conecte-se conosco



Internacional

Mais de 2 mil migrantes chegam a Lampedusa em 24 horas

Publicado

em


Mais de 2 mil migrantes chegaram a Lampedusa nas últimas 24 horas, num total de 20 embarcações, o que levou as autoridades da ilha, situada no sul da Itália, a pedir ajuda ao primeiro-ministro, Mário Draghi.

No total, 2.128 pessoas chegaram à ilha em vários grupos de migrantes e foram socorridos pela Capitania do porto e pela Guarda Costeira.

Durante a última noite, chegaram a Lampedusa 635 pessoas a bordo de quatro embarcações e, pouco antes da meia-noite, as autoridades marítimas salvaram um barco de pesca com 352 migrantes, que se encontrava a 14 quilômetros da costa.

O centro de recepção de Lampedusa, que pode acomodar cerca de 200 pessoas, está cheio e muitos dos migrantes estão à espera na doca de Favarolo, para serem transferidos a outros locais ou para embarcações de passageiros que o governo italiano providenciou a fim de que passem a quarentena.

A organização não governamental Alarm Phone avisou, nesse domingo (9) à noite que várias embarcações estavam na zona do Canal da Sicília à espera de ajuda.

“Há ainda vários pedidos de ajuda no Mediterrâneo. Não se pode ignorar o que tem se passado há algum tempo”, escreveu a porta-voz na Itália d0 Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur), Carlotta Sami, na rede social Twitter.

O presidente da Câmara de Lampedusa, Totò Martello, já lançou o aviso ao primeiro-ministro de Itália, Mario Draghi, e defende uma intervenção e a realização de “um diálogo” com os países norte -africanos, dando prioridade à Líbia.

“Compreendo que a prioridade de Draghi é a pandemia de covid-19 e a crise econômica, mas as emergências, quando se pode, como no caso dos migrantes, é preciso preveni-las. A Itália tem de construir uma estratégia. O [primeiro-ministro] tem de se mexer ou corremos o risco de, até o final do verão, 50 mil chegarem a essa ilha”, disse Martello.

O secretário-geral do partido de extrema-direita Liga Norte, Matteo Salvini, que faz parte do governo de unidade nacional que apoia Draghi, pediu uma reunião urgente para discutir a questão dos fluxos migratórios.

A ministra do Interior, Luciana Lamorgese, entrou ontem em contato com o primeiro-ministro e pediu que colocasse a questão da migração no topo da agenda do próximo Conselho de Ministros.

Este ano, mais de 11 mil migrantes chegaram à Itália, o triplo do mesmo período do ano passado.

Comente Abaixo
Saúde1 minuto atrás

Dores crônicas ficam ainda mais intensas com o início do inverno

A chegada do inverno, nesta segunda-feira (21), pode ser dolorosa para quem sofre com dores crônicas ou doenças reumáticas. Fisioterapeuta...

Nacional18 minutos atrás

Homem armado invade casa da ex para tentar matar atual dela e leva quatro tiros no rosto

Crime aconteceu em Nova Lima, na Grande BH; com oito perfurações no rosto, homem foi encaminhado para o Hospital João...

Estadual33 minutos atrás

Mulher é assassinada a facadas e pauladas no Sul do ES; namorado é suspeito

Corpo da vítima foi encontrado em um terreiro de secar café Policiais civis e militares estão à procura do suspeito...

Estadual34 minutos atrás

Mais de 154 mil doses da vacina devem chegar ao ES para 2ª aplicação

O Espírito Santo vai receber uma remessa com 154.750 doses da vacina AstraZeneca na tarde deste domingo (20). A informação...

Estadual42 minutos atrás

Quatro presos fogem de penitenciária de segurança máxima no ES

Quatro detentos fugiram da Penitenciária de Segurança Máxima I, em Viana, na Grande Vitória, na madrugada deste sábado (19). Os...

Entretenimento45 minutos atrás

Samantha Schmütz se arrepende de chamar de Deborah Secco de “tosca”

Reprodução Instagram Samantha Schmütz e Deborah Secco Samantha Schmütz — que atacou Deborah Secco —  tirou do fundo da gaveta...

Entretenimento45 minutos atrás

Larissa Manoela revela se tem ou não depressão: “É uma doença séria”

Reprodução/Instagram Larissa Manoela fala sobre rumores de depressão Larissa Manoela, que terminou o namoro com Léo Cidade recentemente , preocupou...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!