Connect with us

Nacional

LDO: Governo abre debate com a população sobre orçamento de 2023

Published

on

source
Sessão Extraordinária na Assembleia Legislativa de São Paulo nesta terça-feira (15)
Reprodução/Assembleia Legislativa do Estado São Paulo

Sessão Extraordinária na Assembleia Legislativa de São Paulo nesta terça-feira (15)

O Governo de São Paulo abre à participação popular a Audiência Pública Eletrônica do Orçamento de 2023. De 23 de maio a 15 de junho, o cidadão pode acessar os sites  Audiências do Orçamento e da Secretaria de Orçamento e Gestão  e incluir as necessidades que considera mais importantes para o desenvolvimento socioeconômico do Estado.

A LOA estima as receitas e fixa as despesas do Governo que são associadas aos programas definidos no PPA (Plano Plurianual) e a suas respectivas ações e metas especificadas na LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) daquele ano.

Trata-se de uma oportunidade para a comunidade contribuir, de maneira efetiva, na construção de um orçamento mais próximo de sua realidade. As demandas coletadas nas audiências serão encaminhadas aos órgãos setoriais, com o objetivo de compatibilizá-las com os Programas Orçamentários, subsidiando a elaboração da LOA (Lei Orçamentária Anual) de 2023.

Calendário regional

O Governo de São Paulo abriu neste mês o calendário das Audiências Públicas Regionais para a construção do Orçamento do próximo ano. Ao todo serão 18 reuniões virtuais que começarão a partir de 24 de maio para o Aglomerado Urbano de Franca e a Região Administrativa de Barretos.

Nesta fase do processo orçamentário, a colaboração do cidadão permitirá a identificação das demandas prioritárias para cada uma das Regiões Metropolitanas, Administrativas e Aglomerados Urbanos do Estado.

Qualquer cidadão paulista ou residente no Estado pode participar das audiências públicas do orçamento pelos sites Audiências do Orçamento e da Secretaria de Orçamento e Gestão, onde serão também publicadas a metodologia que orientará a realização das Audiências Públicas Regionais Virtuais.

Organizadas pela Secretaria de Orçamento e Gestão em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Regional e atendendo à Lei de Responsabilidade Fiscal, as próximas reuniões virtuais podem ser acessadas pelo aplicativo Teams por meio dos links abaixo.

24 de maio às 10h: Aglomerado Urbano de Franca 

24 de maio às 14h30: Região Administrativa de Barretos 

25 de maio às 10h: Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte

25 de maio às 14h30: Região Metropolitana da Baixada Santista 

26 de maio às 10h: Região Administrativa de Bauru

31 de maio às 10h: Região Metropolitana de Ribeirão Preto

31 de maio às 14h30: Regiões Metropolitana e Administrativa de Campinas

01 de junho às 10h: Região Administrativa de Itapeva

01 de junho às 14h30: Região Administrativa de Araçatuba

02 de junho às 10h: Regiões Metropolitana e Administrativa de Sorocaba

Diretrizes Orçamentárias

No último dia 30, o Governo de SP enviou para a Alesp projeto de lei das Diretrizes Orçamentárias de 2023, documento que engloba as metas e prioridades da administração estadual e regras sobre a elaboração da LOA.

 O PL considerou também as estratégias de preparação do PPA de São Paulo dos anos de 2020 a 2023, de acordo com a Lei nº 17.262/2020, além de indicações de alteração da legislação tributária, da política de aplicação dos recursos pelas agências financeiras oficiais de fomento, da gestão da dívida pública e da captação de recursos por órgãos estaduais.

Participação do cidadão

A Audiência Pública Eletrônica do Processo Orçamentário do Estado de São Paulo de 2023, realizada entre 04 e 14 de abril deste ano, gerou mais de 750 votos. Foram 320 cidadãos paulistas ou residentes no Estado que, por meio do sistema de votação disponibilizado no site Audiências do Orçamento, tiveram a oportunidade de sugerir demandas para o desenvolvimento socioeconômico da sua região, em particular, ou do Estado de São Paulo como um todo.

As Audiências Públicas são importantes instrumentos legais previstos na Lei de Responsabilidade Fiscal e na Lei de Diretrizes Orçamentárias para estimular a participação dos cidadãos e garantir a transparência na elaboração do Plano Plurianual, da Lei de Diretrizes Orçamentárias e da Lei Orçamentária Anual.

Comente Abaixo
Economia18 minutos ago

PEC dos combustíveis pode ser votada amanhã no Senado

Geraldo Magela/Agência Senado PEC dos Combustíveis deve furar teto de gastos em R$ 34,8 bilhões O Plenário do Senado deve...

Mulher18 minutos ago

Signo de Câncer: confira a previsão especial para o mês de julho

Redação EdiCase Signo de Câncer: confira a previsão especial para o mês de julho Com o Sol em seu signo,...

Polícia Federal18 minutos ago

Polícia Federal deflagra operação de combate a fraudes a Sistema Oficial de controle de produto florestais – SISDOF

Porto Velho/RO – A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (28/6), a Operação Paper Wood, que visa desarticular organização criminosa dedicada...

Entretenimento18 minutos ago

Esposa de Cauã Reymond parabeniza Grazi Massafera em aniversário

Reprodução/Instagram – 28.06.2022 Cauã Reymond, Sofia, Mariana Goldfarb e Grazi Massafera Grazi Massafera celebra o aniversário de 40 anos nesta...

Economia18 minutos ago

Governadores de 11 estados e DF acionam STF contra lei que limita ICMS

MARCELLO CASAL JR./AGÊNCIA BRASIL Teto do ICMS para combustíveis: 11 estados e o DF entram no STF contra lei que...

Polícia Federal18 minutos ago

PF prende homem com mais de 8 kg de bombons recheados com cocaína

Guarulhos/SP – A Polícia Federal apreendeu na madrugada de hoje (28/6), no Aeroporto Internacional de São Paulo, em ação conjunta...

Tecnologia18 minutos ago

Windows 11 22H2 vai obrigar uso de conta Microsoft até na versão Pro

Divulgação/Microsoft Windows 11 22H2 chegará no final deste ano O Windows 11 22H2 está chegando nos próximos meses com mudanças importantes. Quem...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana