conecte-se conosco



Regional

Justiça manda banco pagar R$ 25 mil por demora em atendimento em Nova Venécia

Publicado

em

Segundo a sentença, o pagamento deve acontecer em até dez dias

A Justiça condenou o Banco do Brasil a pagar R$ 25 mil de indenização por danos morais coletivos ao Fundo Municipal de Defesa do Consumidor de Nova Venécia por exceder o tempo máximo de espera para atendimento ao cliente em uma agência da cidade. A decisão proferida pela 2ª Vara Cível de Nova Venécia teve origem em uma Ação Civil Pública (ACP) do Ministério Público do Espírito Santo (MP-ES).

Na ação, o MP-ES afirmou que em um dos meses monitorados pelo órgão, em 2017, o banco realizou 2.479 atendimentos em desconformidade com o tempo estipulado pela legislação municipal, que é de no máximo 15 minutos de espera nos dias normais e no máximo 30 minutos nos dias que antecedem ou sucedem feriados, ou em datas de pagamentos de benefícios. 

“Essa espera, em uma fila bancária, é fato inadmissível e inaceitável na sociedade moderna, pois vivemos numa sociedade onde o tempo passou a ter valor inestimável. Todos os eventos da vida do cidadão se vinculam, na atualidade, ao tempo. Na era da informação, onde os mais diversos fatos são noticiados praticamente em tempo real, é inconcebível a perda de tempo em fila de banco”, afirma a ação ajuizada pelo MP-ES.

O órgão afirmou, ainda, que o banco “não disponibiliza mais funcionários e nem adota medidas que eliminem, definitivamente, a perda de tempo em longas e demoradas filas”.

Ao determinar o pagamento de danos morais coletivos ao município, o juiz Thiago de Albuquerque Sampaio Franco afirmou que há “farta prova documental que comprova o atraso no atendimento na referida agência”. O magistrado afirmou ainda que é dever da instituição financeira montar um aparato que permite diminuir o tempo de permanência em fila em datas cruciais, como nas datas de pagamentos a aposentados. 

“Não e possivel ainda por parte da empresa demandada alegar a inviabilidade financeira. É certo que a empresa pública em questão se encontra situada em um regime concorrencial, competindo atualmente inclusive com bancos virtuais e, para continuar sendo competitiva, deve realizar uma reengenharia no seu quadro de funcionários”, afirmou o magistrado. 

Segundo a sentença, o pagamento da indenização ao fundo municipal deve acontecer em até dez dias. O juiz negou, entretanto, o pedido de danos morais individuais, determinando que cabe a cada consumidor ingressar com ação caso tenha se sentido lesado.


(*MPES e Tribuna on line)

Comentários do Facebook

Regional

Corpo de jovem que estava desaparecido em lagoa de Linhares é encontrado

Publicado

em

Ele havia desaparecido depois de tentar atravessar uma lagoa em Linhares, de uma borda à outra. O corpo foi reconhecido por familiares que acompanhavam os trabalhos.

O corpo do jovem Alan Batista, de 18 anos, foi encontrado pela equipe de buscas do Corpo de Bombeiros no início da tarde desta quinta-feira (20). Ele havia desaparecido depois de tentar atravessar uma lagoa em Linhares, de uma borda à outra, na tarde de quarta (19). O corpo foi reconhecido por familiares que acompanhavam os trabalhos.

De acordo com testemunhas, Alan saiu de um quintal no bairro Interlagos para atravessar a lagoa a nado até chegar do outro lado, no bairro Aviso.

“Ele atravessou, desceu, estava tomando banho e falou para os meninos que ia vir a nado, mas ele não aguentou e começou a descer e subir. Ele perdeu o fôlego e afundou”, contou a avó de Alan, Beatriz Batista.

Os próprios familiares fizeram buscas por Alan na tarde desta quarta-feira. Nesta quinta, uma equipe especializada em mergulho se deslocou de Vitória para Linhares para fazer as buscas. Equipes do Corpo de Bombeiros também auxiliaram os trabalhos.

Comentários do Facebook
Continue lendo
Política6 minutos atrás

Sede do PSOL recebe ameaças antissemitas, injúrias raciais e LGBTfóbicas

arrow-options Reprodução Ameaça foi denunciada pelo Psol Membros do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) em Niterói, na Região Metropolitana, denunciaram...

Entretenimento6 minutos atrás

Luna terá que deixar o Programa de Proteção em “Salve-se Quem Puder”

Após ser flagrada conversando com o namorado pelo compuatdor, Luna (Juliana Paiva) fará uma confissão no capítulo desta sexta-feira. A...

Internacional6 minutos atrás

Coronavírus: mais passageiros deixam navio de cruzeiro no Japão

Um terceiro grupo de passageiros do navio de cruzeiro Diamond Princess, afetado pelo novo coronavírus, está desembarcando nesta sexta-feira (21)....

Entretenimento32 minutos atrás

Almeida fica encantado com Francisco em “Éramos Seis”

No capítulo desta sexta-feira (21) de “Éramos Seis”, chegou o dia do batizado do pequeno Francisco, filho adotivo de Zeca...

Mulher32 minutos atrás

Horóscopo do dia: previsões para 21 de fevereiro de 2020

arrow-options Marcelo Dalla O horóscopo do dia apresenta a previsão para o seu signo e ascendente ÁRIES É tempo de...

Nacional3 horas atrás

São Paulo tem sexta-feira de chuva intensa, mas deverá cessar na hora do desfile

Tempo nublado e chuva intensa durante todo o dia marcam a previsão do tempo desta sexta-feira (21), na capital paulista....

Esportes6 horas atrás

Cruzeiro vence Sesc-RJ, que anuncia fim da equipe após Superliga

O Cruzeiro está mais líder do que nunca Superliga de Vôlei 2019/2020. O Cabuloso, como gosta de dizer a torcida...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana