conecte-se conosco



Economia

Mais 11 lotes de cervejas da Backer estão contaminados, diz governo

Publicado

em

source
Garrafas da cerveja Belorizontina arrow-options
Divulgação

Substância tóxica foi encontrada em 32 lotes

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) divulgou no início da noite deste sábado (18), os resultados de análises que detectaram a presença do contaminante dietilenoglicol em mais 11 lotes de cervejas Backer.

Até o momento, dez produtos da Cervejaria Backer testaram positivo para as substâncias tóxicas: Belorizontina, Capixaba, Capitão Senra, Pele Vermelha, Fargo 46, Backer Pilsen, Brown, Backer D2, Corleone e Backer Trigo. Até o momento, as análises realizadas pelos Laboratórios Federais de Defesa Agropecuária constataram 32 lotes contaminados.

Diante do risco iminente à saúde pública, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a interdição de todas as marcas de cerveja Backer com data de validade igual ou posterior a agosto de 2020.

Leia também: Anvisa interdita todas as marcas da Backer vendidas no Brasil

O Mapa também definiu, com a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacom), do Ministério da Justiça e Segurança Pública, a realização dos procedimentos de intimação da empresa para recall dos produtos em que já foi constatada a contaminação, bem como dos produtos que ainda não tiveram a idoneidade e segurança para o consumo comprovadas para o consumidor. A medida é preventiva e vale para todo o Brasil.

Veja os lotes contaminados:

Lista de lotes arrow-options
Ministério da Agricultura/Divulgação

Total é de 32 lotes

Óbitos

O dietilenoglicol é uma substância tóxica e que não pode entrar em contato com alimentos e bebidas. A presença da substância na cerveja está associada à ocorrência de óbitos e intoxicações em Minas Gerais.

Na quinta-feira (16), a Secretaria de Saúde de Minas Gerais confirmou, a quarta morte por ingestão de dietilenoglicol, substância tóxica encontrada em cervejas produzidas pela Backer, em Belo Horizonte. A vítima é uma mulher que morreu no dia 28 de dezembro em Pompéu, interior do estado. Já são 18 casos, incluindo mortes e internações por intoxicação.

Leia também: Perícia encontra substância tóxica na água utilizada pela cervejaria Backer

A primeira das quatro mortes por intoxicação já reconhecidas pela Polícia Civil foi registrada na noite de 7 de janeiro, em Juiz de Fora. Exames a que a vítima foi submetida antes de morrer confirmaram a presença de dietilenoglicol no sangue. O homem, cujo nome e idade não foram oficialmente confirmados, foi sepultado no município mineiro de Ubá.

Todos os pacientes internados devido à síndrome nefroneural apresentaram insuficiência renal aguda de evolução rápida, ou seja, que levou a pessoa a ser internada em até 72 horas após o surgimento dos primeiros sintomas, e alterações neurológicas centrais e periféricas, que podem ter provocado paralisia facial, embaçamento ou perda da visão, alteração sensório, paralisia, entre outros sintomas.

Investigação

A Polícia Civil não descarta nenhuma hipótese, nem mesmo a suspeita de que um ex-funcionário demitido pela Backer possa ter agido por vingança. “Não posso afirmar se foi uma sabotagem ou um erro. Ainda não é o momento da investigação para isso”, disse o delegado Flávio Grossi. “Hoje, o que afirmamos é que os elementos tóxicos encontrados nas garrafas [de cerveja], no sangue das vítimas e dentro das empresas [provém] de produtos em comum. Crime acreditamos que houve. Por isto instauramos um inquérito policial”, disse o delegado.

Comentários do Facebook

Economia

Corpo de iguana é encontrado no congelador de uma pizzaria

Publicado

em


source
iguana
Divulgação

Animal foi imediatamente jogado na lixeira depois da denúncia


Inspetores estaduais da Floria, nos EUA, encontraram uma iguana de 36 quilos escondida no freezer  de uma pizzara local. O estabelecimento, chamado Pizza Mambo, foi forçado a fechar por um dia para passar por uma inspeção do Departamento de Regulação Comercial e Profissional da Flórida.


Nenhum representante do local quis se pronunciar, mas um funcionário disse ao site South Florida Sun Sentinel que o réptil foi dado de presente ao proprietário. Ele foi armazenado em um freezer separado da comida da pizzaria e imediatamente jogado na lixeira depois que eles foram informados de que se tratava de uma violação.

As iguanas não são perigosas ou agressivas para os seres humanos, mas consideradas uma iguaria por algumas pessoas. Nos EUA, há uma empresa que até fabrica salsichas e hambúrgueres reptilianos .

Comentários do Facebook
Continue lendo
Internacional1 hora atrás

Reino Unido cria lista de países seguros para viajar e deixa Portugal de fora

Twitter/Reprodução Ministério das Relações Exteriores de Portugal usou o Twitter para se posicionar sobre decisão: “um absurdo” O Reino Unido...

Entretenimento1 hora atrás

Antônia Fontenelle entra com novo recurso na Justiça

Reprodução Antonia Fontenelle, Luccas Neto e Felipe Neto Antônia Fontenelle entrou com um novo recurso na tentativa de reverter a...

Estadual2 horas atrás

Programa “Soluções Pré-Processuais das Demandas de Consumo” é tema de Podcast

. Consumidores e Fornecedores podem solucionar seus conflitosatravés de plataformas disponíveis na página da Coordenadoriados Juizados Especiais. O novo episódio...

Política2 horas atrás

Avó de Michelle Bolsonaro testa positivo para a Covid-19

Carolina Antunes/PR Primeira-dama Michelle Bolsonaro A avó da primeira-dama Michelle Bolsonaro , mulher do presidente J air Bolsonaro (sem partido),...

Nacional2 horas atrás

Conflito entre Lava Jato e PGR pode dar fim à operação

Divulgação Em agosto, o procurador-geral Augusto Aras decidirá se prorroga ou se deixa que a Lava Jato do Paraná seja...

Entretenimento3 horas atrás

Claudete Troiano manda recado para Fábio Arruda: “Nos vemos em outra emissora”

Divulgação/Instagram/Reprodução Claudete Troiano manda recado para Fábio Arruda “Nos vemos em outra emissora” Pelo andar da carruagem, Claudete Troiano não...

Tecnologia3 horas atrás

Adolescente cria pulseira para impedir alastramento da Covid-19

Reprodução Pulseira Covid-19 Um estudante de 15 anos desenvolveu um dispositivo para desestimular que as pessoas toquem o rosto e...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!