conecte-se conosco


Regional

Mais 4 mil suspeitos de comprar diplomas no ES são identificados pelo Ministério Público

Publicado

em

Diplomas de graduação, pós e cursos livres foram fornecidos de forma irregular

SÃO MATEUS (ES) – O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco-Norte) e da Promotoria de Justiça de Rio Bananal, encaminhou à Secretaria de Estado da Educação (Sedu) e às secretarias municipais de Educação uma lista com mais de 4 mil nomes de pessoas que, de algum modo, receberam diploma de graduação, de pós-graduação e de cursos livres de forma irregular na Região Norte do Estado.

A lista foi obtida pelo MPES após colaboração premiada, envolvendo investigados nas diferentes fases da Operação Mestre Oculto, que tem como objetivo desarticular um esquema criminoso de obtenção de diplomas de curso superior, visando especialmente à nomeação em cargos públicos.

Caberá à Sedu e às prefeituras apurarem a situação individual dos nomes que estão listados para esclarecer se o documento utilizado era ou não produto de fraude, e buscar junto ao MPES ou à Polícia Civil a responsabilização dos fraudadores. Eles poderão responder por crime de falsidade e até por ato de improbidade administrativa. A lista com os nomes não será divulgada.

Em janeiro deste ano, o MPES encaminhou uma primeira lista, com 915 nomes, para a Prefeitura de Rio Bananal – município onde a investigação começou. Até agora, são cinco fases de investigações em curso, que apontam que mais de 4 mil diplomas de graduação e certificados de pós-graduação e cursos livres foram obtidos com fortes suspeitas de fraude na Região Norte do Estado.

Denúncias

As investigações envolvendo as duas primeiras fases da Mestre Oculto avançaram e se desdobraram nas operações Estória, Viúva Negra e Lato Sensu, todas deflagradas pelo MPES. Donos de instituições de ensino localizadas no Norte do Estado foram presos, além de pessoas ligadas ao esquema criminoso de compra e venda de diplomas e certificados. A última prisão ocorreu no dia 11 de abril deste ano, na Operação Lato Sensu, realizada em São Mateus. Um professor e coordenador de curso de pós-graduação de um instituto de educação daquela cidade foi preso preventivamente.

Em 24 de agosto de 2018, o MPES denunciou à Justiça 11 pessoas investigadas nas duas fases da Operação Mestre Oculto. Outras duas pessoas, donas de um centro educacional, foram denunciadas em 13 de dezembro de 2018, por venda de diplomas e certificados de forma fraudulenta, sem que os alunos participassem efetivamente das aulas. Os dois, mãe e filho, tinham sido presos no dia 10 de dezembro daquele ano, durante a Operação Viúva Negra, desdobramento da Operação Mestre Oculto.


(*Tribuna on line)

Comentários do Facebook
Leia mais:  Hospital Roberto Silvares comemora resultados em projeto colaborativo
publicidade

Regional

Mulher é presa após o filho de dois anos ser encontrado em valão, em Itaguaçu, ES

Publicado

em

À polícia, a mãe contou que deixou a criança em casa com o companheiro dela, mas ninguém foi encontrado na casa. Menino teria pulado a janela e chegado ao valão.

Uma mulher de 22 anos foi presa, na madrugada deste sábado (24), após os filho dela, de apenas dois anos, ter sido encontrado em um valão, no município de Itaguaçu, no Noroeste do Espírito Santo.

De acordo com a Polícia Militar, o menino foi encontrado por um idoso, por volta das 2h da madrugada, dentro de um valão de esgoto, que fica a cerca de 800 metros da casa onde a família da criança mora. O menino estava sujo, mas não tinha nenhum ferimento.

A mãe estava em um bar e, depois de ser encontrada, disse à polícia que havia deixado o filho em casa com o companheiro e que, em seguida, saiu para beber. Mas, segundo a polícia, ela não tem companheiro, mora com a irmã, e ninguém estava em casa.

O menino teria pulado a janela e saído andando até cair no valão. Ele foi levado pelo Conselho Tutelar da cidade, que informou apenas que a criança já está abrigada.

Segundo moradores, essa é a quarta vez que a criança é encontrada sozinha na rua, de madrugada. A mãe tem passagens na polícia por tráfico de drogas, lesão corporal e ameaça.

Ela foi autuada por abandono de incapaz e resistência, porque não queria ser conduzida até a delegacia, e, depois, encaminhada para o presídio feminino de Colatina.

Comentários do Facebook
Leia mais:  Alerta de chuva forte e ressaca no litoral capixaba até domingo
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie
Agricultura2 horas atrás

Feira da Agricultura Familiar leva otimismo para produtores

Considerada pelos produtores como a colheita do ano, a 21ª Feira da Agricultura Familiar na Expointer, que começou neste sábado...

Agricultura2 horas atrás

Conclusão das Negociações do Acordo de Livre Comércio entre o MERCOSUL e a EFTA – Nota Conjunta dos Ministérios das Relações Exteriores, da Economia e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

Foram concluídas nesta sexta-feira (23/08), em Buenos Aires, as negociações do acordo de livre comércio entre o MERCOSUL e a...

Entretenimento2 horas atrás

Fotos! Conheça Gabriela Valadares, vencedora de concurso de ‘tatoo’ e musa do Atlético-MG

Mineira, de 25 anos, vem fazendo sucesso nas Internet Minas Gerais – Dona de um belo corpo, Gabriela Valadares tem...

Esportes4 horas atrás

CBF e clubes definem novo modelo de fair play financeiro para 2020

arrow-options reprodução / Twitter Leila Pereira, presidente da crefisa, e Mauricio Galiotte, mandatário do Palmeiras A CBF e os clubes...

Nacional4 horas atrás

Pronunciamento de Macron sobre Amazônia irrita apoiadores de Bolsonaro

arrow-options Reprodução/Twitter/emmanuelmacron Emmanuel Macron Neste sábado (24), o presidente francês, Emmanuel Macron, pediu a “mobilização de todas as potências” em...

Nacional4 horas atrás

Forças Armadas iniciam combate às queimadas na Amazônia neste sábado

arrow-options Fernando Frazão/ABr Queimadas na Amazônia subiram 82% neste ano O governo federal anunciou que as ações das Forças Armadas...

Entretenimento4 horas atrás

Confira as principais novidades de Disney, Marvel e Lucasfilm na D23 Expo

As atenções dos fãs de cultura geek apontam para o D23 Expo, festival que acontece na Califórnia (EUA) e conta...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

Mais Lidas da Semana