conecte-se conosco


Estadual

Mais de 50 mil produtos falsificados são apreendidos em shoppings de Vila Velha e Serra

Publicado

em

SERRA (ES) – A polícia apreendeu nesta quarta-feira (10) mais de 50 mil produtos falsificados em shoppings de Vila Velha e da Serra. Entre os materiais recolhidos estão camisas, bermudas, calçados e outros. A ação faz parte da “Operação Original”, realizada pela equipe da  equipe da Delegacia Especializada de Crimes de Defraudações e Falsificações (Defa).

“Essa é a quarta fase de uma série de operações de combate a produtos falsificados. A primeira delas ocorreu em dezembro do ano passado e ficou conhecida como Operação Natal. Desde então, mais de 100 mil itens falsificados foram retirados de circulação. É importante lembrar que estamos falando de peças impróprias para o consumo. Além de prejudicarem a saúde do consumidor, elas também representam um obstáculo para o empresário que trabalha legalmente e para as receitas estaduais, que deixam de arrecadar com impostos. Todos saem prejudicados, a sociedade, o comerciante legal e o Estado”, declarou o superintendente de Polícia Especializada José Arruda.

Já o delegado Fabiano Rosa destacou os pontos positivos de ações como essas. “O que nós estamos percebendo são os efeitos pedagógicos que essas operações causam, pois alguns comerciantes que antes vendiam os produtos falsificados regularizaram suas vendas e passaram a vender somente produtos originais”, destacou.

Segundo a titular da Defa, delegada Rhaiana Bremenkamp, a operação teve início com a denúncia de representantes das marcas. “Eles nos procuraram para informar de locais que estavam tendo uma grande concentração de produtos falsificados. Após as denúncias, nós solicitamos mandados de busca e apreensão à Justiça. Hoje pela manhã (10), antes das lojas abrirem, nós cumprimos os mandados. Policiais civis treinados para identificar falsificação foram até o local e realizaram as apreensões”, explicou.

A delegada esclarece que, no momento da operação, nenhum funcionário ou responsável pelos estabelecimentos foi encontrado. “Os proprietários desses locais estão cometendo crimes contra a marca, crimes contra o consumidor e concorrência desleal, e ainda estamos investigando se há crime de evasão de divisas. Alguns desses lojistas tornaram-se revendedores e passaram a vender esses produtos falsificados para outros comerciantes. Isso causa um grande impacto na economia, pois estamos vendo os comerciantes legais fechando as portas devido a essa concorrência desleal”, afirmou.

Doação dos materiais

De acordo com Rhaiana Bremenkamp, os materiais apreendidos serão doados a uma organização social de amparo a pessoas em situação de extrema pobreza e vulnerabilidade. “Nós conseguimos uma autorização judicial, para que os itens de vestuário, que não representam risco à saúde dos usuários, sejam customizados e doados a pessoas que necessitam. Isso é muito importante, pois o destino final deles seria a incineração”, concluiu.

Comentários do Facebook
Leia mais:  Motoqueiro morre em acidente na BR 101 Norte
publicidade

Estadual

Morador de rua é morto a socos e chutes no ES

Publicado

em

Um morador em situação de rua, que foi identificado apenas pelo nome de Helder, foi morto na madrugada desta sexta-feira (19), na Avenida Santa Leopoldina, em Coqueiral de Itaparica, Vila Velha. Um suspeito do crime foi detido.

De acordo com a polícia, o homem foi morto por espancamento de socos e pontapés. A motivação desse crime seria que a vítima teria tentado roubar o celular do agressor.

O Samu foi acionado, mas quando a equipe chegou ao local, o homem já estava morto. A perícia da Polícia Civil também esteve no local.


(*G1)

Comentários do Facebook
Leia mais:  Governador anuncia novo defensor público geral do ES
Continue lendo
Regional5 minutos atrás

Bandidos baleados em assalto a posto de Gasolina

 BARRA S. FRANCISCO (ES) – Policias do 11º BPM, foram acionados na noite desta quinta-feira (18), por volta das 20h30min,...

Estadual12 minutos atrás

Morador de rua é morto a socos e chutes no ES

Um morador em situação de rua, que foi identificado apenas pelo nome de Helder, foi morto na madrugada desta sexta-feira...

Esportes24 minutos atrás

Luan no Palmeiras? Verdão pode ceder Lucas Limas para contratar ídolo do Grêmio

Divulgação Ídolo do Grêmio, Luan pode ser o novo reforço do Palmeiras O elenco estrelado do Palmeiras pode ganhar mais...

Economia42 minutos atrás

AGU tenta recuperar mais de R$ 2 bilhões em fraudes no INSS

Agência Brasil AGU tenta recuperar mais de R$ 2 bilhões em fraudes no INSS A Advocacia-Geral da União (AGU) está...

Nacional59 minutos atrás

Enterro de catador que foi morto pelo exército será nesta sexta-feira (19)

Reginaldo Pimenta/Agência O Dia Família de Luciano Macedo pretende processar o Exército O enterro do catador de material reciclável Luciano...

Mulher1 hora atrás

7 receitas veganas para colocar em prática no almoço de Páscoa

É tradição em muitos lares brasileiros reunir a família para desfrutar de um almoço nos feriados, e um deles é...

Nacional2 horas atrás

Rússia diz que Relatório Mueller não prova interferência nas eleições americanas

Divulgação/White House Donald Trump não conspirou com a Rússia para vencer eleições, diz investigação O Kremlin disse na sexta-feira que...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

Mais Lidas da Semana