conecte-se conosco


São Mateus

Jorginho Cabeção quer decisão rápida sobre Cesan ou privatização do Saae em São Mateus

Publicado

em

Os vereadores de São Mateus receberam nesta segunda-feira, no plenário da Câmara, uma comitiva da Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan), para discutirem a proposta de concessão do Serviço de Abastecimento de Água e Esgoto (Saae). 

Foi a segunda rodada de reuniões com os parlamentares, em menos de um mês, com objetivo de avançar no projeto que garante à estatal instalar-se em São Mateus.

Participaram da reunião o presidente da Cesan, Carlos Aurélio Linhalis; o coordenador administrativo contratual, Jamil Guilherme; o assessor da diretoria da empresa, Paulo Mattos Júnior; o presidente do Saae, René Michel Kherlakian, os onze vereadores da Casa de Leis e os servidores da autarquia municipal Arilson da Luz Mendes e Gilmar José.

INVESTIMENTOS

De acordo com Carlos Aurélio, dentro do plano da estatal, a Cesan deve investir R$2,1 bilhões em ações estruturantes no sistema de água e esgoto nos cinquenta e dois municípios capixabas onde atua. E caso seja aprovada a concessão dos serviços em São Mateus (contrato de 30 anos), a Companhia estima trazer investimentos de mais de R$ 400 milhões, a maior parte a curto e médio prazos. 

“Nós temos indicativo do governador Renato Casagrande que São Mateus tem expectativa de atrair novos empreendimentos, mas a situação da água é um entrave para o crescimento. Esta é uma demanda do município e uma das prioridades do nosso governo. O que norteia toda esta ação é o Plano Municipal de Saneamento, cujo município está no processo de revisão”, disse o presidente da Cesan.

Ele explicou que o processo em andamento não interfere na efetivação da proposta. “A revisão não trava a validade legal do Plano que está aí. E se o município decidir passar o Saae para a iniciativa pública ou privada, o diagnóstico apresentado pelo Executivo será votado pelo Legislativo.

PROPOSTA

Embora caiba ao município a possibilidade de um modelo jurídico de concessão mediante licitação, a Cesan demonstrou interesse na parceria por Gestão Associada Arcabouço Legislativo (contratação direta, com dispensa de licitação), medida que de acordo com a presidência da estatal, deveria ser tomada até agosto, no máximo, quando está prevista a votação de um projeto na Câmara Federal que deve alterar o marco regulatório.

 “O prazo é curto, mas não podemos nos precipitar. Primeiro, a Câmara tem que se posicionar sobre o que ela quer. Concessão ou iniciativa privada? Daí, sinalizaremos um norte para o Executivo. O primeiro ponto que tem que decidir de imediato é definir o que queremos” destacou Jorge Recla.

Doda Mendonça pediu pressa. “Nosso tempo está curto e é preciso urgência, temos que realizar audiências públicas também” pediu o vereador.

“Precisamos tomar a decisão de buscar o início de uma solução definitiva para este problema” salientou o líder do governo, vereador Francisco Amaro.

Aquiles Moreira e Carlos Alberto ponderaram “Sendo melhor para o município estaremos de acordo, mas temos que ouvir as duas partes”, disse Aquiles. 

“Nós temos que seguir o caminho daquele que vai resolver o problema da água a curto e longo prazo. Sou da opinião de ouvir o outro lado para ver quem tem a melhor proposta”, concluiu Carlos Alberto Gomes.

“É um projeto que cabe bastante discussão com realização de audiências públicas. A gente vê que poderá trazer desenvolvimento para São Mateus e resolver o problema da água”, afirmou Ajalírio Caldeira.

 “Priorizar São Mateus é a postura do Governo. E não tem outro caminho que não seja a concessão do município para o estado”, enfatizou o deputado Freitas.

NO VERMELHO

De acordo com René, as dificuldades financeiras do Saae, se arrastam desde o começo da década, inviabilizando qualquer iniciativa de melhoria ou ampliação dos serviços aos moradores de São Mateus. “A nossa tarifa está defasada e, a partir de 2010, a autarquia passou a fechar no vermelho, não tem recursos nem para aplicar em pequenos investimentos, quanto mais em grandes. Não temos como gerar receita e não há como investir”, informou o presidente.

FUNCIONALISMO

Uma das questões levantadas pela vereadora Jaciara Teixeira foi sobre o futuro dos servidores da autarquia. “Quanto aos funcionários do Saae, como vai se definir”? Indagou.  Jamil explicou que legalmente não há como migrar para o corpo técnico da estatal, “mas já se discute a possibilidade de fazer convênio. Tudo será decidido na base do diálogo”, afirmou.

O presidente da Cesan revelou que a administração do município manifestou interesse na incorporação do funcionalismo. “Conversei com o prefeito e ele me informou que se necessário for, incorpora dentro do aspecto legal e que isso não seria empecilho”.

Arilson pediu foco em outras possibilidades. “Falar em absorção da mão de obra tudo bem, mas temos funções que talvez não se encaixem, devemos pensar numa alternativa sobre isso. Noventa e seis trabalhadores estão lá dentro.”, disse o servidor.

Conforme a presidência da Câmara, haverá diálogo com o funcionalismo antes de qualquer decisão. “Quero deixar bem claro para os funcionários do Saae que jamais vai passar algo nesta casa sem ouvir a categoria”, antecipou Jorge Recla.

Comentários do Facebook
Leia mais:  Processo do prefeito de São Mateus, Daniel da Açaí vai a julgamento no pleno do TSE
publicidade

São Mateus

Coach Rafaela Genereso reúne mulheres em evento de imersão e transformação

Publicado

em

O Divine Building Experience é um evento de construção e materialização exclusivo para mulheres.

SÃO MATEUS (ES) – Se você é o tipo de mulher que olhou para os primeiros seis meses do ano e não sabe o que fez nesse período, você precisa estar no Divine Building Experience neste domingo, 21. O evento que promete marcar o mês de julho de muitas mulheres é uma promoção da Coach Rafaela Genereso, que está em São Mateus realizando atendimentos.

“O Divine Experience foi desenhado estrategicamente para ser uma experiência de cura, transformação e alinhamento de corpo, mente e espírito para mulheres que querem viver a vida plena, abundante e rica em todos os sentidos”, revelou Rafaela Generoso.

A coach conta que este será um evento para mulheres que querem mais de suas vidas, relacionamentos, negócios ou carreira, que buscam ainda mais prosperidade e abundância financeira, que desejam alinhar a sua vida espiritual com a financeira e alavancar seu negócio rapidamente, que desejam conquistar mais alegria, saúde e viver alinhadas de acordo com os seus propósitos de vida dentro do que consideram sucesso e que querem realizar seus sonhos mais lindos e suas metas mais ousadas.

“Vou ensinar o passo a passo do que eu venho fazendo para conseguir os resultados que tenho conseguido e vamos brindar a construção da vida sonhada por cada uma”, contou entusiasmada.

O Divine Experience acontecerá neste domingo, 21, a partir das 13h, no salão de eventos no Golden Garden. O passaporte pode ser adquirido no site rafaelageneroso.com.br/divine-experience/com valor promocional.

“Será uma tarde inesquecível e transformadora. Além de todo trabalho motivacional e de cura mesmo, teremos sorteio de brindes de empresas que nos apoiam no evento”, disse Rafaela.

Quem é Rafela Generoso

Empresária, escritora, mentora de prosperidade e digital influencer, Rafaela Generoso, que reside em São Mateus, aprendeu a ser próspera e bem sucedida desde seus 11 anos de idade, quando começou a vender chup chup.

Tudo começou no dia em que ela pediu uma mesada ao pai, quando teve sua primeira aula de prosperidade para a vida toda.   Nascida em uma família humilde Rafaela aprendeu direitinho a lição com seu pai, que a ensinou como fazer conta, distribuir renda e fazer o dinheiro se multiplicar.

Hoje Rafaela Generoso ajuda mulheres a desbloquearem o fluxo da prosperidade e ganharem mais dinheiro, de forma rápida, através de um método o qual ela mesma criou e desenvolveu.

A especialidade de Rafaela em Prosperidade e Riqueza, não veio por acaso, mas sim veio através de muito estudo, formação e técnicas testadas no dia a dia em clientes, mentoradas , e em muitas mulheres de diversas camadas da sociedade.

Além de ser considerada autoridade no assunto PROSPERIDADE, Rafaela é CEO Founder da Academia Vida Divida, Mentora de Coaches e Terapeutas Prósperos e agora escritora lançando seu livro “O MAPA DA PROSPERIDADE” em agosto próximo.

A história pessoal de Rafaela Generoso é uma evolução que levou sua vida de comum, com diversas perdas e os mais variados desafios que deixariam muitas mulheres paralisadas até a construção de uma vida extraordinária. Empregando as mesmas estratégias e o seu método (NCQ) que ela ensina hoje, ela cresceu profissionalmente, financeiramente e pessoalmente. Para quem estava como Gerente de Desenvolvimento de Pessoas há 10 anos e atendendo como coach em São Mateus, ela passou a ser uma Palestrante, Treinadora e Consultora reconhecida nacionalmente, atendendo inclusive personalidades internacionais.

Depois deste longo caminho de estudos, mentorias, palestras pelo Brasil afora e exterior Rafaela está prestes a lançar seu primeiro livro no dia 15 de agosto.

Comentários do Facebook
Leia mais:  Adolescentes detidos com drogas e joias na rodoviária de São Mateus
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie
Economia58 minutos atrás

Governos liberais no Brasil e na Argentina facilitaram acordo Mercosul-UE

arrow-options Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil Lucas Ferraz, secretário de Comércio Exterior, falou sobre o acordo entre Mercosul e União Europeia...

Saúde58 minutos atrás

Sente coceira na cabeça? Saiba quais são as possíveis causas e soluções

Poucas coisas na vida podem ser tão irritantes quanto uma coceira na cabeça – principalmente quando ela não parece ter...

Nacional58 minutos atrás

50 anos de viagem à Lua: Comemorações e conspirações

arrow-options Nasa Foto do astronauta norte-americano Buzz Aldrin caminhando na Lua. Há exatos 50 anos, no dia 20 de julho...

Nacional58 minutos atrás

Depois dos 50 anos do homem na Lua, surgem novos projetos de vários países

arrow-options Reprodução/Nasa Agência Espacial Americana (NASA) estimou o preço de um novo pouso na Lua entre R$ 80 bilhões e...

Nacional58 minutos atrás

Trump pode mediar tensões econômicas entre Japão e Coreia do Sul

arrow-options Isac Nóbrega/PR Trump afirmou que foi convidado pelo presidente sul-coreano, Moon Jae-in, para mediar questão O presidente dos EUA,...

Nacional59 minutos atrás

Público reage a comentário de Bolsonaro com frases exaltando Nordeste

arrow-options Marcos Corrêa/PR – 19.7.19 Presidente Jair Bolsonaro disse que fome no Brasil “é uma grande mentira” Um dia após...

Entretenimento59 minutos atrás

Haslaine Vieira, ex-Malhação, participa de clipe do namorado

Heslaine Vieira gravou na última quinta-feira (18), na Barra da Tijuca, no Rio, o clipe da música Protetpr Solar, do...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

Mais Lidas da Semana