conecte-se conosco


Direto de Brasília

Lama de Brumadinho avança e assusta comunidades às margens do Rio Paraopeba

Publicado

em


Rio Paraopeba recebeu a maior parte da lama e dos rejeitos após o rompimento da barragem da Vale
Lucas Hallel Ascom/Funai

Rio Paraopeba recebeu a maior parte da lama e dos rejeitos após o rompimento da barragem da Vale

O rompimento de uma barragem da empresa Vale na cidade de Brumadinho, Região Metropolitana de Belo Horizonte, que vitimou centenas de pessoas, segue reverbarando no estado de Minas Gerais. Comunidades ás margens do Rio Paraopeba, que foi tomado pela lama e pelos rejeitos de minério na região do acidente, temem o avanço da sujeira.

Leia também: Minas e Energia abre processo para investigar tragédia de Brumadinho

Na comunidade de Ribeiro Manso (MG), que fica nas margens do Paraopeba , mas a 300 km do local do rompimento da barragem, muitas pessoas abandonaram os próprias casas por meio do avanço dos rejeitos e dos perigos de contaminação. No local, as águas ainda estão limpas, mas o valor dos imóveis já caiu cerca de 50%.

Um grupo de pesquisadores da Universidade Federal de Juiz de Fora encontrou águas lodosas na região de Pará de Minas (MG), a 110 km da barragem da Vale .

A empresa, por sua vez, tenta minimizar as consequências da tragédia. Nesta segunda-feira (11), a mineradora abriu registro para doação de R$ 50 mil e R$ 15 mil para os moradores da Zona de Autossalvamento (ZAS) do Plano de Emergência de Barragens e de Mineração (PAEBM). O repasse, no entanto, só contempla a região de extensão de até 10 km do local do rompimento.

Na última atualização, o número de mortes na tragédia de Brumadinho subiu para 165. Já foram identificadas 156 vítimas. Continuam desaparecidas160 pessoas. 138 estão desabrigados.

Entenda a tragédia que levou a lama para o rio Paraopeba


Lama e rejeitos da barragem que se rompeu em Brumadinho invadiram o rio Paraopeba
Isac Nóbrega/PR

Lama e rejeitos da barragem que se rompeu em Brumadinho invadiram o rio Paraopeba

No início da tarde de 25 de janeiro, a barragem 1 da Mina do Corrégo do Feijão , que pertence à Vale e está localizada em Brumadinho , cidade da Região Metropolitana de Belo Horizonte, se rompeu. O município foi invadido pela lama e pelos rejeitos de minério, deixando centenas de mortos e feridos.

Leia mais:  MDB diz ter “direito” sobre escolha para a presidência do Senado

Muitas das vítimas são funcionários ou terceirizados da própria  Vale  , que tinha um complexo administrativo no local. O refeitório da empresa ficava muito perto da barragem rompida e foi totalmente soterrado.

Integrantes do Governo Federal já admitiram que não será possível resgatar os corpos de todas as vítimas da tragédia. “Este é um episódio de muita gravidade. Algumas pessoas, triste e lamentavelmente, não serão recuperadas”, disse o ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, após reunião do comitê de crise montado para acompanhar a situação.

Leia também: Inhotim reabre neste sábado e promete ajudar na recuperação de Brumadinho

Após a tragédia de   Brumadinho, dois engenheiros que atestaram a segurança da barragem, além de três funcionários da Vale, foram presos. Os cinco já foram soltos. O governo afirmou que “tomará medidas” para impedir tragédias parecidas e falou em aumentar a fiscalização. Ainda em recuperação no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, o presidente Jair Bolsonaro (PSL) viajou à cidade mineira antes de ser internado e sobrevoou o Rio Paraopeba .

Fonte: IG Política
Comentários do Facebook
publicidade

Direto de Brasília

Bolsonaro explica demissão de Bebianno e diz que ainda acreditano ex-ministro

Publicado

em


Presidente do PSL durante as eleições de 2018, Gustavo Bebianno trabalhou diretamente na campanha de Jair Bolsonaro
Reprodução/Instagram Gustavo Bebianno

Presidente do PSL durante as eleições de 2018, Gustavo Bebianno trabalhou diretamente na campanha de Jair Bolsonaro


Minutos após o porta-voz da Presidência, Otávio Rêgo Barros, anunciar que Gustavo Bebianno foi exonerado da Secretaria-Geral da Presidência nesta segunda-feira (18), o presidente Jair Bolsonaro usou as redes sociais para divulgar um vídeo explicando a demissão de seu ministro.

 Em seu discurso, Jair Bolsonaro agradece a dedicação e reconhecimento de Bebianno durante o período eleitoral e reconhece que o trabalho do ex-presidente do PSL foi importante para sua vitória. Ao final, antes de anunciar a demissão do ministro, o presidente disse que continua acreditando na seriedade e qualidade do trabalho do advogado.

“Tenho que reconhecer a dedicação e comprometimento a frente da coordenação da campanha eleitoral em 2018. Seu trabalho foi importante para o nosso êxito. Continuo acreditando na sua seriedade e qualidade do seu trabalho”.

Assista ao vídeo:


Fonte: IG Política
Comentários do Facebook
Leia mais:  COE ataca tráfico internacional e prende construtor de túneis em ação com a PF
Continue lendo

Votação

O eleitor mateense tem até 07 de março de 2019, a chance de indicar espontaneamente, o que pode ser no futuro o PREFEITO do Município. Escolha entre esses candidatos apresentados:

Entretenimento12 minutos atrás

“Lembro mais dos Corvos” é filme-relato das dores e desejos de uma mulher trans

Quem tem dúvidas do vigor do cinema independente brasileiro precisa assistir “Lembro Mais dos Corvos”, um filme testamento de uma...

Entretenimento12 minutos atrás

Sob escrutínio racial, “Green Book” quer ser “A Forma da Água” do Oscar 2019

Pode não parecer, mas “Green Book: O Guia” é o filme que despertou mais polêmica nessa temporada de premiações. O...

Entretenimento12 minutos atrás

“Todos Já Sabem” é melodrama poderoso com inspirada trinca de atores

O cinema de Asghar Farhadi (“A Separação”, “O Passado” ) é pautado pelo interesse quase que antropológico de observar o...

Esportes2 horas atrás

Ver o futebol brasileiro virou motivo para castigo e tortura

– Filho, você está de castigo . Quem mandou tacar fogo no lixo. Isso não se faz. E outra coisa:...

Entretenimento3 horas atrás

Realeza negra? Meghan Markle aparece como rainha em vídeo de Beyoncé

Aconteceu nesta quarta-feira (20) o prêmio Brit Awards, em Londres. Beyoncé e Jay-Z não puderam comparecer ao evento, porém, foram...

Esportes5 horas atrás

Corinthians vira sobre o Avenida-RS e se classifica na Copa do Brasil

Daniel Augusto Jr. / Agência Corinthians Timão sofreu, mas conseguiu virar nos últimos minutos, contra o Avenida-RS e vencer por...

Esportes5 horas atrás

Em jogo de viradas, City vence o Schalke; Atlético faz 2 a 0 na Juventus

Reprodução Sterling marcou o último gol contra o Schalke 04, sem auxílio do VAR Na rodada das oitavas de final...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

Mais Lidas da Semana