conecte-se conosco



Política

Kassio Nunes faz correção no currículo e adere ao Lattes

Publicado

em


source
Kassio Nunes sorrindo
Reprodução/TRF-1

Desembargador Kassio Nunes foi indicado por Bolsonaro para a vaga de Celso de Mello no STF

O desembargador Kassio Nunes , indicado à vaga do STF (Supremo Tribunal de Justiça), criou um currículo na plataforma Lattes , em que alterou um de seus títulos acadêmicos. As informações são do portal UOL.

Depois das polêmicas sobre Nunes ter ‘turbinado’ seu currículo acadêmico, ele trocou o título de “postgrado” para “curso” na Universidade de La Coruña. O título de “postgrado” constava em seu perfil oficial do TRF-1 (Tribunal Federal da 1ª Região). No entanto, Kassio nega haver irregularidades em seu currículo .

De acordo com o UOL, a assessoria do desembargador afirmou que ele criou a página no Lattes para detalhar informações e está atualizando “aos poucos”. A plataforma é ligada ao CNPq  (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e é utilizada oficialmente para apresentação de currículos acadêmicos no Brasil.

Nunes foi escolhido para assumir a cadeira de Celso de Mello , que se aposentará em outubro, pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Para ser aprovado, ele precisará ser aceito por senadores em uma sabatina no dia 21 de outubro .

Pós-doutorado

Além da divergência sobre o título na Universidade de La Coruña, na Espanha , o fato do currículo do desembargador contar com dois títulos de pós doutorados concluídos dentro do período em que ele ainda cursava o doutorado chamou a atenção.

Kassio Nunes informou ser pós-doutor em direito pela Universidade de Messina, na Itália, e pela Universidade de Salamanca, na Espanha. Ele afirmou que a expedição do diploma do pós-doutorado de Salamanca ainda está em tramitação, mas os estudos já foram concluídos.

Na plataforma Lattes, o desembargador indicou que os pós-doutorados foram feitos entre 2017 e 2018. Entretanto, o doutorado dele foi concluído em setembro de 2020.

Após sua trajetória acadêmica ser contestada, a assessoria de imprensa de Nunes divulgou, em nota, que os cursos de pós-doutorado foram feitos ao mesmo tempo que o doutorado, mas que a expedição dos diplomas só é efetivada após a conclusão do doutorado.

“A emissão dos certificados somente acontece após o doutorado. Entre 2017 e 2018, o desembargado Kassio Nunes Marques cursou pós-doutorados na Universidade de Messina e na Universidade de Salamanca. O doutorado, por sua vez, foi iniciado em 2016 e concluído em 28/9/2020, na universidade de Salamanca”, diz a assessoria, conforme o UOL.

Plágio

Outra polêmica envolvendo o currículo do desembargador foi sobre o suposto plágio . A informação foi divulgada pela revista Crusoé e, segundo a reportagem, ele teria copiado trechos de artigos escritos pelo advogado Saul Torinho Leal , integrante da banca de advocacia do ex-ministro do STF, Carlos Ayres Britto.

Nunes negou o plágio e afirmou que seu trabalho e o do advogado Leal são “produções doutrinárias opostas”.

Comente Abaixo
Mulher17 minutos atrás

Testamos a Dazzle, nova linha de maquiagem da Hinode; confira o que achamos

Divulgação Dazzle é a nova linha de maquiagem da Hinode Não sou uma pessoa que utiliza muita maquiagem , pois...

Mulher17 minutos atrás

Casa e decoração: seis dicas para facilitar a circulação na casa

Vitor Fontes e Dennis Fidalgo Neste projeto, os arquitetos integraram os ambientes para priorizar a circulação da casa Quem está...

Nacional32 minutos atrás

Gilmar Mendes e Toffoli votam a favor de liberar reeleição de Alcolumbre e Maia

Os ministros Gilmar Mendes e Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), apresentaram na madrugada desta sexta-feira votos que autorizam a...

Mulher1 hora atrás

Horóscopo do dia: previsões para 04 de dezembro de 2020

Marcelo Dalla O horóscopo do dia ajuda a seguir os melhores caminhos na vida ÁRIES O clima fica mais alegre...

Saúde2 horas atrás

Estado do Rio inicia testagem para covid-19 agendada por aplicativo

O estado do Rio de Janeiro começa nesta sexta-feira (4) a testagem para covid-19 a partir de um novo procedimento: o agendamento por...

Entretenimento7 horas atrás

‘A Fazenda 12’: com discurso de Bial no ‘BBB’, Mion elimina Jakelyne Oliveira

Reprodução Pedro Bial é citado em discurso de eliminação de Jake Jakelyne Oliveira foi a décima segunda participante a deixar “A Fazenda 12”...

Nacional9 horas atrás

Parlamentar do PSL chama deputadas de “deputéricas”; caso vai para conselho

Pablo Valadares/Câmara dos Deputados Deputado Bibo Nunes fez ofensa machista a parlamentares mulheres O deputado federal Bibo Nunes (PSL-RS), da...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!