conecte-se conosco



Tecnologia

Mais de 60% dos brasileiros não sabem reconhecer notícias falsas

Publicado

em

Esta é uma das conclusões do novo estudo Iceberg Digital desenvolvido pela Kaspersky , empresa global de cibersegurança

Rafaela Felicciano/Metrópoles

Em média, 70% dos latino-americanos não sabem identificar ou não têm certeza se conseguem diferenciar se uma notícia na internet é falsa ou verdadeira. Esta é uma das conclusões do novo estudo ‘Iceberg Digital’ desenvolvido pela Kaspersky , empresa global de cibersegurança, em parceria com a empresa de pesquisa CORPA , na América Latina. Os cidadãos que menos conseguem reconhecer notícias falsas são os peruanos (79%), seguidos pelos colombianos (73%) e chilenos (70%). Mais atrás estão os argentinos e mexicanos, com 66%, e finalmente brasileiros (62%).

A pesquisa também mostrou que 16% dos entrevistados desconhecem completamente o termo “fake news”, um aspecto em que os peruanos também se destacam, com 47% dos entrevistados alegando que não sabem o que a palavra significa. Por outro lado, os brasileiros são os mais familiarizados com o termo, visto que apenas 2% deles desconhecem a expressão.

Comentários do Facebook

Tecnologia

Robôs serão testados na triagem de pacientes com Covid-19

Publicado

em

source
robôs arrow-options
Foto: Eduarda Esteves

O estado de São Paulo vai testar robôs de telepresença como parte de um projeto-piloto de atendimento durante a pandemia do novo coronavírus

O estado de São paulo vai testar robôs de telepresença como parte de um projeto-piloto de atendimento durante a pandemia do Covid-19. O anúncio oficial foi feito em coletiva do governo estadual no Palácio do Bandeirantes,  nesta terça-feira (31).

De acordo com a médica Lilian Arai, à frente da iniciativa, serão três robôs que vão atuar na triagem dos pacientes, no pronto-socorro. “O Departamento de Gastroenterologia da Faculdade de Medicina da USP chegou com a demanda de proteger colaboradores contra a possibilidade de contaminação dos pacientes que chegam da rua com sintomas e não chegam dizendo que podem estar contaminados”, conta a médica Lilian Arai, que está à frente da iniciativa.

Aras nega ter sido omisso e diz que é contra decreto de isolamento vertical

As máquinas também serão utilizadas na comunicação dos pacientes com familiares. “Estão buscando formas de dar alento e humanizar o atendimento. Por mais contraditório que pareça, o robô vai trazer possibilidade de humanização dos tratamentos das pessoas com covid-19”, afirmou a médica.

Além dos robôs, o governo está expandindo também um sistema de teleconsultoria testado no Complexo Hospitalar do Mandaqui a todos os hospitais da rede pública. Especialistas vão atender outros médicos de mais de 100 hospitais da rede pública do estado de São Paulo através da teleconsulta a partir desta quarta-feira (1º).

Golpes por SMS sobre auxílio de R$ 600 já afetaram mais de 4 milhões

Desenvolvido pelo InCor, o projeto possibilita que especialistas do HC interajam em tempo real com outros médicos da rede, melhorando a assistência aos pacientes com quadro respiratório grave. “O projeto vai permitir a discussão de casos em tempo real e a agilização de procedimentos”, afirmou Doria.

Foi criado um protocolo para padronizar os cuidados dos pacientes que precisam de internação nos hospitais estaduais. “Temos um protocolo que foi validado desde a entrada do paciente no hospital até a necessidade de entubação, a necessidade de colocação em ventilação mecânica e quais são os parâmetros, os ajustes para que esses pacientes sejam manuseados de uma maneira uniforme das unidades dentro da Secretaria da Saúde do estado de São Paulo”, disse o pesquisador e diretor da Divisão de Pneumologia do Instituto do Coração (InCor), Carlos Carvalho.

Senado adia votação de projeto que cria renda básica durante pandemia

“São Paulo amplifica o protocolo de atendimento em mais de 100 hospitais através da teleconsulta. Esse é um projeto pioneiro de teleconsultas desenvolvido pelo Incor. O Incor é uma referência nacional e internacional, pertence e está integrado ao Hospital das Clínicas em São Paulo que é o maior complexo hospitalar da América Latina. Esse sistema já está a disposição e começa a ser aplicado a partir de amanhã com protocolo de tratamento de pacientes com coronavírus em toda rede em mais de 100 hospitais públicos da secretaria da saúde”, afirmou o governador João Doria (PSDB), durante coletiva de imprensa na tarde desta terça (31) no Palácio dos Bandeirantes, na Zona Sul de São Paulo.

Comentários do Facebook
Continue lendo
Política35 minutos atrás

Alerj aprova obrigatoriedade de álcool gel para transporte público

As concessionárias de transporte público poderão ser obrigadas a disponibilizar álcool 70% em gel em todas as estações de trem,...

Saúde35 minutos atrás

Secretária de Saúde do Rio testa positivo para coronavírus

. A secretária municipal de Saúde do Rio, Beatriz Busch, apresentou exame positivo para o novo coronavírus. Ela havia se...

Estadual48 minutos atrás

Município de Atílio Vivacqua poderá adquirir produtos de saúde com recurso de penas pecuniárias

. A decisão é do juiz Miguel Maira Ruggieri Balazs que deferiu o pedido feito pela Secretaria de Saúde. No...

Nacional1 hora atrás

Pronunciamento de Bolsonaro repercute entre opositores

arrow-options Agência Brasil Jair Bolsonaro foi criticado após pronunciamento em rede nacional O pronunciamento do presidente Jair Bolsonaro feito às...

Nacional1 hora atrás

Rio tem 23 mortes e 708 casos por coronavírus

O estado do Rio de Janeiro está com 23 casos de mortes por coronavírus e 708 pessoas confirmadas com a...

Política1 hora atrás

Exército deve produzir 1 milhão de comprimidos de cloroquina, diz Bolsonaro

arrow-options Reprodução/Twitter Cloroquina será produzida pelo exército brasileiro Durante o pronunciamento do presidente Jair Bolsonaro , na noite desta terça-feira...

Entretenimento2 horas atrás

“BBB 20”: ex-amiga de Rafa Kalimann alfineta: “Marmita de sertanejo”

Ana Rosa Tanos , que disse já ter sido amiga de Rafa Kalimann , do “BBB20”, causou polêmica ao fazer revelações sobre...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana