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São Mateus

Mais de 1 tonelada de carne com larvas é apreendida em supermercado de São Mateus

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De acordo com o Idaf,  os produtos recolhidos estavam sem documentação sanitária e nota fiscal. O açougue do estabelecimento foi interditado

Mais de 1 tonelada de carne foram apreendidas no açougue de um supermercado em São Mateus, no Norte do Estado, nesta sexta-feira(14). O estabelecimento foi alvo de uma operação conjunta do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) e da Vigilância Sanitária do município. Os produtos recolhidos estavam sem documentação sanitária e nota fiscal. Além disso, parte das mercadorias tinha cor esverdeada e a apresentava larvas e pelos.

A Vigilância afirmou que recebeu uma denúncia informando que as carnes que eram comercializadas no local tinham capim e serragem. Por isso, solicitou apoio do Idaf para fazer a operação no estabelecimento.

De acordo com o Idaf, no local, as equipes encontraram 1.099 quilos de produtos sem documentação sanitária e nota fiscal. O açougue foi interditado até que a situação seja regularizada. O supermercado continua operando normalmente.

“A ausência da documentação sanitária indica que esses produtos são provenientes de abate clandestino”, relatou Bruna Cruz, veterinária do Idaf

A veterinária informou ainda que em parte dos produtos apreendidos foram identificadas carnes com coloração esverdeada, além da presença de larvas e pelos. “A disponibilização desses alimentos para consumo coloca em risco a saúde dos eventuais consumidores”, alertou.

A Vigilância Sanitária informou que apreendeu carne bovina, linguiça, bucho, toucinho, ossos bovinos, mocotó e queijo. Toda a carga foi destruída. 


(*Idaf e G1)

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São Mateus

PetroCity: deputado mobiliza lideranças em defesa de porto

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Uma articulação de lideranças políticas e empresariais do Norte e Noroeste do Espírito Santo em defesa da construção não apenas do Centro Portuário de São Mateus, em Urussuquara, mas também do projeto da Estrada de Ferro Minas-Espírito Santo, ligando Sete Lagoas (MG) ao porto, foi anunciada nesta semana pelo deputado Marcos Garcia (PV), de Linhares, em encontro com o presidente da PetroCity Portos, José Roberto Barbosa da Silva.

“Sei que desde o primeiro momento o deputado Enivaldo dos Anjos está empenhado em apoiar o projeto, mas agora chegou a hora de juntarmos todos em defesa do porto. Minha pretensão é ser prefeito de Linhares e sei que esse terminal portuário em Urussuquara é fundamental para nossa economia. Linhares é o município que mais cresce no Espírito Santo, com uma economia diversificada, e precisamos dessa porta para o mundo”, disse Garcia.

O parlamentar linharense disse que vai chamar o deputado Enivaldo dos Anjos, cuja base é a região Noroeste, onde está prevista uma Unidade de Transbordo e Armazenagem de Cargas da nova ferrovia, em Barra de São Francisco, para, juntos, irem ao governador Renato Casagrande cobrar uma ação forte em favor do porto.

LOGÍSTICA

Deputado Estadual Marcos Garcia (PV)

Para Marcos Garcia, o Espírito Santo não pode ficar refém de interesses de grupos enquanto a economia do Estado tem a oportunidade de se firmar definitivamente. “Somos a melhor porta do Brasil para o mundo. Unir o CPSM e a ferrovia vai quebrar o gargalo de logística que hoje temos e impulsionar nossa economia”, disse Garcia.

A construção do Porto da Petrocity foi “travada” pelo parecer dos técnicos do Instituto Estadual de Meio-Ambiente pela rejeição do Estudo de Impacto Ambiental apresentado pela empresa. José Roberto Barbosa, CEO da PetroCity, mobiliza-se para federalizar o licenciamento do porto, com o apoio do senador capixaba Marcos Do Val, que já se manifestou favorável à ideia.

Outra novidade que surgiu esta semana foi a possibilidade de uma parceria de cabotagem com a Edison Chouest para retomada do Porto de Gamboa, em Itapemirim, projeto que já tem inclusive a Licença de Instalação, mas que foi travado também por autoridades públicas estaduais. Essa possibilidade surgiu numa audiência que José Roberto teve com o deputado estadual Theodorico Ferraço (DEM), que representa o Sul do Estado.

“Precisamos aproveitar essa oportunidade. O projeto do porto da Chouest, de cargas gerais, é similar ao nosso e vem colaborar para a expansão do potencial logístico do Espírito Santo, juntamente com o projeto da Inmetame, em Aracruz. Esses dois terminais, somados ao nosso, colocam o Espírito Santo na vanguarda logística brasileira. O porto da PetroCity é o único do Sudeste na região da Sudene”, salientou José Roberto.

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