Formada em Rádio e TV, escritora, roteirista e produtora cultural, Juane Vaillant é a entrevistada da vez do Dedo de Prosa, programa da TV Assembleia que prestigia a literatura capixaba. A edição inédita vai ao ar nesta sexta-feira (24), às 13 horas, com reprise às 18h30, 21 horas e 23h15.
Apesar do pouco tempo de carreira, Juane já tem uma boa bagagem de experiências. A jovem escritora toma a oralidade como ponto de partida de suas produções. Sempre gostou de contar histórias para os familiares, além de atuar como roteirista de cinema.
Vaillant participou de curtas-metragens capixabas como “O Espelho”, “A Febre”, “Da curva pra cá”, “Inabitáveis”, “90 rounds” e o longa “Os Primeiros Soldados”. Juane também faz parte do coletivo literário Boas de Prosa e é apresentadora e produtora no canal do YouTube “Vai Vendo”.
O mundo de cá
As primeiras experiências literárias de Juane foram publicadas em coletâneas. O livro de estreia solo, “O mundo de cá”, publicado pela Editora Pedregulho, traz 15 contos fantásticos, que passeiam entre o real e o imaginário, com uma boa pitada de aventuras e suspense.
Militância e ativismo
Autodeclarada negra, Juane milita contra o racismo na literatura. O bate papo com ela revela o quanto a escritora tem pautado o assunto por onde passa. Ela lembra que, para a mulher negra, sempre sobra o papel de cuidar de alguém da própria família ou como meio de vida, e que isso afasta ou retarda a participação desse público nas letras. “Geralmente elas não conseguem publicar sozinhas e, em geral, passam a vida participando de coletâneas. A própria [Conceição] Evaristo, que é minha referência, começou a publicar somente na terceira idade”, explica.
Acompanhe
Com imagens de Guga Prates e Alexandre Galvêas, produção de Fabienne Costa e apresentação de Patrícia Bravin, a entrevista com Juane Vaillant vai ao ar pela TV Assembleia nos seguintes canais, na Grande Vitória: 3.2 (aberto e digital); 319.2 (GVT); 12 (NET); 23 (RCA) e 519.2 (Sky). Nos horários de exibição o programa também pode ser visto de qualquer lugar por meio do portal da Ales e canal da TV Assembleia no YouTube. Outras entrevistas estão disponíveis na playlist do programa.