conecte-se conosco



Saúde

Laboratórios recolhem medicamentos para úlcera no estômago

Publicado

em

Os laboratórios Medley e Aché decidiram recolher lotes de medicamentos com cloridrato de renitidina por suspeita de uma possível contaminação de uma substância de efeito cancerígeno nos pacientes que consomem os produtos. Os medicamentos são utilizados para o tratamento de úlcera estomacal, refluxo, dentre outras enfermidades.

A Medley retirou do mercado 50 lotes do medicamento Ranitidina de 150mg e 300mg, com fabricação entre outubro de 2018 e setembro de 2019. O receio da companhia envolvia a possível presença de uma impureza da nitrosamina chamada N-nitrosodimetilamina, que teria potencial de causar câncer em seres humanos.

Já o laboratório Aché realizou também preventivamente a coleta dos medicamentos Label comprimidos e Label xarope e genéricos de cloridrato de raniditina. Em nota à Agência Brasil, alegou que “segue rigorosamente todas as solicitações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), inclusive a recomendação sobre o controle das nitrosaminas”.

Segundo a Medley, as pessoas que tiverem de se desfazer do medicamento não terão prejuízos. A empresa orienta quem estiver nesta situação a entrar em contato com o SAC da Medley pelo telefone 0800 7298 000, de segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 17h.

Também no caso da Aché, dúvidas de pacientes ou lojistas vendedores dos produtos devem ser encaminhadas por meio da Central de Atendimento a Clientes pelo telefone 0800-701-6900 ou pelo e-mail:[email protected]

Edição: Bruna Saniele
Fonte: EBC Saúde

Comentários do Facebook

Saúde

Médica explica como curtir o Carnaval e evitar o câncer de pele

Publicado

em

Especialista recomenda testar antes a maquiagem da folia, como forma de evitar alergia. E para quem vai sair no bloco, filtro solar é essencial

Carnaval combina com maquiagem, glitter, lantejoulas, tintas e sprays coloridos. Mas tanto brilho custa caro à pele. Se não for bem protegida, lesões e pintas podem aparecer, aumentando os riscos de câncer no futuro.

O problema mais comum é a reação alérgica, que pode ocorrer até 24 horas após a exposição a itens como maquiagem e purpurina. É fundamental observar a data de validade do produto e fazer um teste, passando um pouco na região anterior do antebraço antes de usá-lo. 

A radio-oncologista Lorraine Juri, do Instituto de Radioterapia Vitória (IRV), na Serra, afirma que além dos cuidados com a aplicação e verificação da procedência da maquiagem, é fundamental não se descuidar do filtro solar ao sair nos blocos carnavalescos.

“A melhor maneira de se proteger do sol nos blocos de rua é aplicar o filtro solar cerca de 30 minutos antes de sair de casa e lembrar de reaplicá-lo a cada duas horas no decorrer do dia. É importante recorrer também a outras medidas de fotoproteção, como o uso de chapéu e óculos escuros. Também é válido ficar em áreas de sombra para evitar que o excesso de sol atrapalhe a folia”, recomenda.

Brilhos e maquiagem coloridos também devem receber atenção especial na hora de serem removidos do corpo, dando preferência a produtos como sabonetes e demaquilantes específicos.

Caso a pessoa note o aparecimento de pintas e manchas pelo corpo, é preciso procurar um médico especialista para avaliar o caso.

“O ideal é visitar o dermatologista pelo menos uma vez por ano para verificar pintas e manchas. Indivíduos com muitas pintas, histórico familiar de câncer de pele, pintas que coçam ou sangram ou lesões que estejam crescendo devem ficar em alerta”, afirma Lorraine Juri.

Lorraine Juri, radio-oncologista do Instituto de Radioterapia Vitória (IRV)

Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), no Espírito Santo mais de 3,6 mil pessoas devem ser diagnosticadas com câncer de pele não melanoma este ano, sendo 2.210 mulheres e 1.480 homens.

O Carnaval acontece de 22 a 25 de fevereiro e Lorraine Juri ainda dá uma última dica para curtir a folia com saúde: não se descuidar da hidratação.

“A perda de água pelo corpo decorrente da temperatura elevada traz risco de desidratação e, consequentemente, a necessidade de reposição adequada de líquidos. Não se esqueça de beber no mínimo dois litros de água por dia”, afirma a médica.

Sobre o IRV

Fundado em 2005, o Instituto de Radioterapia Vitória (IRV) é a única clínica privada do Espírito Santo para o tratamento de câncer por meio deste serviço. Funciona nas dependências do Vitória Apart Hospital, na Serra, com tecnologia de ponta e equipe altamente qualificada que tem como filosofia de trabalho o acolhimento dos pacientes.

O IRV possui convênio com os maiores planos de saúde do Espírito Santo, como Unimed, Samp, São Bernardo, Bradesco Saúde, MedSênior, Pasa/Vale, ArcelorMittal, Petrobras, Cassi (BB), Saúde Caixa, Banescaixa, Amil, entre outros.

Comentários do Facebook
Continue lendo
Nacional1 minuto atrás

Grandes bancos reduziram quadro em 7 mil pessoas

O Itaú fechou 200 agências no quarto trimestre do ano passado e enxugou quadro de funcionários Pressionados por maior uma...

Economia2 minutos atrás

Ceagesp amanhece fechada pelo terceiro dia e caminhoneiros formam fila

arrow-options Foto: Reprodução/TV Globo Fila de caminhões em frente à Ceagesp Uma fila de caminhões em frente à Ceagesp, na...

Economia2 minutos atrás

Governo recua e decide enviar novo texto da reforma administrativa

arrow-options MARCELO CAMARGO/AGÊNCIA BRASIL Ministro da Economia Paulo Guedes e o presidente Jair Bolsonaro O governo admitiu na noite desta...

Nacional3 minutos atrás

Criança de 9 anos reza em voz alta antes de ser estuprada pelo próprio pai

Na manhã da última segunda-feira (10), policiais civis da Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de São Gabriel da Cachoeira, distante...

Saúde9 minutos atrás

Médica explica como curtir o Carnaval e evitar o câncer de pele

Especialista recomenda testar antes a maquiagem da folia, como forma de evitar alergia. E para quem vai sair no bloco,...

Internacional15 minutos atrás

China adota novas medidas para lidar com coronavírus

Autoridades chinesas estão adotando novas medidas para tentar interromper o alastramento do novo coronavírus. O surto já matou 1.113 pessoas...

Internacional28 minutos atrás

Eleição nos EUA: Bernie Sanders vence primária democrata de New Hampshire

arrow-options Reprodução/Twitter Bernie Sanders Na segunda prévia do Partido Democrata para definir o candidato na disputa presidencial de novembro, o...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana