conecte-se conosco



Internacional

Jornal do Vaticano interrompe publicação diante de pandemia

Publicado

em

.

O jornal do Vaticano, L’Osservatore Romano, que o papa Francisco chamou de “jornal do partido”, suspendeu a impressão pela terceira vez em quase 160 anos nesta quarta-feira (25) devido ao coronavírus.

O jornal, fundado em 1861, continuará sendo publicado online e a maioria de sua equipe, com cerca de 60 pessoas, incluindo 20 jornalistas, trabalhará em casa, disse a editora Andrea Monda.

“Um jornal e o papel em que ele é impresso estão entrelaçados, então é triste que isso esteja acontecendo, mas a realidade é que todos estamos enfrentando uma crise”, disse Monda à Reuters.

A edição da noite de hoje será a última por enquanto. A tiragem de cerca de 5 mil cópias é desproporcional à sua influência mais ampla na reflexão da opinião do Vaticano sobre assuntos internacionais e assuntos da Igreja.

“Vamos tentar aproveitar ao máximo o momento para aumentar o número de leitores online até que possamos voltar a imprimir”, disse Monda.

Dez cópias continuarão sendo impressas. Eles são para o Papa Francisco, o ex-Papa Bento XVI, algumas autoridades de alto escalão e algumas cópias para serem arquivadas para registro histórico.

“Tivemos que parar principalmente porque as impressoras e os distribuidores não puderam garantir seus serviços em condições seguras por causa da paralisação na Itália e no Vaticano”, disse Monda.

É muito raro o jornal não ser publicado. Até a ocupação nazista de Roma durante a Segunda Guerra Mundial não interrompeu a publicação do jornal.

No entanto, o jornal não foi publicado em 20 de setembro de 1870, quando as forças que lutavam pela unificação italiana conquistaram Roma e encerraram o poder temporal da Igreja sobre uma grande faixa da Itália conhecida como Estados Papais.

A publicação também foi suspensa por um período em 1919 devido a problemas trabalhistas e outras dificuldades na Itália após a Primeira Guerra Mundial, disse Monda.

Comentários do Facebook

Internacional

Covid-19: Espanha ultrapassa Itália em número de casos; isolamento é prorrogado

Publicado

em

source
Espanha arrow-options
Reprodução/Twitter

Espanha ultrapassou a Itália e já é o país mais afetado pela doença

Nesta sexta-feira (3), a Espanha confirmou um total de 932 novas mortes causadas pela Covid-19 e atingiu a marca de quase 118 mil casos confirmados da doença, ultrapassando a Itália em número gerais e se tornando o país mais atingido em toda a Europa.

Leia também: Em entrevista, Bolsonaro defende retorno de atividades na próxima semana

Segundo informações do Ministério da Saúde da Espanha , as infecções do novo coronavírus (Sars-Cov-2) no país já são de 117.710, contra 115.495 registros na Itália até o momento. Já o número de mortos é de 10.935 e o de pacientes curados passa a marca de 30 mil.

Apesar de negativos, os dados mostram uma redução no número de mortes no país nas últimas 24 horas. Na quinta-feira, foram 950 óbitos  causados pela Covid-19 , 18 a mais do que os dados desta sexta-feira.

No mundo, a doença já superou a marca de um milhão e 32 mil infecções, com os Estados Unidos na primeira posição no total de casos (mais de 245 mil), além de já ter vitimado 54 mil pessoas, sendo quase 14 mil só na Itália .

Isolamento prorrogado

Também nesta sexta, tanto Espanha quanto Itália confirmaram a manutenção do atual estado de isolamento por pelo menos mais um mês. Em confinamento total desde o dia 09 de março, os italianos foram informados de que deverão permanecer assim por “muitas semanas”.

Leia também: Mourão parafraseia Geisel ao defender isolamento contra Covid-19

“Infelizmente não acredito que essa situação tenha passado até 1º de maio, precisamos ser extremamente rigorosos. Teremos que manter distância por algum tempo”, afirmou Angelo Borrelli, chefe da Defesa Civil do país, em entrevista à rádio pública RAI 1.

Sobre a possível implementação de uma “fase 2” do projeto, anunciada pelo primeiro-ministro italiano Giuseppe Conte e que consiste na gradual reabertura do comércio e retorno às atividades, Borrelli disse que isso só poderá ocorrer a partir de 16 de maio: “temos que aplicar medidas rígidas e cautelares”.

Já na Espanha, que havia anunciado a prorrogação do estado de isolamento por mais 15 dias, especialistas afirmaram que a melhor opção é estender até o final do mês de abril, pelo menos até o dia 26.

Entretanto, segundo informações da imprensa local, tal decisão precisará ser aprovada pelo Congresso dos Deputados para ter efeito no país, assim como aconteceu com a primeira prorrogação.

Leia também: “Quem tem mandato fala, quem não tem, trabalha”, diz Mandetta sobre Bolsonaro

Apesar das críticas, e das desavenças com os partidos de oposição, o governo crê que a medida não deve ter problemas para ser aceita, uma vez que trata de um ponto crítico para a sociedade espanhola .

Fonte: IG Mundo

Comentários do Facebook
Continue lendo
Nacional11 minutos atrás

Ministério da Saúde aposta na transparência no combate à Covid-19

Com o intuito de dar transparência às ações e esforços no combate ao coronavírus no país, o Ministério da Saúde...

Nacional11 minutos atrás

Indígenas fecham estradas e expulsam garimpeiros para conter Covid-19

Sem esperar alguma decisão do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), os indígenas começaram a adotar medidas para conter o novo...

Entretenimento24 minutos atrás

Luana Piovani dá bronca em Hugo Gloss: “Faça melhor o dever de casa”

Luana Piovani usou as redes sociais na última quinta-feira (2) para dar uma bronca na equipe de jornalismo do site...

Internacional45 minutos atrás

Covid-19: Espanha ultrapassa Itália em número de casos; isolamento é prorrogado

arrow-options Reprodução/Twitter Espanha ultrapassou a Itália e já é o país mais afetado pela doença Nesta sexta-feira (3), a Espanha...

Saúde45 minutos atrás

Teste da secretária de Educação do Rio é positivo para covid-19

. A secretária municipal de Educação do Rio de Janeiro, Talma Romero Suane, recebeu, na noite de ontem (2), a confirmação de...

Polícia Federal45 minutos atrás

PF prende duas pessoas por tráfico interestadual de drogas em Minas Gerais

. Montes Claros/MG – A Polícia Federal prendeu duas pessoas, na tarde desta quinta-feira (2/4), com cerca de 6 Kg...

Política58 minutos atrás

Ministros do TSE consideram adiar eleições, mas descartam prorrogar mandatos

    Senado Federal/Divulgação Eleições municipais podem ser adiadas em razão do novo coronavírus O adiamento das eleições municipais ,...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana