Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!
conecte-se conosco


Saúde

Mais Médicos ainda tem 123 vagas não preenchidas; inscrições terminam amanhã

Publicado

em


Programa Mais Médicos tem 123 vagas remanescentes
Luciano Lanes / PMPA

Programa Mais Médicos tem 123 vagas remanescentes

A um dia do fim do prazo de inscrições, 123 vagas do programa Mais Médicos ainda não foram preenchidas, de acordo com um levantamento divulgado pelo Ministério da Saúde nesta quinta-feira (6). Segundo a pasta, 3.721 médicos já se apresentaram aos municípios onde vão atuar no lugar dos médicos cubanos. 

Leia também: Presidente recebe cubanos que deixaram Brasil após ruptura com o Mais Médicos

O edital oferta, ao todo, 8.517 vagas em 2.824 municípios e 34 distritos indígenas. O governo havia divulgado que 98,5% das vagas já haviam sido preenchidas no sistema do Mais Médicos , porém, apenas 44,3% se apresentaram nos postos de saúde. 

Nessa terça-feira, a pasta também informou que 314 profissionais desistiram do programa e as vagas foram reabertas. O principal motivo alegado pelos médicos é a incompatibilidade de horário com outras atividades, além de outros que entraram em residência médica, receberam outra proposta ou desistiram por problemas pessoais. 

O estado com maior número de desistências é o Rio Grande do Sul, com 49. Em seguida São Paulo, com 41, o Pará, 27 e Minas Gerais, onde 26 médicos desistiram de fazer parte do programa.

Com a desistência dos profissionais, nove cidades do Piauí estão sem atendimento. Para solucionar o problema, o programa reabriu 14 vagas no estado, de acordo com o edital divulgado pelo Ministério. Antes, os municípios eram atendidos exclusivamente por médicos cubanos. 

Leia também: Ministério da Saúde investiga ataque de hackers ao sistema do Mais Médicos

O programa Mais Médicos também enfrenta problemas no Amazonas, onde seis dos sete Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs) têm falta de 70% dos médicos. O único Distrito com todas as vagas preenchidas fica na capital.

Leia mais:  Uma a cada seis mulheres deve desenvolver câncer em algum momento da vida

No Amazonas, foram 322 oportunidades abertas, sendo que 109 ainda não foram preenchidas. A situação é pior no DSEI do Médio Rio Purus, onde de 7 vagas ofertadas, não houve adesão de nenhum médico. 

Em alguns municípios do estado também houve baixa adesão demédicos, como em Juruá,  com três vagas disponíveis e nenhuma adesão. Na cidade de Jutaí, a 1 mil km da capital, nenhuma vaga foi preenchida.

Leia também: Futuro ministro da Saúde defende que médicos façam avaliação periódica no Brasil

O prazo de inscrição para o programa Mais Médicos vai até essa sexta-feira (7), às 23h59, e os profissionais terão até o dia 14 para se apresentarem nos municípios.

publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Inscritos no Mais Médicos têm até hoje para se apresentar aos municípios

Publicado

em


Mais Médicos recebeu um total de 36.490 inscrições, o que preencheu 98,7% das vagas disponíveis no edital
Arquivo/Agência Brasil

Mais Médicos recebeu um total de 36.490 inscrições, o que preencheu 98,7% das vagas disponíveis no edital

Os profissionais que possuem registro no Brasil e que se inscreveram no programa Mais Médicos têm até esta sexta-feira (14), para se apresentar nos municípios escolhidos. Apesar disso, nem todos vão começar a trabalhar imediatamente. Afinal, segundo o Ministério da Saúde, o começo da atuação dos profissionais deve ser estabelecido junto a cada gestor local.

Leia também: Com 200 desistências, Ministério da Saúde abre novo edital do Mais Médicos 

O programa Mais Médicos recebeu um total de 36.490 inscrições, o que preencheu 98,7% (8.411 profissionais alocados) das 8.517 vagas disponibilizadas no edital. Até o momento, estão abertas para os próximos editais 106 vagas em 29 localidades. Se todo os médicos inscritos não comparecerem até hoje, esse número vai aumentar. 

Na próxima segunda-feira (17), o ministério fará um balanço das vagas disponíveis , somando as desistências e as que não tiveram procura. Profissionais com registro no País terão nova chance para se inscrever e escolher os municípios disponíveis nos dias 18 e 19 de dezembro.

Leia também: 19,7% dos aprovados no Mais Médicos já chegaram aos municípios, diz ministério

De acordo com o Ministério da Saúde , até as 11h da última segunda-feira (10), 53% dos profissionais haviam comparecido ou iniciado as atividades nas localidades. Esse foi o último levantamento divulgado pela pasta. 

Também vence nesta sexta-feira o prazo para os candidatos ao programa que são formados no exterior – e não têm registro no País – apresentem sua documentação. Desses, o ministério exige, ao todo, 17 documentos, entre o reconhecimento da instituição de ensino pela representação do País onde os profissionais obtiveram a formação.

Leia mais:  Brasil atinge só 40% da meta após dia D da vacinação contra sarampo e pólio

Além disso, a partir do próximo dia 20, os brasileiros sem registro no País poderão escolher vagas disponíveis no programa. 

Leia também: Quase 35% dos profissionais inscritos no Mais Médicos deixarão postos do SUS

O edital do programa Mais Médicos  é uma seleção para a ocupação de vagas deixadas pelos cubanos nos municípios. Assim, como todo processo seletivo, os participantes possuem autonomia em assumir ou não a vaga selecionada. Em caso de necessidade, o Ministério da Saúde irá realizar novas chamadas até que complete o quadro de vagas do programa.

* Com informações da Agência Brasil.

Continue lendo
Nacional59 minutos atrás

Vereador investigado pede federalização do caso Marielle Franco

Reprodução/TV Globo Vereador Marcello Siciliano convocou entrevista coletiva na manhã deste sábado (15) para pedir a federalização das investigações da...

São Mateus1 hora atrás

Carro pega fogo no centro de São Mateus

SÃO MATEUS (ES) – Não é exagero nenhum afirmar que o centro da Cidade estava pegando fogo na manhã deste sábado...

Esportes1 hora atrás

Histórico! Aos 38 anos, Nicholas Santos conquista ouro no Mundial de Hangzhou

Após o ouro no revezamento 4x200m livre , o Brasil foi novamente representado no lugar mais alto do pódio no...

Esportes1 hora atrás

Histórico! Aos 38 anos, Nicholas Santos conquista ouro no Mundial de Hangzhou

Após o ouro no revezamento 4x200m livre , o Brasil foi novamente representado no lugar mais alto do pódio no...

Entretenimento2 horas atrás

Kelly Key dá close no bumbum durante tarde na praia

Kelly Key começou o sábado (15) com uma visita a praia e aproveitou para fazer um registro sensual. Na imagem,...

Política2 horas atrás

Polícia italiana já está em São Paulo aguardando a prisão de Cesare Battisti

José Cruz/Agência Brasil O italiano Cesare Battisti, condenado à prisão perpétua na Itália por ter cometido quatro assassinatos na década...

Internacional2 horas atrás

Polícia italiana já está em São Paulo aguardando a prisão de Cesare Battisti

José Cruz/Agência Brasil O italiano Cesare Battisti, condenado à prisão perpétua na Itália por ter cometido quatro assassinatos na década...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

Mais Lidas da Semana