, e também contará com palestras, mostra fotográfica e de videoclipes, painéis, entre outras programações

Uma conferência musical para abordar temas relevantes do mercado e as constantes transformações do cenário musical no Espírito Santo, no Brasil e no mundo. Esse é o objetivo do Formemus 2019, que está em sua 2ª edição e acontece entre nos dias 30 e 31 de maio, no Palácio Sônia Cabral, no centro de Vitória. O evento vai contar com painéis, exposição fotográfica, mostra de videoclipes, palestras, ambientes de negócios e os esperados showcases no qual músicos do Brasil inteiro apresentam seu trabalho após passar pela fase de inscrição e acirrada seleção.

As inscrições para o Showcase Instrumental da 2ª edição do Formemus já estão abertas e seguem até o dia 18 de março. É uma oportunidade dos músicos apresentarem seu trabalho para um público seleto do ramo musical além de formadores de opinião. Serão selecionadas até quatro apresentações instrumentais de qualquer formato ou estilo, desde que autorais, para se apresentarem nos dois dias do evento.

Os nomes selecionados serão divulgados no dia 28 de março de 2019. A seleção será realizada pela curadoria do evento e os critérios serão baseados na originalidade, performance, qualidade musical e interpretação, bem como na organização do material enviado. Podem participar músicos e bandas de todo território nacional. Para mais informações sobre o regulamento de participação e inscrições é só acessar o link https://groovelist.co/formemusinstrumental.

O Formemus reúne não só músicos como produtores, jornalistas, professores, estudantes, radialistas, empresários da música, do audiovisual, de games, de entretenimento e interessados em geral no mercado musical nacional.

O Formemus Instrumental tem o Patrocínio da Arcelor Mittal e do Ministério da Cidadania. A realização é da MM Projetos Culturais, comandada por Simone Marçal e Daniel Morelo.

“É a oportunidade de um grande encontro dos nossos músicos, grupos e artistas com o mercado, festivais e stakeholders da indústria musical local, nacional e mundial. Atualizações de tecnologias, serviços e oportunidades do mercado da música e, principalmente, conhecimento, contatos e inspiração para todos os envolvidos”, conta Daniel Morelo.

Mais informações: www.formemus.com.br

Comentários do Facebook
Leia mais:  Empresas promovem fim de ano solidário
Continue lendo
Entretenimento1 hora atrás

Modelo brasileira Barbara Fialho vai se casar com filho de Bob Marley

A modelo mineira Barbara Fialho, dona de um corpo condizente com o nome e há sete anos consecutivos figura cativa...

Nacional1 hora atrás

Agressores de mulheres não poderão tirar carteira de advogado, diz OAB

Caberá aos conselhos seccionais avaliarem cada caso e determinar se o candidato tem a idoneidade moral necessária para advogar SÃO...

Educação2 horas atrás

Decreto de Bolsonaro corta 13,7 mil cargos em universidades públicas

Funções eliminadas eram concedidas a professores e coordenadores; entidades criticam corte BERNARDO CARAM – BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) – O decreto...

Nacional2 horas atrás

Acidente envolvendo quatro veículos deixa um morto e um ferido na BR 116

Acidente ocorreu na BR-116. Rodovia precisou ser parcialmente interditada, por conta da batida. Um grave acidente envolvendo dois carros e...

Direto de Brasília2 horas atrás

Governo chileno sugere que mulheres usem “vestido curto” em almoço com Bolsonaro

Reprodução/Twitter/Maite Orsini Pascal Deputada do partido de oposição se indigna com recomendação do governo chileno para que mulheres usem “vestido...

Política2 horas atrás

Kajuru chama Gilmar de “canalha” e o acusa de vender sentenças no STF

Agência Senado Senador Jorge Kajuru bateu de frente com o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal: ‘bandido e canalha’...

Educação2 horas atrás

Inep libera correção da redação do Enem 2018

shutterstock Tema da redação do Enem 2018 foi Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet Os...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

Mais Lidas da Semana