conecte-se conosco



Estadual

Liminar determina reintegração de posse de área do Município de Cariacica

Publicado

em


Segundo ação, logradouro pertencente ao município teria sido invadido por um grupo de pessoas que realizaram construções em alvenaria e madeira.

O juiz da Vara da Fazenda Pública Municipal de Cariacica, Jorge Luiz Ramos, deferiu, na última segunda-feira (11/01), uma medida liminar determinando a reintegração de posse do logradouro público denominado rua Belo Horizonte, localizado no bairro Rio Branco, em Cariacica.

Segundo a municipalidade, requerente na ação, ocorreu “esbulho em área pública, por diversos invasores que promoveram cinco construções de alvenaria, três obras em madeira, uma cobertura com piso e uma obra de alvenaria em construção, no logradouro denominado Rua Belo Horizonte, localizado no bairro Rio Branco, Cariacica/ES.”

O Ministério Público, ao se manifestar nos autos, destacou que “não vislumbra nenhum vício obstaculizando o regular prosseguimento da reintegração”.

A defensoria pública apresentou contestação, requerendo a improcedência dos pedidos.

Em sua decisão, o magistrado destaca que, como o bem público não pode ser objeto de propriedade por usucapião, também não pode ser objeto da posse. “O bem do Estado não pode integrar o patrimônio particular, tendo em vista que o poder do particular sobre terras públicas trata-se de mera detenção, conforme já decidido pelo Colendo STJ”, destacou.

Segundo a decisão, foi constatado nos autos que as ocupações impugnadas na ação possessória se deram em logradouro público (Rua Belo Horizonte) e teriam, inclusive, gerado diversos transtornos na região, conforme se denota de denúncia feita à ouvidoria do Município.

“Assim sendo, mostra-se inegável que a edificação de imóvel em logradouro público constitui ato irregular, eivado de clandestinidade, caracterizando esbulho passível de ação reintegratória de posse”, destacou a decisão.

O juiz concedeu o prazo de 15 dias para a desocupação voluntária da área reivindicada pelo município, que será contado a partir da intimação dos Requeridos.

“Não sendo a área desocupada voluntariamente, REQUISITO, a fim de dar cumprimento a esta medida reintegratória, nesse caso em caráter forçado, o apoio da Polícia Militar do Estado do Espírito Santo, devendo ser oficiada quanto ao teor desta decisão na pessoa de seu ilustre Comandante Geral”, concluiu o magistrado.

Processo nº 0003345-75.2019.8.08.0012

Vitória, 13 de janeiro de 2021

Informações à Imprensa

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Maira Ferreira | [email protected]

Maira Ferreira
Assessora de Comunicação do TJES

[email protected]
www.tjes.jus.br

Fonte: TJES

Comente Abaixo
Nacional5 horas atrás

Cliente de bar relata constrangimento com comentário obsceno na conta

Na comanda, uma observação chamou a atenção da mulher. Entre os itens havia uma referência a seus traços físicos: “Moça...

Política6 horas atrás

Após Maia falar com embaixador, governo diz ser “único interlocutor” com a China

Najara Araújo/Câmara dos Deputados Presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ) O governo federal disse nesta quarta-feira (20) que é o...

Estadual7 horas atrás

Direito do consumidor em viagem de férias é tema do primeiro Just Talk do ano

O juiz Gustavo Procópio, do 2º Juizado Especial Cível de Colatina, é quem explica o assunto, com enfoque na pandemia....

Estadual7 horas atrás

Estado e Município devem oferecer procedimento de reprodução assistida a moradora de Guarapari

Entes públicos devem custear fertilização in vitro e todo e qualquer medicamento, tratamento ou exame de que necessite a paciente....

Internacional7 horas atrás

Biden diz que Trump escreveu uma carta “muito generosa” antes de sair

Reprodução: iG Minas Gerais Joe Biden O presidente dos EUA, Joe Biden , disse que seu antecessor, Donald Trump ,...

Política7 horas atrás

Chanceler nega problema com a China; insumo em falta seria pela alta procura

Alan Santos/PR Ernesto Araújo, ministro das Relações Exteriores O ministro das Relações Exteriores,  Ernesto Araújo , negou que nesta quarta-feira...

Economia7 horas atrás

Após acidente com caçamba, motociclista recebe indenização de 20 mil

    Creative Commons/Wikimedia – Uma caçamba em Belo Horizonte, Brasil. Imagem ilustrativa Um motociclista da cidade de Belo Horizonte...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!