conecte-se conosco



São Mateus

Mais de 1 tonelada de carne com larvas é apreendida em supermercado de São Mateus

Publicado

em

De acordo com o Idaf,  os produtos recolhidos estavam sem documentação sanitária e nota fiscal. O açougue do estabelecimento foi interditado

Mais de 1 tonelada de carne foram apreendidas no açougue de um supermercado em São Mateus, no Norte do Estado, nesta sexta-feira(14). O estabelecimento foi alvo de uma operação conjunta do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) e da Vigilância Sanitária do município. Os produtos recolhidos estavam sem documentação sanitária e nota fiscal. Além disso, parte das mercadorias tinha cor esverdeada e a apresentava larvas e pelos.

A Vigilância afirmou que recebeu uma denúncia informando que as carnes que eram comercializadas no local tinham capim e serragem. Por isso, solicitou apoio do Idaf para fazer a operação no estabelecimento.

De acordo com o Idaf, no local, as equipes encontraram 1.099 quilos de produtos sem documentação sanitária e nota fiscal. O açougue foi interditado até que a situação seja regularizada. O supermercado continua operando normalmente.

“A ausência da documentação sanitária indica que esses produtos são provenientes de abate clandestino”, relatou Bruna Cruz, veterinária do Idaf

A veterinária informou ainda que em parte dos produtos apreendidos foram identificadas carnes com coloração esverdeada, além da presença de larvas e pelos. “A disponibilização desses alimentos para consumo coloca em risco a saúde dos eventuais consumidores”, alertou.

A Vigilância Sanitária informou que apreendeu carne bovina, linguiça, bucho, toucinho, ossos bovinos, mocotó e queijo. Toda a carga foi destruída. 


(*Idaf e G1)

Comentários do Facebook

São Mateus

Covid-19 no ES | São Mateus e mais 74 cidades estão em “Risco Baixo”

Publicado

em

 

.

O Governo do Estado anunciou, nesta sexta-feira (18), o 23º Mapa de Risco Covid-19, que terá vigência entre a próxima segunda-feira (21) e o domingo (27). Do total de municípios capixabas, 75 estão classificados em Risco Baixo. Apenas três estão em Risco Moderado (Ibatiba, Montanha e São José do Calçado). Não há nenhum município em Risco Alto. O Mapa foi construído seguindo a metodologia da 5ª Fase da Matriz de Risco de Convivência, anunciada no final de agosto.

A Matriz de Risco de Convivência considera no eixo de ameaça: o coeficiente de casos ativos por município dos últimos 28 dias, além da quantidade de testes realizados por grupo de mil habitantes e a média móvel de óbitos dos últimos 14 dias. Já o eixo de vulnerabilidade passa a considerar a taxa de ocupação de leitos potenciais de UTI exclusivos para tratamento da Covid-19, isto é, a disponibilidade máxima de leitos para tratamento da doença. A estratégia de mapeamento de risco teve início no dia 20 de abril.

O Mapa de Risco segue as orientações dos boletins epidemiológicos do Ministério da Saúde e recomendações da equipe de especialistas do Centro de Comando e Controle (CCC) Covid-19 no Espírito Santo, que é composto pelo Corpo de Bombeiros Militar, Defesa Civil, Secretaria da Saúde (Sesa), Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). As decisões adotadas pelo Governo do Estado seguem parâmetros técnicos.

Confira a classificação de todos os municípios capixabas:

RISCO MODERADO:

Ibatiba, Montanha e São José do Calçado.

RISCO BAIXO:

Afonso Cláudio, Água Doce do Norte, Águia Branca, Alegre, Alfredo Chaves, Alto Rio Novo, Anchieta, Apiacá, Aracruz, Atílio Vivácqua, Baixo Guandu, Barra de São Francisco, Boa Esperança, Bom Jesus do Norte, Brejetuba, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Castelo, Colatina, Conceição da Barra, Conceição do Castelo, Divino de São Lourenco, Domingos Martins, Dores do Rio Preto, Ecoporanga, Fundão, Guaçuí, Guarapari, Ibiraçu, Ibitirama, Iconha, Irupi, Itaguaçu, Itapemirim, Itarana, Iúna, Jaguaré, Jerônimo Monteiro, João Neiva, Laranja da Terra, Linhares, Mantenópolis, Marataízes, Marechal Floriano, Marilândia, Mimoso do Sul, Mucurici, Muniz Freire, Muqui, Nova Venécia, Pancas, Pedro Canário, Pinheiros, Piúma, Ponto Belo, Presidente Kennedy, Rio Bananal, Rio Novo do Sul, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, Santa Teresa, São Domingos do Norte, São Gabriel da Palha, São Mateus, São Roque do Canaã, Serra, Sooretama, Vargem Alta, Venda Nova do Imigrante, Viana, Vila Pavão, Vila Valério, Vila Velha e Vitoria.


Fonte: Governo ES

Comentários do Facebook
Continue lendo

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!