conecte-se conosco



São Mateus

Luigia Bordoni, 50 anos de trabalho social, da Itália para São Mateus

Publicado

em

Hoje aos 80 anos de idade, a italiana de Milão chegou ao Brasil de Navio e desbravou a na educação de crianças pobres em São Mateus, o caminho para o futuro; e dá um conselho para as autoridades: “Cuidem bem da educação”.

SÃO MATEUS (ES) – Conhecida pelo seu trabalho social e da formação educacional de milhares de crianças ao longo dos tempos. Quem, em São Mateus nunca ouviu falar deste nome: Luigia Bordoni. Pois bem, está completando 50 anos que chegou da sua terra natal para desenvolver este belo trabalho, hoje pouco reconhecido e até desprezado, mas que segue: cuidar de crianças, cujos pais não tem o poder aquisitivo de pagar uma escola particular ou similar.

A vinda de dona Luigia Bordoni para o Brasil foi como uma missão que ela conseguiu desempenhar com magnitude e, em primeiro lugar dedicação. A trajetória desta italiana começou no ano de 1966 quando embarcou em um Navio como muitos imigrantes que fizeram o mesmo percurso, mas por outras razões. Ela não, veio para desenvolver um trabalho de pura grandeza: a educação e ensinamento.

Depois de desembarcar na cidade paulista de Sorocaba, a primeira que conheceu em solo brasileiro em 1º de agosto daquele ano, dona Luigia, dois anos depois veio para São Mateus, junto com o marido Virgílio e aqui conheceu o 1º Bispo Dom José Dalvit que traçou seu caminho: começava ali desenvolver o que mais gosta: ensinar. Em 1972 implantou as primeiras turmas da escola onde é hoje é a Associação Nova Esperança na chegada da cidade. Dois anos depois já funcionava em templo integral e não parou mais.

DIFICULDADES E ORGULHO

Dona Luigia lembra que ao chegar a São Mateus a cidade não possuía energia elétrica e água encanada. Era uma verdadeira pobreza, mas com o passar dos tempos as coisas foram se acertando. Recorda que durante todos estes anos sempre prezou de bom relacionamento com prefeitos, mas não tem boas recordações de um deles, e quanto ao atual, não conhece: “Ele nunca nos fez uma visita. Só quem veio aqui foi o vice-prefeito”, lamenta.

A italiana que se encontra em recuperação de uma fratura no ombro se orgulha em lembrar de convênios que fez com a Legião Brasileira de Assistência (LBA) que proporcionou a construção de 34 creches – uma delas, a do Bairro Santa Tereza completa 50 anos em 13 de outubro – e com a Sedu (Secretaria de Estado da Educação). Até 2012 a 2013 eram 500 crianças que frequentavam a instituição atualmente são 400. 

Com todas as dificuldades que enfrentou nestes 50 anos que se dedica a educar crianças carrega como orgulho de ter adotado uma criança que pegou da Fesbem, em Cariacica para cuidar. Hoje está com 37 anos e a chama de mãe. “é um orgulho enorme”, destaca essa italiana de 80 anos que descobriu São Mateus ainda na pobreza mas que deixa um recado aos governantes: “Cuidem bem das nossas crianças, que certamente terão um futuro garantido amanhã. Investir na educação é investir no futuro”.

Finalizando, Dona Luigia Bordoni aproveitou para lembrar do apoio que sempre recebeu da Igreja Católica, destacando sua profunda amizade com o Bispo Emérito Dom Aldo Gerna.

A italiana se orgulha em lembrar de convênios que fez com a LBA, que proporcionou a construção de 34 creches – uma delas, a do Bairro Santa Tereza completa 50 anos em 13 de outubro – e com a Sedu.

Comente Abaixo
Mulher2 horas atrás

Horóscopo do dia: previsões para 25 de janeiro de 2022

Marcelo Dalla Confira as previsões do seu signo e ascendente ÁRIES Lições do período: perseverar, reconhecer os limites, saber esperar...

Saúde3 horas atrás

Covid-19: Brasil registra 259 mortes e 83,3 mil novos casos

O número de mortes por covid-19 no Brasil subiu para 623.356. Em 24 horas, foram registradas 259 mortes. Segundo os...

Política3 horas atrás

Joe Biden chama repórter de ‘filho da puta’

Twitter Joe Biden/ Fotos Públicas Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, xingou um...

Saúde3 horas atrás

Queiroga diz que prioridade é ampliar vacinação contra covid-19

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse hoje (24) que a prioridade da pasta é ampliar a vacinação contra a...

Entretenimento3 horas atrás

Marcelo Mathias, da “Casa dos Artistas”, fala de Naiara Azevedo no BBB

Reprodução/Instagram Marcelo Mathias e Naiara Azevedo Em contato com o  iG Gente, Marcelo Mathias, ex-participante da terceira edição da “Casa...

Entretenimento3 horas atrás

Após ser lembrada por Tatá Werneck, Mara Maravilha elogia Xuxa, saiba!

Reprodução/Instagram Mara Maravilha, Tatá Werneck, Ivete Sangalo e Ursa Uma das estrelas do casting do SBT, Mara Maravilha foi mencionada por Tatá...

Entretenimento3 horas atrás

BBB 22: Leo Jaime fala sobre empatia e toma as dores de Naiara Azevedo

Reprodução/Instagram Leo Jaime e Naiara Azevedo Leo Jaime também foi às redes sociais repercutir a atitude da cantora sertaneja Naiara Azevedo,...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!