conecte-se conosco



Política

Mais querido e menos rejeitado, Lula supera potencial de votos de Bolsonaro

Publicado

em


source
Ex-presidente Lula supera potencial de votos de Bolsonaro em 2022, diz pesquisa
Lula Marques/Agência PT

Ex-presidente Lula supera potencial de votos de Bolsonaro em 2022, diz pesquisa

Em pesquisa que mede o potencial de voto de dez possíveis candidatos nas eleições presidenciais de 2022, o ex-presidente  Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é o único que demonstra ter mais potencial político que o atual presidente,  Jair Bolsonaro (sem partido).

Menos rejeitado e mais querido, o petista está atualmente impedido de concorrer pela Lei da Ficha Limpa , embora busque mudar essa condição judicialmente. De acordo com o levantamento realizado pelo Inteligência em Pesquisa e Consultoria (Ipec), novo instituto de pesquisa de Márcia Cavallari, ex-Ibope, 50% dos entrevistados disseram que votariam ou poderiam votar em Lula , bem acima do teto de Bolsonaro, 38%. 44% afirmaram que não votariam no petista de jeito nenhum, enquanto 56% jamais votariam pela reeleição do atual presidente.

Os advogados de Lula buscam anular as sentenças que envolvem imóveis em Guarujá e Atibaia , que hoje o impedem de concorrer a cargos eletivos, mas, publicamente, o ex-presidente nega a intenção de se candidatar em 2022.

Vale destacar que a pesquisa do Ipec não calcula um possível cenário em que Lula e Bolsonaro se enfrentem, mas sim o teto e o piso de votos dos dois possíveis candidatos em 2022. As pesquisas de intenção de votos tradicionais simulam possíveis segundos turnos com dois nomes, mas a pesquisa de potencial tem outro objetivo, que é justamente medir a aceitação e a rejeição a determinado nome.

Você viu?

Em vez de apresentar uma lista de candidatos e pedir que o entrevistado aponte seu preferido, o Ipec cita o nome de cada possível postulante à presidência e pergunta se o eleitor com certeza votaria nele, se poderia votar, se não votaria de jeito nenhum ou se não o conhece o suficiente para responder. A soma das duas primeiras respostas, “votaria com certeza” e “poderia votar” é usada como o potencial de votos.

Lula e Bolsonaro lideram o ranking de potencial de voto para 2022, seguidos pelo ex-juíz e ex-ministro de Bolsonaro, Sérgio Moro  (31%); Luciano Huck  (28%); Fernando Haddad  (27%); Ciro Gomes  (25%); Marina Silva  (21%); Luiz Henrique Mandetta  (15%); João Doria  (15%); e  Guilherme Boulos  (10%).

Marina, Huck, Doria, Ciro e Haddad estão empatados tecnicamente em rejeição com Bolsonaro. Enquanto o presidente não seria votado “de jeito nenhum” por 56%, os possíveis candidatos são rejeitados por, respectivamente, 59%, 57%, 56%, 53% e 52%. Já Moro repete a rejeição de Lula, 50%.

A pesquisa também apura onde os possíveis candidatos têm mais apoio. Bolsonaro encontra mais simpatizantes entre evangélicos (53% de potencial de votos), na região Sul (46%) e na faixa de renda entre dois e cinco salários mínimos (45%).

Para realização do levantamento, o Ipec ouviu 2.002 pessoas em 143 municípios do País entre os dias 19 e 23 de fevereiro. A margem de erro é de 2 pontos porcentuais para mais ou para menos.

Comente Abaixo
Política20 minutos atrás

Estados e municípios também serão investigados por CPI da Covid, diz Senador

Antonio Cruz/Agência Brasil Alvaro Dias, Senador do Podemos-RR O senador Alvaro Dias (Podemos-RR) disse que não só o governo federal,...

Entretenimento20 minutos atrás

Luisa Marilac precisa retirar silicone urgentemente: “Sinto dores insuportáveis”

Reprodução/Instagram Luisa Marilac diz que precisa retirar o silicone urgente Uma das ativistas trans mais famosas do Brasil passa por...

Entretenimento25 minutos atrás

‘BBB 21’: Sarah Andrade decide mexer no rosto e médico mostra o antes e depois

Reprodução Sarah Andrade faz procedimentos estéticos Antes de entrar no ‘BBB 21’, Sarah Andrade fez uma harmonização facial com um...

Economia50 minutos atrás

Os melhores bolões para apostar na Dupla de Páscoa

Começou a contagem regressiva: faltam apenas 1 semana para o grande sorteio de R$ 30 milhões da Dupla de Páscoa...

Economia50 minutos atrás

Além das lives: setor de eventos para área empresarial se reinventa na pandemia

Divulgação / MM Eventos Durante 2020, a MM Eventos realizou transmissões semi-presenciais, com a equipe de produção, e totalmente virtuais...

Mulher50 minutos atrás

“Quero que as pessoas trans se mantenham fortes”, diz modelo Alice Felis

Léo Fegherazzi Modelo Alice Felis fala sobre vida após agressões, carreira profissional e confirma participação em reality Resumo 8 meses...

Esportes50 minutos atrás

Flamengo conhece seus adversários na fase de grupos da Libertadores 2021

No início da tarde desta sexta-feira (09), o Flamengo ficou conhecendo seus adversários na fase de grupos da Libertadores 2021,...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!