Connect with us

São Mateus

Marcopolo revela plano de triplicar fábrica de São Mateus em 10 anos

Published

on

Reprodução: Internet

Com projeção de produzir 4.000 ônibus neste ano de 2022, a Marcopolo São Mateus já planeja triplicar o tamanho da planta industrial instalada no Município. A informação foi dada ao presidente da Câmara Municipal, Paulo Fundão, e aos demais vereadores mateenses, que visitaram a fábrica instalada no Km 56 da BR-101, no entorno do Bairro Litorâneo, nesta quinta-feira, 23.

Acompanhados de assessores, os parlamentares foram recebidos por gerentes, coordenadores e engenheiros de diferentes áreas, liderados pelo gerente geral da unidade industrial, Cristiano Jackson Manica.

LEIA MAIS: Porto da Petrocity lidera votação como melhor projeto privado no Brasil

Na visita guiada à linha de produção, era inegável a admiração demonstrada pelos vereadores ao observar o tamanho da estrutura montada em São Mateus, e em constante evolução, e o orgulho dos dirigentes da Marcopolo em mostrar os avanços da fábrica mateense, já considerada a maior e mais moderna da multinacional brasileira que tem sede em Caxias do Sul (RS) e está presente nos cinco continentes.

Com obras iniciadas em 2013, a Marcopolo já investiu mais de R$ 310 milhões na fábrica de São Mateus. A operação teve início em novembro de 2014, e só vem crescendo. Já são 1.650 funcionários próprios trabalhando na planta industrial, e ainda 300 trabalhadores terceirizados. Para transportar esse pessoal, a empresa montou uma operação com 33 linhas exclusivas de ônibus.

LEIA MAIS: Vereador requer hospital veterinário público para São Mateus

A fábrica atualmente dispõe de 120.000 metros quadrados de área construída, num terreno de 870.000 m², que possibilita melhor organização da linha de produção e naturalmente ampliações sempre que necessárias. No momento, a fábrica mateense já inclusive produz modelos de carroceria com mais de 90% de peças oriundas da própria unidade.

Mesmo assim, avançando para a autossuficiência em diferentes áreas, a Marcopolo possui cadastrados 315 fornecedores instalados em São Mateus e mais 281 em outros municípios capixabas, totalizando 596 no Estado do Espírito Santo, conforme relata a própria indústria.

Vereadores de São Mateus em visita a fábrica da Marcopolo. Foto: Câmara de São Mateus

PRODUÇÃO CRESCENTE
A projeção é de chegar ao fim do ano com uma produção diária de 22 ônibus nos modelos leve, urbano e rural. Atualmente, já saem da linha de produção diariamente 19 coletivos. Com esse incremento imediato, devem ser criados mais 500 empregos diretos, com investimento adicional de R$ 20 milhões.

Os avanços na produção da Marcopolo em São Mateus projetaram um otimismo especial nos vereadores durante a visita guiada. E não é para menos, com base nos dados fornecidos e na excelência da linha de produção. Em 2019, a empresa entregou 805 ônibus. No ano seguinte, já com a pandemia, esses números mais que dobraram, passando a produção para 1.872. Em 2021, foram produzidos mais 2.047 coletivos. Este ano, a empresa atingiu e comemorou a marca de 7.000 ônibus fabricados em São Mateus.

LEIA MAIS: São Mateus terá fábrica de contêineres para atender porto e nova ferrovia

Nos planos de expansão, a empresa projeta novos pavilhões, e inclusive produção de veículos elétricos, além de micro-ônibus e ônibus rodoviário a diesel. Em uma década, a intenção é ocupar 50% da área total em que está sediada a planta industrial.

Em prazo bem menor, revela a gerência, está prevista a criação da Casa Marcopolo, no centro de São Mateus, com estrutura que contemple o fomento a capacitação da mão de obra local.

O gerente Cristiano Manica explica que a fábrica da Marcopolo não vende ônibus diretamente ao cliente. Para tanto, é preciso recorrer a representantes em Vitória e Vila Velha. Dos vereadores, ouviram a sugestão de favorecer a instalação de uma revenda também em São Mateus.

Além do presidente Paulo Fundão, participaram também da visita à fábrica da Marcopolo os vereadores Kacio Mendes (vice-presidente), Ciety Cerqueira (primeira-secretária), Delermano Suim (segundo-secretário), Cristiano Balanga (líder do Prefeito), Preta do Nascimento, Adeci de Sena, Carlinho Simião, Lailson da Aroeira, Gilton Gomes e Isael Aguilar.

A visita à fábrica da Marcopolo faz parte de uma estratégia do presidente Paulo Fundão, com apoio de todos os vereadores, de estimular uma agenda positiva que favoreça o desenvolvimento sustentável em São Mateus, com geração de empregos e renda, especialmente para a população mais jovem.

Curtiu? Siga o FA NOTÍCIAS no Twitter e  Instagram.
Fique bem informado, faça parte do nosso grupo no WhatsApp e Telegram.

 

Comente Abaixo
Política4 segundos ago

Sanders pede que EUA rompam com o Brasil se eleição for desrespeitada

Reprodução/Twitter O senador americano Bernie Sanders Bernie Sanders, senador democrata pelo estado de Vermont, anunciou na quinta-feira que apresentará uma...

Tecnologia5 minutos ago

Samsung diz que dobráveis devem ser novo padrão da indústria até 2025

Reprodução/Samsung – 10.08.2022 Galaxy Z Fold 4 foi lançado nesta semana A Samsung está apostando muitas fichas em seus celulares...

Regional6 minutos ago

Torneio de Xadrez na Escola Deuszuita de Pedro Canário

O trabalho pedagógico da professora de Matemática Dagmar ganhou espaço na agenda escolar PEDRO CANÁRIO – Um universo de possibilidades...

Política30 minutos ago

Filho de Bolsonaro o chama de “bastião da democracia”

Paulo Sérgio/Câmara dos Deputados 30.05.2022 O deputado federal Eduardo Bolsonaro Nesta sexta-feira (12), Eduardo Bolsonaro (PL) usou seu perfil no...

Carros e Motos30 minutos ago

Financiamento de veículos leves e pesados tem leve alta em julho

Divulgação Financiamento de veículos leves e pesados registrou oscilação positiva de 0,8%, em relação ao mês anterior De acordo com...

Mulher60 minutos ago

Laura Keller mostra como recuperou forma física pós-gravidez

Instagram/Reprodução A atriz Laura Keller A atriz Laura Keller mostrou nas redes sociais o antes e depois pelo qual o...

Polícia Federal60 minutos ago

PF prende homem em flagrante por posse e compartilhamento de imagens contendo exploração sexual de crianças e adolescentes

Curitiba/PR. A Polícia Federal cumpriu na manhã de sexta-feira (12/8) dois mandados de busca e apreensão expedidos em inquéritos que...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana