conecte-se conosco


Regional

Mais 4 mil suspeitos de comprar diplomas no ES são identificados pelo Ministério Público

Publicado

em

Diplomas de graduação, pós e cursos livres foram fornecidos de forma irregular

SÃO MATEUS (ES) – O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco-Norte) e da Promotoria de Justiça de Rio Bananal, encaminhou à Secretaria de Estado da Educação (Sedu) e às secretarias municipais de Educação uma lista com mais de 4 mil nomes de pessoas que, de algum modo, receberam diploma de graduação, de pós-graduação e de cursos livres de forma irregular na Região Norte do Estado.

A lista foi obtida pelo MPES após colaboração premiada, envolvendo investigados nas diferentes fases da Operação Mestre Oculto, que tem como objetivo desarticular um esquema criminoso de obtenção de diplomas de curso superior, visando especialmente à nomeação em cargos públicos.

Caberá à Sedu e às prefeituras apurarem a situação individual dos nomes que estão listados para esclarecer se o documento utilizado era ou não produto de fraude, e buscar junto ao MPES ou à Polícia Civil a responsabilização dos fraudadores. Eles poderão responder por crime de falsidade e até por ato de improbidade administrativa. A lista com os nomes não será divulgada.

Em janeiro deste ano, o MPES encaminhou uma primeira lista, com 915 nomes, para a Prefeitura de Rio Bananal – município onde a investigação começou. Até agora, são cinco fases de investigações em curso, que apontam que mais de 4 mil diplomas de graduação e certificados de pós-graduação e cursos livres foram obtidos com fortes suspeitas de fraude na Região Norte do Estado.

Denúncias

As investigações envolvendo as duas primeiras fases da Mestre Oculto avançaram e se desdobraram nas operações Estória, Viúva Negra e Lato Sensu, todas deflagradas pelo MPES. Donos de instituições de ensino localizadas no Norte do Estado foram presos, além de pessoas ligadas ao esquema criminoso de compra e venda de diplomas e certificados. A última prisão ocorreu no dia 11 de abril deste ano, na Operação Lato Sensu, realizada em São Mateus. Um professor e coordenador de curso de pós-graduação de um instituto de educação daquela cidade foi preso preventivamente.

Em 24 de agosto de 2018, o MPES denunciou à Justiça 11 pessoas investigadas nas duas fases da Operação Mestre Oculto. Outras duas pessoas, donas de um centro educacional, foram denunciadas em 13 de dezembro de 2018, por venda de diplomas e certificados de forma fraudulenta, sem que os alunos participassem efetivamente das aulas. Os dois, mãe e filho, tinham sido presos no dia 10 de dezembro daquele ano, durante a Operação Viúva Negra, desdobramento da Operação Mestre Oculto.


(*Tribuna on line)

Comentários do Facebook
Leia mais:  Renato Casagrande: "Assumimos o Estado em condições de precariedade"
publicidade

Regional

Caminhão tomba na BR-101 e deixa trânsito lento

Publicado

em

SOORETAMA (ES) – Um caminhão tombou no quilômetro 121 da BR-101 em Sooretama, no Norte do Estado, e deixou o trânsito lento no local. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), uma forte neblina entre os quilômetros 117 e 122 prejudica a visibilidade da via.

Mais informações em instantes


(*PRF)

Comentários do Facebook
Leia mais:  São Mateus vai ganhar um novo Hospital Roberto Silvares
Continue lendo
Entretenimento1 minuto atrás

Autor brasileiro emplaca obra que pode ser o próximo “Harry Potter”

“Espírito Perdido” é o mais novo trabalho de P.J. Maia. Misturando o universo de deuses e humanos, a obra conta...

Esportes16 minutos atrás

VAR em ação! Confira os melhores memes sobre árbitro de vídeo na web

O VAR, que é a sigla em inglês de “Video Assistant Referee”, ou árbitro de vídeo , no português mais...

Entretenimento17 minutos atrás

Moral em baixa! Deborah Blando, Lulu Santos e os críticos à música brasileira

Da MPB ao sertanejo, do pop ao funk, a música brasileira sempre foi muito celebrada em praticamente todos os cantos...

Regional23 minutos atrás

Caminhão tomba na BR-101 e deixa trânsito lento

SOORETAMA (ES) – Um caminhão tombou no quilômetro 121 da BR-101 em Sooretama, no Norte do Estado, e deixou o...

Mulher32 minutos atrás

Espinhas além do rosto: como evitar acne nas costas ou outras partes do corpo?

Não é só no rosto que as espinhas costumam aparecer e é comum encontrar acne nas costas, no tronco e...

Nacional33 minutos atrás

UE inicia hoje a eleição ‘mais importante da história’ para o grupo; entenda

Pietro Naj-Oleari/ European Parliament – 15.7.16 Bandeira da União Europeia a meio mastro, na sede do Parlamento Europeu na cidade...

Direto de Brasília48 minutos atrás

Moro admite derrota em decisão sobre Coaf: “Perder faz parte da democracia”

Marcelo Camargo/ABr Sérgio Moro afirmou que perdas e ganhos fazem parte da democracia e lamentou a transferência do Coaf O...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

Mais Lidas da Semana