conecte-se conosco


Direto de Brasília

Maduro assume novo mandato hoje sob contestação dentro e fora da Venezuela

Publicado

em


Nicolás Maduro assume segundo mandato a frente da Presidência da Venezuela nesta quinta-feira (10)
Twitter/ @NicolasMaduro
Nicolás Maduro assume segundo mandato a frente da Presidência da Venezuela nesta quinta-feira (10)

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, assume nesta quinta-feira (10) seu segundo mandato no comando do paíos depos de passados oito meses desde as eleição presidencial realizadas em 20 de maior de 2018 na qual foi eleito com quase 70% dos votos. O pleito, no entanto, foi convocado após uma “manobra” de Maduro e acabou boicotada pela oposição e não é reconhecida por diversos países que relataram diversas irregularidades na votação.

O novo mandato de Maduro não terá o reconhecimento da Assembleia Nacional venezuelana e de diversos outros países, entre eles os Estados Unidos, o Canadá, o bloco da União Europeia e o Grupo de Lima, do qual o Brasil faz parte. Já o Peru, outro membro do grupo sulamericano, chegou a proibir a entrada de Maduro, seus familiares e da cúpula do governo venezuelano no país.

Internamente, porém, o poder legislativo é o único dominado pela oposição e, por isso mesmo, passou a ser ignorado por Maduro e pelo Supremo Tribunal venezuelano que consideram que o órgão está em “situação de desacato”. Diante disso, Maduro parou de responder ao Parlamento do país e convocou uma Assembleia Nacional Constituinte com várias lideranças ligadas a ele mesmo.

Foi esse órgão que convocou as eleições realizadas em 20 de maio de 2018 que renderam um novo mandato para Maduro com duração prevista até 2025.

Dessa forma, o Supremo Tribunal irá conduzir sua posse em uma cerimônia que começa a partir das 12h (horário de Brasília), e a “lealdade absoluta” da Força Armada Nacional Bolivariana, declarada pelo ministro da Defesa, Vladimir Padrino. Com o impasse, Maduro não fará o tradicional (e constitucional) juramento do presidente perante a Assembleia.

Leia mais:  Assaltantes são mortos em chácara por ex-praticante de tiro esportivo

Comentários do Facebook
publicidade

Direto de Brasília

Forte terremoto atinge fronteira do Panamá com a Costa Rica

Publicado

em

Terremoto Costa Rica e Panamá
Reprodução/USGS
Epicentro do terremoto foi próximo da cidade de David, no Panamá

Um terremoto, de magnitude 6,2 na escala Richter, foi registrado na fronteira entre o Panamá e a Costa Rica no início da madrugada desta quarta-feira (26). Segundo informações do Serviço Geológico dos EUA (USGS), não há relatos de mortos e feridos até o momento.

Leia também: Piloto dorme durante voo e acorda 78 km depois do ponto de pouso, na Austrália

O epicentro do terremoto foi a 44 km da cidada de David, no Panamá, a uma profundidade estimada de 14 km. Os tremores foram tão intensos que acabaram sendo sentidos em diversas cidades da região.

A Rede Nacional de Sismologia da Costa Rica  informou que diversos moradores da região sul do país tiveram que deixar suas casas pelo temor de novas movimentações.

Nas redes sociais, o presidente costarriquenho, Carlos Alvarado , afirmou que diversos pontos do país estão enfrentando problemas com a falta de energia, mas ressaltou que não existe qualquer risco de possíveis tsunamis na região após o terremoto .

Leia também: Menina fica presa em máquina de brinquedos ao tentar “capturar” Pikachu

Fonte: IG Política
Comentários do Facebook
Leia mais:  Cristina Kirchner falta ao terceiro dia do seu julgamento
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie
Entretenimento24 minutos atrás

Pisão de Ferrugem em fã vira meme na internet

Reprodução/Internet meme ferrugem A polêmica do Ferrugem dando um pisão no braço de fã, durante um show na Bahia, ainda...

Entretenimento24 minutos atrás

Príncipe William diz que não teria problema caso seus filhos fossem homossexuais

Nesta quarta-feira (26), o Príncipe William visitou a sede de uma organização LGBT, a “Albert Kennedy Trust (AKT)”, que se...

Entretenimento24 minutos atrás

Conheça o maquiador que conquistou a confiança da ex-Spice Girl Melanie C

Com mais de 15 anos na área da beleza, Vinícius Santarelli Rossetti é um case. Seus “cílios alongados e bem...

Nacional24 minutos atrás

Carlos Bolsonaro discute com vereadores sobre prisão de sargento com cocaína

Renan Olaz/CMRJ Carlos Bolsonaro (PSC) discutiu com Tarcísio Motta (PSOL) no plenário Os vereadores Carlos Bolsonaro (PSC) e Tarcísio Motta...

Nacional24 minutos atrás

ONU cita Bolsonaro como exemplo de “fracasso de liderança governamental”

Marcos Corrêa/PR – 21.6.19 Presidente Jair Bolsonaro tem enfrentado dificuldades na articulação política com o Congresso O relator especial da...

Economia25 minutos atrás

Relator diz que não vai suavizar regras para policiais federais e professores

Marcelo Camargo/Agência Brasil – 13.6.19 “Acho muito difícil [fazer] mais esforços do que já foram feitos”, disse o relator da...

Nacional1 hora atrás

Bolsonaro pede “punição severa” a militar preso com cocaína em voo

Alan Santos/PR Militar que foi preso com 39 kg de cocaína em bagagem estava na comitiva oficial de Bolsonaro ao...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

Mais Lidas da Semana