conecte-se conosco


Estadual

Marcha pela Reforma Agrária reúne 150 pessoas no Norte do Estado

Publicado

em

Famílias do Acampamento Neblina participam de audiência em Conceição da Barra

CONCEIÇÃO DA BARRA (ES) – Na luta pelo direito constitucional à Reforma Agrária, 150 pessoas marcham, há dois dias, até a sede de Conceição da Barra, região Norte do Estado, para participar de uma audiência de conciliação com a empresa Agropecuária Aliança (Apal) e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

A audiência judicial está marcada para o meio-dia desta quarta-feira (1), na comarca do município, referente ao processo nº 0001822-24.2016.8.08.0015.

Os marchantes são moradores do Acampamento Fidel Castro, na Fazenda Itaúnas, às margens do Rio Preto, que ocupam, há quase dois anos, a área de canaviais abandonados da Apal.

No trajeto, as famílias receberam apoio das comunidades quilombolas do Sapê do Norte, como Paraíso e São Domingos, onde pernoitaram e se fortaleceram na luta comum pela terra.

No Norte do Estado, os latifúndios com monoculturas de eucalipto, cana-de-açúcar e pasto expulsaram quilombolas de seu território tradicional, e os pouco que resistiram ou voltaram, por meio das Retomadas, sobrevivem como oásis em meio ao deserto verde.

As monoculturas também são obstáculos à implementação do direito constitucional da Reforma Agrária, forçando centenas de famílias a viverem em acampamentos improvisados, em beiras de estrada e debaixo de lonas.

Segundo dados obtidos pelo Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Sem Terra (MST) junto ao Incra, apenas 3% dos 923 imóveis rurais do município são responsáveis por 54% das áreas agricultáveis.

A fazenda Itaúnas foi ocupada em 27 de outubro de 2016, por iniciativa dos ex-empregados da Destilaria Itaúnas S/A (Disa). Após a falência da Disa, a empresa abandonou os trabalhadores, sem conhecer os devidos direitos trabalhistas. Solicitado a apoiar a causa, o MST imediatamente se somou à luta.

Leia mais:  Tragédia em Linhares: Familiares de irmãos mortos protestam durante 4ª audiência do caso

Durante sete meses, foram cultivados mais de 50 hectares de plantios agroecológicos, com grande diversidade de hortaliças e verduras. Em 11 de julho de 2017, um despejo violento destruiu lavouras e barracos construídos pelas famílias, que retornaram ao local em cinco de fevereiro de 2018.

A partir dessa data, um novo pedido de reintegração de posse está tramitando, com seguidas prorrogações de prazos para desocupação. O último prazo venceu nesta terça-feira (31), sendo protelado por mais trinta dias.

Na audiência de conciliação desta quarta (1), o Incra espera que a Apal aceite um acordo e permita a vistoria da Fazenda Itaúnas ou de outra, equivalente, aproveitando o edital para compra e venda de terras com destino à Reforma Agrária, publicado pelo Instituto no último dia 25 de junho.

“Por estar ocupada, a Fazenda Itaúnas não pode ser desapropriada, salvo acordo judicial. Então, a princípio, temos a expectativa de que os proprietários ofertem esse ou outro imóvel para venda”, diz o superintendente estadual do Incra-ES, José Alves Rodrigues Filho.


(*Com informações do Século diário)

Comentários do Facebook
publicidade

Estadual

Pai é investigado por compartilhar fotos íntimas da amiga da filha

Publicado

em

VITÓRIA (ES) – Um empresário capixaba de 38 anos foi indiciado após divulgar fotos íntimas de uma menor de idade na internet. As imagens estavam no celular da filha, que seria amiga da vítima.

De acordo com o delegado titular da Delegacia de Repressão aos Crimes Eletrônicos (DRCE), Brenno Andrade, o sujeito alegou ter cometido o crime para punir a amiga e a própria filha, que não aparece nas fotos.

O registro mostra uma menina de 18 anos, uma outra de 16 anos e um rapaz de 21 anos em um motel. Uma das jovens teria enviado a imagem para o celular da filha do empresário.

Segundo o delegado, ele ficou sabendo da existência da foto após assistir a um testemunho religioso da filha postado em uma rede social.

“Ele pediu o telefone da filha para verificar se havia algo de errado e acabou vendo a foto que ela recebeu da amiga que estava no motel. Em função disso, ele pegou essa foto e divulgou através do celular da própria filha para outros grupos”, descreveu o delegado.

A polícia chegou ao conhecimento do caso quando o pai de uma das meninas que estavam no motel foi à delegacia denunciar o ocorrido. A princípio ele acusou o rapaz que também estava no motel de ter exposto as fotos. Durante as investigações, porém, a polícia descobriu o verdadeiro responsável.

O empresário foi indiciado pela divulgação das fotos íntimas e responderá ao processo em liberdade. Caso condenado, pode pegar até 6 anos de prisão.


(*PC/ES)

Comentários do Facebook
Leia mais:  Polícia Ambiental apreende rede e pescado em operação
Continue lendo

Votação

O eleitor mateense tem até 07 de março de 2019, a chance de indicar espontaneamente, o que pode ser no futuro o PREFEITO do Município. Escolha entre esses candidatos apresentados:

Direto de Brasília8 minutos atrás

Crocodilo gigante já matou 300 pessoas e é conhecido como “demônio” na África

Reprodução Crocodilo Gustave é tão temido pelo povo do Burundi que a mitologia local o aponta como um “demônio” Um...

Esportes2 horas atrás

Bra-Pel: a centenária rivalidade entre Pelotas e Brasil de Pelotas

O clássico Bra-Pel, entre o Brasil e o EC Pelotas, tem mais de cem anos de história e foi considerado...

Mulher2 horas atrás

Quando devo lavar a toalha de banho? E como cuidar para a peça não ressecar?

Em um fórum de discussão no site Mumsnet , uma mulher, que não foi identificada, declarou que gosta de lavar...

Mulher2 horas atrás

Blocos de carnaval para crianças: veja a programação de São Paulo para 2019

Os blocos de carnaval de São Paulo são um sucesso e estão atraindo cada vez mais turistas para a capital...

Mulher2 horas atrás

5 produtos para bebês que você também pode usar na sua rotina de beleza

Que adulto nunca usou produtos para bebês, não é mesmo? Por terem a pele mais sensível, os especialistas não indicam...

Entretenimento3 horas atrás

Princesa do pop, plebeia latina e Glenn Close na briga por Atriz no Oscar 2019

A categoria de Atriz principal é a que reúne as melhores atuações entre todas aquelas destacadas no Oscar 2019. Com...

Entretenimento3 horas atrás

Disputa por Ator no Oscar tem favorito contestado e expectativa por Cooper

Contra todos os prognósticos e com uma considerável torcida contra, o americano Rami Malek chega ao Oscar, que será realizado...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

Mais Lidas da Semana