conecte-se conosco



Agricultura

Mapa promove ações na Semana Mundial de Conscientização do Uso Racional de Antibióticos 2018

Publicado

em

A resistência aos antimicrobianos no ser humano, agravada pelo uso incorreto e indiscriminado desses produtos, poderá causar 10 milhões de mortes até 2050, com gastos de US$ 100 trilhões, conforme projeções do governo britânico, se nada for feito para enfrentar o problema. Por isto, a Organização Mundial de Saúde (OMS) e a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) promovem, de 12 a 18 de novembro, a Semana Mundial de Conscientização do Uso Racional de Antibióticos 2018. As ações do Brasil foram discutidas nessa segunda-feira (12), em evento organizado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), envolvendo representantes do Ministério da Saúde (MS), Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) e Aliança para o Uso Responsável de Antimicrobianos.

Durante esta semana, o Mapa publicará informes da OIE alertando sobre a resistência aos antimicrobianos e o uso prudente e responsável de antibióticos. O slogan da OIE neste ano é “Precisamos de você – use antimicrobianos com cuidado”. As principais recomendações da OIE em relação aos antimicrobianos são: fortalecer a supervisão do uso por médicos veterinários; prover regulamentação e governança efetivas; promover o uso responsável e prudente; elaborar recomendações para o uso de antimicrobianos criticamente importantes; realizar avaliação de risco para o uso de antimicrobianos como promotores de crescimento e reduzir o uso não terapêutico.

Em maio de 2018, o Ministério publicou o Plano de Ação Nacional para Prevenção e Controle da Resistência aos Antimicrobianos no âmbito da Agropecuária, o PAN-BR AGRO, com duração inicial de cinco anos, com diversas atividades previstas para estimular o uso racional de antibióticos em animais. Segundo a coordenadora de Programas Especiais do Departamento de Fiscalização de Insumos Pecuários (DFIP), Suzana Bresslau, “o Mapa buscará estratégias para reverter o quadro da resistência antimicrobiana. Os objetivos do Plano são melhorar a conscientização e a compreensão a respeito da resistência aos antimicrobianos; fortalecer os conhecimentos e a base científica por meio da vigilância e pesquisa; reduzir a incidência de infecções com medidas eficazes de higiene e prevenção de infecções; otimizar o uso de antimicrobianos e preparar argumentos econômicos voltados ao investimento sustentável.

A chefe de Divisão de Bem-estar Animal e Equideocultura da Coordenação de Boas Práticas e Bem-estar Animal, Lizie Buss, explicou que “manter os animais saudáveis é responsabilidade de todos os produtores rurais e tutores de animais de estimação, portanto é necessário adotar boas práticas para elevar o grau de bem-estar dos animais, minimizando o uso de medicamentos em geral, especialmente os antibióticos”. “Os médicos veterinários e indústrias farmacêuticas devem recomendar os produtos corretos, somente quando necessário, orientando claramente sobre o tempo de tratamento, a dosagem e via de administração dos produtos. Os comerciantes, por sua vez, devem vender antibióticos apenas mediante apresentação de receita do médico veterinário, orientando os clientes quanto aos cuidados com armazenagem e descarte destes medicamentos”, completa Lizie Buss.

Mais informações à Imprensa
Coordenação Geral de Comunicação Social
Janete Pires
[email protected]

Comentários do Facebook

Agricultura

Estados Unidos reabrem mercado para carne in natura do Brasil

Publicado

em

O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) e o Serviço de Inspeção e Inocuidade Alimentar (FSIS) informaram nesta sexta-feira (21) ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) a abertura de mercado para carne bovina in natura do Brasil para os Estados Unidos a partir de hoje.

“Hoje recebemos com muita satisfação uma notícia esperada há muito tempo: a reabertura do mercado de carne bovina in natura do Brasil para os Estados Unidos. Uma notícia que esperávamos com ansiedade há algum tempo e que hoje eu tive a felicidade de receber. É uma ótima notícia, porque isso traz o reconhecimento da qualidade da carne brasileira por um mercado tão importante como o americano”, disse a ministra Tereza Cristina. 

O Brasil poderá começar a enviar produtos de carne bovina in natura derivados de animais abatidos a partir de hoje. No comunicado encaminhado ao Mapa, o FSIS disse que o Brasil corrigiu os problemas sistêmicos que levaram à suspensão e está restabelecendo a elegibilidade das exportações de carne bovina in natura para os Estados Unidos a partir de hoje. Além disso, o FSIS encerrará os casos pendentes de violação de pontos de entrada associado à suspensão de 2017.

Antes da primeira remessa, o Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal do Mapa (Dipoa) deve enviar uma lista atualizada de estabelecimentos elegíveis certificados. 

As compras de cortes bovinos do Brasil foram suspensas pelos Estados Unidos em 2017, devido às reações (abcessos) provocadas no rebanho, pela vacina contra a febre aftosa.

Desde o início do ano passado, a ministra tem feito diversas reuniões com o secretário de Agricultura dos Estados Unidos, Sonny Perdue, para tratar do assunto. Em junho de 2019, uma missão veterinária dos Estados Unidos esteve no Brasil para inspecionar frigoríficos de bovinos e suínos. A missão retornou em janeiro deste ano. 

Informações à Imprensa
[email protected]

Comentários do Facebook
Continue lendo
Carros e Motos3 horas atrás

Falta de baterias faz Audi interromper produção de veículos elétricos

arrow-options Divulgação O E-tron será o primeiro veículo SUV da Audi à base de eletricidade Com o objetivo de resolver...

Entretenimento4 horas atrás

Gabigol e Bruna Griphao saem novamente juntos de camarote

Na madrugada desta segunda-feira (24)de Carnaval, Gabigol deixou o camarote com seus seguranças seguido por Bruna Griphao . Os dois...

Política4 horas atrás

Bolsonaro passeia de moto pelo Guarujá, em São Paulo

O presidente Jair Bolsonaro, que passa o feriado de carnaval no Guarujá, litoral paulista, andou pelas ruas da cidade pilotando...

Tecnologia5 horas atrás

Saiba como encontrar qualquer filtro no Instagram

Alguma vez você já se perguntou como achar filtros específicos no Instagram? O portal The Next Web separou algumas alternativas...

Esportes5 horas atrás

Federação pede jogos com portões fechados por causa de Coronavírus

O presidente da Federação de Futebol de Itália, Gabriele Gravina, afirmou nesta segunda-feira (24) que fez um pedido formal ao Ministério do...

Tecnologia6 horas atrás

Microsoft registra patente de smartphone dobrável

Em 2019, a Microsoft decidiu entrar no mundo dos dispositivos dobráveis, com a revelação do Surface Neo e o Surface...

Tecnologia6 horas atrás

Apple deve lançar fones de ouvido “grandão” por US$ 399

Recentemente, rumores apontavam que a Apple estava prestes a lançar um fone de ouvido “diferente”. Ao que tudo indica, o produto é...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana