conecte-se conosco


Estadual

Mais de 500 pessoas participam das aulas inaugurais do Projeto Capacitar para Legislar

Publicado

em

O ciclo de aulas inaugurais do projeto Capacitar para Legislar foi concluído, nesta terça-feira (5), em Domingos Martins, com um saldo de mais de 500 participantes. Desses mais de 100 são vereadores. Os eventos foram realizados nos municípios que sediam as dez microrregiões capixabas.

As aulas inaugurais do programa foram conduzidas por docentes da Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp), que também é a responsável por montar aula trilha de aprendizagem específica para cada uma das microrregiões de acordo com as solicitações recebidas. Também fazem parte da iniciativa a Secretaria da Casa Civil, o Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), a Secretaria de Desenvolvimento (Sedes) e a Assembleia Legislativa, por meio da Escola do Legislativo.

Segundo o secretário chefe da Casa Civil, Davi Diniz de Carvalho, o objetivo do programa é oferecer oportunidade de qualificação aos vereadores e servidores dos legislativos municipais sobre temas que afetam a execução das políticas públicas e também sobre o seu papel e responsabilidades na administração dos municípios.

“Parabenizo a Associação das Câmaras Municipais e de Vereadores do Espírito Santo (Ascamves) por essa importante iniciativa, que já está trazendo benefícios aos vereadores que buscam legislar com responsabilidade e de forma produtiva, além de contribuir para melhorar a qualidade da política. Destaco a importância de cada parceiro do Executivo e do Legislativo que se colocou à disposição para fomentar o Capacitar para Legislar”, afirmou o secretário.

O diretor-presidente da Ascamves, Wilton Minarini de Souza, explicou que a associação foi criada justamente com o propósito de qualificar o Legislativo Municipal, fortalecendo e dando mais respaldo ao trabalho do vereador. “O resultado obtido na primeira fase do Capacitar para Legislar é muito positivo, pois o projeto propiciou uma maior aproximação entre Governo do Estado e municípios. A equipe envolvida no projeto é de alto nível, o que vem contribuindo para o êxito da iniciativa. O nosso objetivo é seguir em frente com o projeto, ampliando as parcerias e as possibilidades de capacitação”, enfatizou.

Leia mais:  Homem que vendeu videogame mas não recebeu pagamento deve ser indenizado

Anfitrião da aula inaugural da microrregião sudoeste serrana, o presidente da Câmara Municipal de Domingos Martins, Diogo Endlich, agradeceu a oportunidade de sediar a aula inaugural do evento. “Não tenho dúvidas de que quem participou do evento saiu abastecido de conhecimento e fortalecido. As falas foram muito importantes no sentido de valorizar o trabalho do vereador”, ressaltou.

Luiz Paulo Vellozo Lucas, diretor-presidente do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), destacou que as câmaras de vereadores formam a base do sistema político do País e que é preciso aprimorar a qualidade das políticas públicas e dos debates.

“Precisamos debater realmente os problemas que estão afligindo as pessoas e encontrar soluções com base nas melhores técnicas disponíveis, nas informações científicas. E é isso que nós estamos fazendo no projeto Capacitar para Legislar: disponibilizando ferramentas científicas para melhorar a qualidade da política”, salientou.

Toda a grade de cursos da Esesp foi disponibilizada para as Câmaras Municipais. De acordo com a diretora-presidente da escola, Nelci Gazzoni, hoje a instituição dispõe de 15 cursos na modalidade de Educação a Distância (EAD) já prontos para serem disponibilizados, além de cerca de 100 opções presenciais. “Todas as soluções educacionais da instituição estão à disposição dos vereadores e servidores das Câmaras Municipais”, afirmou.

Estão abertas as inscrições para os cursos de Direito Administrativo, Liderança e Gestão Estratégica, Redação Oficial e Gerenciamento de Contratos.

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Casa Civil

Karina Andrade Soares

[email protected]

(27) 3636-1488 / 99622-0623

 

Assessoria de Comunicação da Esesp

Renan Correia Chagas

[email protected]

(27) 3636-6720 / 3636-6719

Fonte: Governo ES

Comentários do Facebook
publicidade

Estadual

Instituto alerta para chuvas intensas em 31 cidades do ES

Publicado

em

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) emitiu alerta nesta sexta-feira (15) para 31 cidades do Espírito Santo, incluindo as da Região Metropolitana.  Segundo o órgão, há risco de chuvas fortes, que podem resultar em alagamentos. O alerta é válido até a meia-noite de sábado (16).

A recomendação do Inpe é que os moradores dessas cidades acompanhem com mais frequência as atualizações da previsão do tempo, pois poderão necessitar mudar os planos e se proteger dos eventuais impactos decorrentes de tempo severo.

VEJA AS CIDADES EM ALERTA:

Aracruz

Boa Esperança

Cariacica

Conceição da Barra

Ecoporanga

Fundão

Governador Lindenberg

Ibiraçu

Itaúnas

Jaguaré

João Neiva

Linhares

Marilândia

Montanha

Mucurici

Nova Almeida

Nova Venécia

Pedro Canário

Pinheiros

Ponto Belo

Rio Bananal

Santa Cruz

São Domingos do Norte

São Gabriel da Palha

São Mateus

Serra

Sooretama

Vila Pavão

Vila Valério

Vila Velha

Vitória

Comentários do Facebook
Leia mais:  Feirinha da Vila Nova completa 43 anos em São Mateus
Continue lendo
Nacional9 minutos atrás

Oficial da PM é espancado por não pagar programa com travestis no Rio

arrow-options PMERJ Tenente da Polícia Militar foi espancado por travestis por não pagar programa PMs do 9º BPM (Rocha Miranda)...

Nacional9 minutos atrás

Homem é preso após ameaçar ex-mulher com boneco de vodu

O Juizado Especial Criminal e da Violência Doméstica contra a Mulher de Tubarão, no litoral de Santa Catarina, condenou um...

Mulher9 minutos atrás

Não quer fazer sexo? Não tem orgasmo? Culpa pode estar na falta de sono; entenda

Conseguir dormir bem à noite é fundamental para ter energia e disposição no dia seguinte e conseguir realizar as tarefas...

Internacional1 hora atrás

Tiroteio nos Estados Unidos deixa 5 mortos, incluindo 3 crianças

arrow-options Reprodução/New York Times/John Wilkens Tiroteio ocorreu em uma área residencial da cidade do estado da Califórnia Três crianças e...

Política3 horas atrás

Doria lança campanha de turismo para atingir 350 milhões de pessoas no mundo

O governador de São Paulo, João Doria, lançou nesta sexta-feira 15 a mais audaciosa campanha internacional de turismo já feita...

Internacional4 horas atrás

Michelle Bachelet condena uso excessivo da força policial na Bolívia

A alta comissária da Organização das Nações Unidas (ONU) para os Direitos Humanos, Michelle Bachelet, condenou hoje (16) o uso...

Esportes5 horas atrás

Time feminino do Corinthians encerra temporada histórica

Quase 29 mil pessoas proporcionaram à Arena Corinthians neste sábado (16) o maior público de um jogo entre clubes no futebol feminino...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

Mais Lidas da Semana