conecte-se conosco


São Mateus

Jorge Recla é o novo presidente da Câmara de São Mateus

Publicado

em

SÃO MATEUS (ES) – A estratégica funcionou e o G6 (grupo de seis Vereadores) que tem como liderança o vereador Jorginho Cabeção saiu vitorioso na eleição para a presidência da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de São Mateus para o biênio 2019/2020. A estratégia de se ausentar da cidade para fugir de possível pressão dos aliados do prefeito Daniel Santana Barbosa, o Daniel da Açaí funcionou: os vereadores ficaram desde a metade da semana que antecedeu o pleito e só compareceu à ^Câmara meia hora antes do início da sessão.

A vitória de Jorginho teve ainda um ingrediente. A união do G6, formado pelos vereadores Carlos Alberto Gomes Alves, o próprio Jorginho, Ajalírio Caldeira, Jerri Pereira, Temperinho e Jozail do Bombeiro. E mais: pode representar um controle do Legislativo ao Executivo com a eleição de Carlos Alberto para vice-presidente. Com o prefeito Daniel às voltas com a Justiça – pode ser cassado em definitivo na sessão do Tribunal Superior Eleitoral desta terça-feira à noite, o atual presidente Carlos Alberto assumirá a prefeitura até 31 de dezembro. Já no dia seguinte, quando Jorginho assume a presidência, automaticamente a administração do município e Carlos Alberto, na condição de vice-presidente, volta a presidir a Câmara.

Mas para isso ocorrer vai depender do julgamento de Daniel. Se um dos ministros do TSE pedir vistas do processo o caso vai se arrastar para os próximos meses, mas, se isso não ocorrer e os ministros acompanharem o voto da relatora do processo, ministra Rosa Weber que já se manifestou pelo afastamento do prefeito, imediatamente o Tribunal Regional Eleitoral no Espírito Santo vai ser oficializado da vacância e determinar a posse do presidente da Câmara e abrir contagem para marcar novas eleições municipais para prefeito e vice-prefeito.

Na eleição desta segunda-feira (3) o presidente eleito não escondeu a emoção ao lembrar a importância da união da família e fé em Deus nos momentos de tomar suas decisões. Na presença da esposa e duas filhas Jorginho Cabeção prometeu lutar pela união do Legislativo. “A partir de agora não são G6 nem Grupo da Minoria, somos dez vereadores e uma vereadora legislando em prol do desenvolvimento de São Mateus”.

Jorginho também destacou a importância da união dos vereadores que compõem o G6 que em momento algum mudaram de posição com relação ao que vem sido praticado há dois anos quando foi eleito o atual presidente Carlos Alberto e agora ele. “Esse grupo demonstrou compromisso e, prova disso, é que fomos eleitos com a responsabilidade de fazer o melhor para São Mateus”, concluiu. 

Comentários do Facebook
Leia mais:  Fazendeiros de Nova Venécia são mantidos em cativeiro em MG
publicidade

São Mateus

Assenor apresenta projeto para construção de Barragem em São Mateus

Publicado

em

Com o objetivo de mostrar a área que a água alcançaria dentro das propriedades ribeirinhas, ao longo do Córrego Bamburral, e ultimar as discussões em torno de uma solução para a questão da água salinizada em São Mateus, a Associação Empresarial do Litoral Norte (Assenor) reuniu produtores rurais na tarde desta quinta-feira (5), para apresentar levantamento planialtimétrico dentro da proposta de construção de uma barragem no manancial.

De acordo com o presidente Natan Beltrame, o projeto planialtimétrico foi desenvolvido pela empresa Tinoco Engenharia, que detalhou que o local da barreira, em primeira opção, fica a 955 metros da ponte da BR-381. Outra opção fica a 2,5 quilômetros da ponte. O presidente da Assenor reforça que a barragem está projetada para 10 metros de lâmina no início e impactaria áreas de aproximadamente 40 produtores rurais, em seis quilômetros de córrego.

Natan explicou que a reunião desta quinta-feira (5) era continuidade de outra que a Assenor já realizou com os produtores, em 28 de fevereiro de 2018, para explicar a proposta da entidade de barragem no Bamburral, com intuito de suprir as necessidades dos ruralistas e de abastecimento da população urbana. Ele lembra que os produtores pediram na época um estudo de como seriam impactados.

O presidente da Assenor adianta que será feito um relatório de cada situação apontada pelos produtores nesta quinta-feira (5), contrários ou favoráveis à barragem, para encaminhamento aos poderes Executivo e Legislativo, para darem seguimento à proposta. “Podemos continuar acompanhado, ajudando. Este projeto planialtimétrico a gente conseguiu graças ao apoio de mantenedores e do Sicoob. Conseguimos 108 mil reais, fizemos o estudo planialtimétrico e, se caminhar, podemos bancar outros projetos por esses recursos” – ponderou.

PRODUTORES

Os produtores chegaram à reunião demonstrando ansiedade. Ilailson Gonçalves Campos entende que a barragem é benéfica para a classe e para a população urbana. Entretanto disse que está preocupado com os impactos. “Eu e vizinhos temos uma área muito plana na beira do córrego, e com essa barragem vai afetar mais da metade dessas pequenas propriedades. A gente vem ouvir para depois analisar e participar da discussão. O importante é chegar a um denominador comum, em que todos saiam beneficiados” – sustentou.

 

Leia mais:  Ladrão coloca faca no pescoço de mulher em assalto a pizzaria de São Mateus

Comentários do Facebook
Continue lendo
Política20 minutos atrás

Encontro de literatura começa nesta segunda (9)

Literatura, dança, teatro, música, humor, mágica. Essa mistura de expressões artísticas faz parte da programação do 5° Encontro Capixaba de...

Internacional1 hora atrás

Finlândia elege primeira-ministra mais jovem da história do país

arrow-options Reprodução/Twitter Sanna Marin tem apenas 34 anos A Finlândia elegue neste domingo (8) a mais jovem primeira-ministra que irá...

Mulher1 hora atrás

4 razões pelas quais as pessoas fingem orgasmo durante o sexo

Para que a relação sexual seja prazerosa, é importante que o casal esteja em sintonia. No entanto, nem sempre uma...

Mulher1 hora atrás

Mulher descobre traição após registro do namorado em app fitness

A jornalista americana Jane Slater compartilhou no Twitter como descobriu a traição do seu ex-namorado.  Segundo ela, o casal usava...

Mulher1 hora atrás

Horóscopo do dia: previsões para 9 de dezembro de 2019

arrow-options Marcelo Dalla O horóscopo do dia apresenta a previsão para o seu signo e ascendente ÁRIES  O sentimento de...

Esportes3 horas atrás

Ceará empata com Botafogo e permanece na Série A

O Ceará empatou por 1 a 1, no estádio Nilton Santos, neste domingo (8) com o Botafogo e se manteve...

Tecnologia4 horas atrás

1 em cada 4 jovens está viciado em celular, aponta estudo

Um estudo realizado por pesquisadores do King’s College de Londres afirma que esse comportamento viciante significa que as pessoas ficam...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

Mais Lidas da Semana