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Majeski quer auditor para vaga de conselheiro do Tribunal de Contas

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VITÓRIA (ES) – O deputado estadual Sergio Majeski (PSB) vai apresentar oficialmente três auditores concursados, do próprio Tribunal de Contas do Estado (TCE-ES), para concorrer à vaga de conselheiro aberta com a aposentadoria de José Antônio Pimentel.

As indicações técnicas reforçam a coerência, a defesa e o trabalho do deputado para diminuir as nomeações políticas. Majeski é autor do Projeto de Decreto Legislativo – PDL 82/2016, que estabelece novos critérios para dificultar a indicação de pessoas que tenham relação recente, próxima ou de parentesco com políticos, agentes públicos, governos e governantes.

“O Estado do Rio de Janeiro é um ótimo exemplo de como as nomeações políticas afetam significativamente as contas púbicas. Aqui no Espírito Santo, historicamente, os indicados para as vagas de conselheiros são deputados, secretários estaduais e outras pessoas que já possuem relação com figurões que ocupam cargos públicos.

Na maioria são nomeações que não atendem os anseios da sociedade. Conselheiros afastados por corrupção, conselheiros no exercício da função com processo de improbidade, aprovação das contas dos governos, mesmo quando o Ministério Público de Contas faz parecer contrário, são exemplos lastimáveis. Quem deveria fiscalizar as contas do Governo, prefeituras e de todos os ordenadores de despesas acabam tendo o trabalho afetado por conta do relacionamento, que gera parcialidade. A imparcialidade e a independência são fundamentais nesse processo. É isso que buscamos ao propor a nomeação de técnicos”, destaca o deputado Majeski.

Os indicados pelo deputado Sergio Majeski à cadeira de conselheiro TCE-ES são Alexsander Binda Alves, Holdar de Barros Figueira Netto e Odilson Souza Barbosa Júnior e o prazo para inscrição dos nomes na Assembleia Legislativa termina nesta sexta-feira (27).

Projeto de Majeski valoriza técnicos concursados

Com o Projeto de Decreto Legislativo – PDL 82/2016, o deputado Sergio Majeski propõe que duas (das quatro) vagas que a Constituição Estadual confere indicação pela Assembleia Legislativa à cadeira de conselheiro do TCE-ES sejam destinadas obrigatoriamente aos técnicos concursados do próprio órgão, auditores e membros do Ministério Público de Contas, indicados em lista tríplice pelo Tribunal.

As mudanças propostas estabelecem ainda que os candidatos não podem ter exercido qualquer cargo próprio de agente político, eletivo ou não, nos três anos que antecedem a data de abertura das inscrições e não ter relação de parentesco em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, com agente político estadual eleito, em exercício do mandato. Além disso, o processo de arguição pública do candidato, que é realizado pela Comissão de Finanças, Economia, Orçamento, Fiscalização, Controle e Tomada de Contas da Assembleia Legislativa passe a contar com a participação da Ordem dos Advogados do Brasil e representantes da sociedade civil.

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Veja oito dicas do Bandes sobre logística para as empresas se adaptarem ao cenário atual

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A pandemia do novo Coronavírus (Covid-19) impactou no funcionamento do mercado e nos hábitos de consumo. Devido às recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), grande parte da população está em casa seguindo o distanciamento social, o que ocasionou o aumento das compras on-line e nas mudanças de logística das empresas.

Segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), em março, houve um aumento de cerca de 35% nas compras on-line, em comparação com o mesmo período de 2019. Muitos dos consumidores preferem comprar pela internet, não só para evitar saírem de casa, mas também pela facilidade e rapidez no processo de venda, além do conforto em receber tudo em casa.

Nesse período, é ainda mais necessário que as empresas procurem métodos para aumentar a eficiência produtiva, com o objetivo de desenvolver vantagens sobre os concorrentes. “O investimento no processo de vendas on-line envolve planejamento, execução, controle da distribuição de produtos, além de armazenamento. Ou seja, é estratégico, porque é a área da empresa que pensa como os produtos e serviços chegam ao consumidor final”, explica Sávio Caçador, economista e gerente de Planejamento do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes).

Para ajudar os empresários a organizar melhor este processo, o economista enumerou oito dicas valiosas, confira:

Organização e agilidade: Quanto mais informações e números sobre a empresa disponíveis, melhor e mais rápidas as demandas serão atendidas. É importante manter um bom acompanhamento de todo o processo para evitar possíveis problemas. A equipe de vendas e de produção deve atuar de forma bem próxima.

Cadeia de suprimentos: A falta de produtos em estoque é um problema, tanto quanto o excesso deles. Para evitar os prejuízos, uma boa solução é compartilhar o sistema da cadeia de suprimentos com os fornecedores. Dessa forma, eles podem entregar os produtos de acordo com a necessidade. Ou seja, a quantidade de matéria-prima que a empresa tem em estoque para atender às demandas dos clientes deve ser bem planejada.

Previsões de demandas: Para evitar faltas ou desperdícios, é importante ter uma previsão das demandas do mês. Esse controle pode ser feito com base nas demandas do mês anterior, fazendo ajustes condizentes ao mês atual.

Parceiros inovadores: Procure por parceiros e fornecedores entre os quais você enxerga a capacidade de inovação e eficiência, contribuindo para o crescimento da empresa.

Integração da equipe: A equipe da empresa deve estar integrada e informada sobre os processos de produção, para que as operações sejam alinhadas e tudo funcione com mais eficiência e rapidez.

Softwares: Pesquise e escolha o software que melhor atende às demandas da empresa. Essa escolha é essencial para que a gestão permaneça organizada, minimizando os possíveis erros humanos e situações inesperadas.

Desempenho: Vale a pena estar sempre monitorando as atividades dos fornecedores e dos colaboradores da empresa, para garantir que estejam todos alinhados. Os ambientes interno e externo devem estar equilibrados para que as demandas da empresa sejam atendidas com efetividade.

Bom atendimento: o bom atendimento, prestado com cordialidade e clareza das informações, continua sendo um diferencial competitivo importante. Ele deve ser feito on-line (telefone, SMS, Whatsapp, site) ou off-line (vendedor, motoboy, entregador, etc.).

Texto: Julia Ronchi

Informações à imprensa:
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Bárbara Deps Bonato / Wilson Igreja Campos
(27) 3331-4352/ (27) 98131-6987 / (27) 3331-4424
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Fonte: Governo ES

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