Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!
conecte-se conosco


Cultura

Mateense Maciel de Aguiar é o novo secretário de Cultura de Vila Velha

Publicado

em

O escritor Maciel de Aguiar foi nomeado pelo prefeito Max Filho como secretário municipal de Cultura de Vila Velha.

VILA VELHA (ES) – Jornalista de formação, Maciel de Aguiar possui grande experiência em gestão pública, sobretudo na Cultura, e exerceu os cargos de secretário de Cultura de São Mateus; foi sub-secretário de Cultura de Vitória e do Departamento Estadual de Cultura. No governo do Espírito Santo foi secretário de Estado em duas gestões.

Nas duas passagens pela SECULT, Maciel de Aguiar empreendeu um grande dinamismo na gestão da Cultura – com criatividade e inovação – realizando inúmeras obras e ações que tiveram repercussão no Estado e no país.

Nessas duas passagens pela Secretaria de Estado da Cultura, de 1995 a 2001, Maciel de Aguiar realizou a ópera O Guarani – que se converteu em um dos principais programas das comemorações dos 500 ANOS DO DESCOBRIMENTO DO BRASIL -, além de inúmeros outros eventos de incentivo aos artistas capixabas e para o fortalecimento da economia criativa.

Também implementou outras ações estruturantes para o fortalecimento e a interiorização do apoio do Estado na cultura regional, como o ”Programa de Construção de 14 Teatros”, em várias cidades do interior, em homenagem a vários artistas capixabas, dentre eles o Teatro Rubem Braga, em Cachoeiro de Itapemirim; Teatro Fernando Torres, em Guaçuí, e Teatro Stênio Garcia, em Mimoso do Sul.

Também foi de suas gestões na SECULT a restauração dos sítios históricos Porto de São Mateus, Santa Leopoldina, São Pedro de Itabapoana, Mimoso do Sul e Itapemirim, além das restaurações do Palácio Anchieta e do Teatro Carlos Gomes, realizadas pela Oficina-Escola de Artes e Ofícios que qualificava estudantes e meninos de rua para a reconstrução do Patrimônio Histórico.

O projeto Oficina-Escola de Artes e Ofícios teve repercussão nacional e internacional, sendo implantado em várias cidades brasileiras e recebeu o Prêmio da ONU, em Nova Iorque, de ”melhor solução para a restauração das cidades históricas”.

Maciel de Aguiar, possui dois museus em São Mateus – Museu Imperial e ÁfricaBrasil Museu Intercontinental. Este último possui o maior acervo de arte africana da América do Sul.

Maciel de Aguiar também é um escritor pioneiro no registro da história dos negros que enfrentaram a escravidão e autor da série História dos Quilombolas – 40 livros, com base na oralidade, quando realizou dezenas de pesquisas de campo, na década de 1960, entrevistando vários ex-escravos que combateram o sistema escravocrata e foram ”esquecidos” pela História Oficial.

Maciel de Aguiar é, ainda, o escritor capixaba com o maior número de livros de liratura publicados, autor de 141 livros, dentre eles PELÉ THE KING OF FOOTBALL e NIEMEYER O GÊNIO DA ARQUITETURA, vendidos em vários países e traduzidos para oito idiomas.

Leia mais:  Reforma no setor elétrico pode aumentar a conta de luz em até 7%
publicidade
1 comentário

1 comentário

  1. jonas da conceição

    5 de novembro de 2018 a 01:21

    Maciel de Aguiar e um vulto na História do ES , com certeza o secretário que mais produziu para a cultura do Estado ,é do mundo .

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cultura

Araçá promove agenda cultural em São Mateus

Publicado

em

O Centro Cultural Araçá promove em novembro dois eventos culturais voltados para as tradições artísticas e tradicionais da cidade.

SÃO MATEUS (ES) – Em 21 de novembro será realizado em parceria com a Academia Mateense de Letras – AMALETRAS o Sarau Lítero Musical – Herinea vive em nossa lembrança. Uma homenagem a escritora, professora, historiadora, poetisa Herinea Lima Oliveira. Convidados e público presentes se concentrarão a partir das 18h na Praça do Mirante, um cortejo poético segue pelas principais ruas do centro da cidade chegando às 19h no Salão São Benedito para apresentação de performances poéticas, teatrais, musicais, pelos educandos do Araçá. Estará uma exposição sobre a homenageada no mesmo local do evento. Também será lançado no mesmo ambiente o livro ‘Herinea, parte de sua vida e de sua obra’.

Já para 28 de novembro em comemoração o Dia da Consciência Negra, o Centro Cultural Araçá realizará a Mostra Cultural “Raízes”, propondo um resgate às origens afrodescendentes. As atividades estão programadas para acontecer no Sítio Histórico Porto de São Mateus, a partir de 8h matutino e 14h vespertino, com apresentações de danças, capoeira, teatro e o lançamento do livro: “Em Nome do Pai”, da escritora Jussara Rocha, de cidade Pernambuco.

Jussara Rocha Kouryh é jornalísta e escritora, com mais de 40 livros publicados, entre literatura infantil, infanto – juvenil, romances, poesias, cordéis, história de municípios pernambucanos, do Brasil afro – indígena e outros para formação cidadã de jovens e adolescentes. Doutoranda e Mestre em Ciências da Religião pela Universidade Católica de Pernambuco. Exerceu o cargo de Presidente da Fundação Casa da Cultura Hermilo Borba Filho, em Palmares – PE, no período de 1987 a 1989 e Secretária de Cultura, Turismo e Esportes, em Palmares – PE, no ano de 1989. Membro da Academia Palmarense de Letras desde 2015.

SARAU DAS LETRAS

PROGRAMAÇÃO:

– 18h – Cortejo Poético iniciando na Praça do Mirante.

– Em todo o percurso os educandos do Araçá, acadêmicos e professores do curso de Pedagogia, da Faculdade Vale do Cricaré (FVC), acadêmicos da AMALETRAS, artistas, escritores e demais convidados recitarão poesias e músicas.

– 19h – No Salão São Benedito.

– Palavras de Abertura pela presidente da AMALETRAS e representantes do Centro Cultural Araçá.

– Performance Poética apresentada pelos educandos do Araçá “Herinea vive em nossa lembrança”.

– Premiação dos ganhadores do Concurso ano literário Herinea Lima Oliveira – Poesia de São Mateus.

– Outorga da Comenda Herinea Lima Oliveira.

– Outorga do título de Acadêmicos “pos mortem” a poetisa de São Mateus, Elza Cunha Pires e ao cantor e compositor da cidade, o mateense, Joel Guilherme.

– Outorga do titulo de Patrona da Academia Mateense de Letras – AMALETRAS – in memoriam, a Herinea Lima Oliveira. Ela ocupou a Cadeira nº 4 que tem como Patrona, Elza Cunha Pires.

– Lançamento do livro “Herinea, parte de sua vida e de sua obra” parceria Araçá – Amaletras.

 

Leia mais:  São Mateus estreia diante da torcida

RAÍZES MOSTRA CULTURAL

PROGRAMAÇÃO:

– 8h às 10h – Roda de Capoeira, Reis de boi, danças tradicionais e danças contemporâneas.

– 14h às 16h – Apresentação do espetáculo musical, poético e teatral, roda de capoeira, maculêlê, puxada de rede, samba de roda e dança afro.

– Lançamento do livro “Em Nome Do Pai”.

Continue lendo
Nacional37 minutos atrás

Premiê britânica defende Brexit no Parlamento e vê onda de renúncias em gabinete

Reprodução/UK Prime Minister Thereza May durante leitura do novo texto do Brexit no Parlamento do Reino Unido A primeira-ministra britânica,...

Direto de Brasília1 hora atrás

Premiê britânica defende Brexit no Parlamento e vê onda de renúncias em gabinete

Reprodução/UK Prime Minister Thereza May durante leitura do novo texto do Brexit no Parlamento do Reino Unido  No dia em...

Entretenimento1 hora atrás

Cris Vianna relembra foto de biquíni em dia de #TBT: “Adoro sol”

A atriz Cris Vianna relembrou com seus milhares de seguidores no Instagram um clique pra lá de sensual usando um...

Esportes2 horas atrás

Polícia do Paraná prende o sétimo suspeito da morte do jogador Daniel

Site oficial Daniel foi encontrado morto em matagal do Paraná. Ele estava emprestado pelo São Paulo ao São Bento A...

Internacional2 horas atrás

Calcinha fio dental é aceita como prova de que vítima de estupro desejava sexo

Divulgação Deputada Ruth Coppinger levou fio-dental para o Parlamento irlandês para protestar contra a absolvição O desfecho de um julgamento...

Entretenimento2 horas atrás

Após silêncio, filhas saem em defesa de Silvio Santos e atacam Claudia Leitte

Enquando diversas celebridades femininas apoiam a cantora Claudia Leitte após a polêmica com o apresentador Silvio Santos no último sábado...

Entretenimento2 horas atrás

Marco Ricca e Andréa Beltrão se aventuram no cinema argentino

Marco Ricca conhece de perto as dificuldades do cinema nacional. Em 2009 ele lançou “Cabeça a Prêmio”, sua estreia na...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

Mais Lidas da Semana