conecte-se conosco



Estadual

Manifestações culturais de Cariacica são reconhecidas como Patrimônio Imaterial

Publicado

em


.

O Carnaval de Congo de Máscaras e seu personagem João Bananeira foram reconhecidos como Patrimônio Imaterial do município de Cariacica. O reconhecimento está registrado em decreto, publicado no início deste mês e representa a conquista para a cultura local. O registro é um instrumento legal de preservação, reconhecimento e valorização do patrimônio imaterial do Brasil, composto por bens que contribuíram para a formação da sociedade brasileira. O município de Cariacica faz parte da Região Turística Metropolitana.  

O reconhecimento da festa, que reúne a cada ano muitos moradores e visitantes, fica preservado em suas características, não admitindo adaptações e tendo os grupos e bandas de congo de Cariacica como os protagonistas e responsáveis pelo evento.

“A iniciativa preserva a história e origem da festa e do personagem, garantindo que a sua origem seja respeitada e todas as características sejam mantidas e ainda mais valorizadas”, comenta o secretário de Estado de Turismo, Dorval Uliana.

A secretária de Cultura de Cariacica, Renata Weixter, destaca as peculiaridades da manifestação. “Nossa equipe técnica, ao fazer todo o levantamento e pesquisa, identificou pontos únicos do congo feito em Cariacica, diferente de outros locais do Espírito Santo: por exemplo, aqui temos, além das máscaras, a presença da buzina como um dos instrumentos. Além disso, o andamento do toque da percussão é mais devagar que os demais, evidenciando uma herança indígena”, destaca.

O personagem João Bananeira também está garantido nessa preservação. Tradicional participante do carnaval de Roda d’Água, o brincante teve a descrição de sua indumentária registrada, inclusive na forma tradicional de confecção das saias e das máscaras, feitas de folhas de bananeira e material reciclado.

Carnaval de Congo de Máscaras

Grande festa secular e única no Brasil e maior expressão popular de Cariacica, que ocorre anualmente no mês de abril na região de Roda D’ Água, em função do dia da padroeira capixaba, Nossa Senhora da Penha. Conta a crença popular que, diante da dificuldade de locomoção até o Convento da Penha, em Vila Velha, os moradores que viviam aos pés do Mochuara decidiram fazer uma homenagem à padroeira capixaba, saindo pelas ruas da localidade em procissões animadas por tambores de congo. 

As bandas de Congo em atividade em Cariacica são: Banda de São Benedito de Piranema, Banda de São Benedito de Boa Vista, Banda de Santa Izabel de Roda D’ Água, Banda Unidos de Boa Vista, Banda de São Sebastião de Taquaruçu e Banda de Congo Mestre Itagibe.

João Bananeira

Personagem ícone e símbolo do Carnaval de Congo de Máscara. Ele se disfarça, usando máscara, cobrindo os braços de meia e o corpo rodeado por uma grande saia de folhas secas de bananeiras, além de panos de chita coloridas. Sai brincando no meio do povo. É mudo e assim como aparece sem ninguém saber de onde, vai embora ao final da festa, para manter a identidade em segredo.

Com informações da Prefeitura de Cariacica.

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Imprensa da Setur
Simone Diniz
(27) 3636-8006 / 99805-1308
[email protected]

Fonte: Governo ES

Comentários do Facebook

Estadual

Medidas protetivas de urgência devem ser prorrogadas até o dia 23 de agosto

Publicado

em


.

Ato Normativo que trata da prorrogação foi disponibilizado no Diário da Justiça desta quarta-feira, 12/08.

A Supervisão das Varas Criminais, de Execução Penal e Violência Doméstica, e a Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do TJES orientam aos juízes de todo o estado que as medidas protetivas de urgência sejam prorrogadas até o dia 23 de agosto, independente de manifestação da vítima.

A orientação está estabelecida no ato Normativo Nº 030/2020, publicado nesta quarta-feira (12) e leva em consideração que a segunda fase do retorno ao atendimento presencial presencial nas unidades judiciárias começa no dia 24 de agosto, como disposto no Ato Normativo 88/2020.

Para o cumprimento da decisão de prorrogação das medidas protetivas, os magistrados ainda podem utilizar meios alternativos de comunicação, como e-mail, whatsapp e telefone.

O objetivo é evitar que a perda da eficácia das medidas protetivas pelo decurso do prazo coloque em risco a vida de mulheres, já que, em regra, as medidas expiram automaticamente quando a vítima não manifesta o interesse na prorrogação, o que é feito, normalmente, de forma presencial.

Vitória, 12 de agosto de 2020

 

Informações à Imprensa

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Tais Valle | [email protected]
Elza Silva | [email protected]

Maira Ferreira
Assessora de Comunicação do TJES

[email protected]
www.tjes.jus.br

Fonte: TJES

Comentários do Facebook
Continue lendo
Política16 minutos atrás

“Sigo os médicos, não o Bolsonaro”, diz Doria sobre tomar cloroquina

Governo do Estado de São Paulo/Divulgação Governador de São Paulo João Doria O governador de São Paulo, João Doria (PSDB),...

Estadual46 minutos atrás

Medidas protetivas de urgência devem ser prorrogadas até o dia 23 de agosto

. Ato Normativo que trata da prorrogação foi disponibilizado no Diário da Justiça desta quarta-feira, 12/08. A Supervisão das Varas...

Estadual46 minutos atrás

Seguradora deverá indenizar cliente após negar seguro para cobrir reparos em caminhonete

. O juiz de Águia Branca acolheu apenas o pedido de indenizaçãopor danos materiais, julgando improcedentes os danos morais. No...

Esportes46 minutos atrás

Brasileiro: Atléticos vencem e Botafogo empata na abertura da rodada

. Em virada fulminante, o Atlético-MG superou o Corinthians por 3 a 2 no Mineirão nesta quarta (12). Quase no...

Nacional46 minutos atrás

Máscara gigante distribuída para alunos do Amazonas vira meme na web; veja

Reprodução/Twitter Uma aluna mostrou como a máscara ficou no rosto dela Devido ao retorno das aulas presenciais no estado do...

Economia1 hora atrás

Golpista aplica fraude por WhatsApp e zomba: “é gostoso, vou falar pra você”

Um áudio de um golpista vazou na internet e se tornou viral nas redes sociais. Um criminoso que aplica golpes...

Esportes2 horas atrás

PSG vence Atalanta no fim e vai à semifinal da Liga dos Campeões

. O PSG protagonizou uma grande reação nesta quarta-feira (12) ao derrotar o Atalanta por 2 a 1 com dois...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!