Política
Limpeza: deputados cobram saída para greve

Deputados cobraram solução para os transtornos causados pela greve dos motoristas de caminhão que atuam na coleta de lixo. O movimento de reivindicação por melhores condições salariais que já se arrasta há mais de uma semana e afeta municípios da Grande Vitória foi tema de pronunciamentos na sessão desta terça-feira (1º).
Veja o álbum da sessão no Facebook
Um dos mais enfáticos, o deputado Engenheiro José Esmeraldo (MDB) observou que, apesar de os mandatos dos atuais prefeitos estarem se encerrando, a gestão ainda não teve fim, e cobrou ações para encerrar a greve. O parlamentar ainda questionou se o problema do lixo será transferido para os prefeitos eleitos. “É importante que os prefeitos, mesmo que não tenham ganho as eleições, não abandonem o município para o qual foram eleitos para governar durante 48 meses”, cobrou.
O deputado Torino Marques (PSL) alertou sobre a proximidade do período do ano em que costumam ocorrer fortes chuvas e fez um apelo aos gestores públicos. “Essas chuvas podem pegar esse lixo todo da rua, entupir bueiros e causar um transtorno muito grande. Então, eu gostaria de saber pra quê esperar a coisa acontecer de forma ruim para a população se algumas pessoas do Executivo, que são os prefeitos das cidades e governador do estado, têm condições de entrar num acordo e tentar solucionar esse problema, que seja pelo menos de forma paliativa”, avaliou Torino.
Já o deputado Thedorico Ferraço (DEM) demonstrou preocupação com a coexistência do problema na limpeza urbana no momento de pandemia. O demista relatou preocupação com hospitais lotados e mortes causadas pela Covid-19. “Vem agora o problema de lixo na sua porta”, disse. O deputado apelou para o governo do Estado, prefeitos, sindicato e empresa de coleta de lixo para encontrar uma solução para a greve. “É preciso fazer alguma coisa. Estou alarmado com a quantidade de lixo. Fazemos um apelo para que o governo chame os prefeitos, sindicatos para fazer um vale emergencial para cobrir o sofrimento dos motoristas. O povo não pode pagar, e nós governantes temos de tomar uma atitude”, cobrou Ferraço.
Pandemia e Aids
Os deputados médicos Doutor Hércules (MDB) e Dr. Rafael Favartto (Patri) lembraram a retomada do crescimento das internações no estado e no país por conta da Covid-19. Doutor Hércules também destacou o Dia Mundial de Luta contra a Aids, fazendo uma retrospectiva do sucesso do combate à doença, mas alertou que ainda há um alto índice de contaminação, principalmente entre jovens.
Favatto reiterou as informações sobre o crescimento do contágio pelo novo coronavírus em oito estados brasileiros, entre eles o Espírito Santo. O deputado ainda comentou sobre o Hospital Jones dos Santos Neves, que é referência, e passa por nova reforma para ampliar o número de leitos de UTI para casos de Covid-19. Favatto se posicionou contra o funcionamento dos hospitais de campanha e defendeu a contratação de leitos na rede privada.

-
Economia7 dias atrás
Trabalhador que se recusar a tomar vacina ou usar máscara pode ser demitido?
-
Saúde6 dias atrás
Quem são as pessoas que não podem tomar vacina contra covid
-
Nacional7 dias atrás
PM é chamado para ocorrência, mas se envolve com prostituta e é detido nu
-
Nacional7 dias atrás
Recém-nascida é encontrada em caixa de lixo
-
Variedades6 dias atrás
Os casais que ficam juntos para sempre levam estes 13 segredos a sério
-
Entretenimento6 dias atrás
Juliana Paes exibe corpão na praia da Barra da Tijuca
-
Mulher6 dias atrás
Mulher descobre que foi traída ao limpar o carpete
-
Mulher7 dias atrás
Avó de 62 anos dá dicas para manter a forma