conecte-se conosco



Nacional

Lula e papa Francisco se encontram na Itália

Publicado

em

O encontro foi intermediado pelo recém-eleito presidente da Argentina, Alberto Fernández.

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se encontrou nesta quinta-feira (13) com papa Francisco no Vaticano. Segundo a assessoria do ex-presidente, a reunião durou cerca de uma hora. 

“Encontro com papa Francisco para conversar sobre um mundo mais justo e fraterno”, escreveu Lula em rede social. 

O Instituto Lula, em sua conta no Twitter, publicou fotos do encontro e citou a intenção de “discutir e pensar soluções para as injustiças e desigualdades no mundo”. Lula também usou seu Twitter para divulgar as fotos. 

O ex-presidente chegou ao Vaticano por volta de 15h30 no horário local a bordo de um automóvel com vidro fumê. A Santa Sé informou que não vai divulgar um comunicado oficial devido ao caráter privado do encontro.

Com a audiência marcada pelo papa Francisco, Lula pediu à Justiça Federal do DF para adiar um depoimento que ele iria conceder no âmbito da Operação Zelotes – inicialmente marcado para terça (11).

O juiz Ricardo Augusto Soares Leite autorizou, e a audiência foi remarcada para dia 19. Lula retorna ao Brasil no sábado (15).

O encontro foi intermediado pelo recém-eleito presidente da Argentina, Alberto Fernández. No final de janeiro, os dois se encontraram e conversaram por quase uma hora. 

REDUÇÃO DA FOME

Na quarta (12), interlocutores do PT consultados pela reportagem afirmaram que Lula iria propor conversas relacionadas a temas como a redução da fome e da desigualdade.

Havia a expectativa que, no encontro, também tratassem das condenações de Lula, de lawfare (termo que indica a ocorrência de disputas políticas travadas por meio do Judiciário) e da Amazônia.

O bioma tem sido pauta recorrente dentro da Igreja Católica e foi tema central do Sínodo da Amazônia, realizado em outubro passado.

O Sínodo da Amazônia (tipo deste evento que trata de uma região específica) foi anunciado em 2017 por Francisco. A reunião serve como ferramenta para ele consultar e observar debates sobre um tema a fim de elaborar diretrizes ao clero.

Em abril passado, poucos dias antes de completar um ano encarcerado na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba, Lula escreveu uma carta ao papa Francisco na qual afirmava estar “lutando por sua inocência”.

“Estou preso porque os poderosos querem destruir toda a rede de proteção e cuidado que construímos para os excluídos”, escreveu Lula no dia 5 de abril de 2019, terminando seu texto com “gostaria de contar com seu apoio e amizade, reze por mim”.

Cerca de um mês depois, Francisco respondeu à carta do ex-presidente. Nela, citou um discurso que fez no primeiro dia daquele ano, no qual afirmou que a política deve ser ferramenta para “criar condições de um futuro digno e justo”.

Comentários do Facebook

Nacional

Bolsonaro diz que tem ‘mofo no pulmão’ e ironiza vacina da China

Publicado

em


source
Bolsonaro em live
Reprodução/Facebook

Jair Bolsonaro em live realizada nesta quinta-feira (30)


Em sua primeira live realizada após se recuperar da Covid-19, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) afirmou que está com “mofo no pulmão” após se curar da doença. Ele também ironizou a Coronavac, vacina da China da Sinovac que está sendo testada pelo Instituto Butantan, em São Paulo. Bolsonaro também elogiou a gestão do ministro interino da Saúde, Eduardo Pazuello, e criticou Luiz Henrique Mandetta .


Bolsonaro ainda afirmou na transmissão ao vivo em seu Facebook que, até novembro deste ano, 100 milhões de doses de vacinas contra o novo coronavírus serão enviadas ao Brasil pela AstraZeneca. Apesar disto, o contrato para participação do consórcio ainda não foi assinado pelo presidente. A previsão é de que seja assinado em agosto.

“Se fala muito da vacina da Covid-19 . Nós entramos naquele consórcio lá de Oxford. Pelo que tudo indica, vai dar certo e 100 milhões de unidades chegarão para nós. Não é daquele outro país não, tá ok, pessoal? É de Oxford aí”, enfatizou Bolsonaro, em referência à China.

O presidente afirmou ainda que, por já ter contraído a doença, está isento da responsabilidade de tomar a vacina. “Quem não contraiu o vírus até lá… Eu não preciso tomar porque já estou safo”, afirmou.

Apesar de recuperado, Bolsonaro afirmou que está se sentindo fraco e, por isso, realizou um exame de sangue na última quarta-feira (29). O presidente está com uma infecção no pulmão. Mesmo assim, Bolsonaro irá amanhã para Bagé, no Rio Grande do Sul.

“Tomei agora um antibiótico. Depois de 20 dias dentro de casa, a gente pega outros problemas, peguei mofo, mofo no pulmão deve ser. E amanhã, barra pesada, porque a temperatura lá em Bagé tá zero grau”, disse.

Novamente, o presidente Bolsonaro fez propaganda do medicamento que não tem eficácia científica comprovada contra a Covid-19, a hidroxicloroquina.

Comentários do Facebook
Continue lendo
Esportes3 minutos atrás

Pernambucano: Salgueiro vence Afogados e faz final com Santa Cruz

. O Salgueiro garantiu a passagem para a grande decisão do Campeonato Pernambucano após derrotar o Afogados por 3 a...

Nacional33 minutos atrás

MTST marcha pelo fim dos despejos e é atacado por bombas de gás

MTST MTST realiza marcha até a sede do governo paulista para pedir o fim dos despejos durante a pandemia O...

Nacional33 minutos atrás

Bolsonaro diz que tem ‘mofo no pulmão’ e ironiza vacina da China

Reprodução/Facebook Jair Bolsonaro em live realizada nesta quinta-feira (30) Em sua primeira live realizada após se recuperar da Covid-19, o...

Esportes33 minutos atrás

Paulista: Jô marca em reestreia, e Corinthians se classifica para semi

. O Corinthians derrotou o Bragantino por 2 a 0 na noite desta quinta (30) no estádio do Morumbi e...

Estadual33 minutos atrás

TJES atualiza Catálogo de Serviços para usuários de tecnologia da informação

. Com a atualização, a expectativa é que haja melhoria na qualidade do registro e no processo de atendimento. A...

Estadual33 minutos atrás

Fórum de Assistentes Sociais e Psicólogos realiza evento online com palestrantes do TJPR e TJRJ

. O encontro debateu os limites e possibilidades de atuação dos profissionais das duas categorias, no contexto da pandemia. O...

Política48 minutos atrás

Gilmar Mendes diz que mortes por Covid-19 são ‘macabras’ e vê ‘crise de gestão’

Agência Brasil “Estamos vivendo também crises de gestão muito graves na cabeça do próprio sistema”, afirmou Gilmar Mendes Em um...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!