conecte-se conosco


Internacional

Jeanine Áñez se autoproclama presidenta da Bolívia em sessão sem quórum

Publicado

em

source
Jeanine Áñez arrow-options
Reprodução/Twitter

Senadora Jeanine Añez assumiu a presidência da Bolívia em sessão legislativa sem quórum nesta terça-feira (12).

A senadora do Movimento Democrata Social e segunda vice-presidente do Senado, Jeanine Áñez , se autodeclarou presidente da Bolívia  na noite desta terça-feira (12), mesmo sem quórum no Congresso. A parlamentar é opositora do partido do ex-presidente Evo Morales

Estiveram ausentes a bancada majoritária do Movimento ao Socialismo (MAS) partido de Evo, mas isso não impediu que Jeanine desse encaminhamento à autoproclamação. O cargo de presidente está vago desde o domingo, após Morales renunciar em meio à pressão dos opositores.

“Assumo de imediato a presidência do Estado e me comprometo a tomar todas as medidas necessárias para pacificar o país”, disse Áñez durante o anúncio de posse, segundo informações do O Globo.

Leia mais: Embaixador de Evo no Brasil vai à Câmara ‘denunciar golpe’

O Congresso foi reunido pela oposição de Evo durante esta terça-feira (12) com o intuito de aceitar de maneira oficial a carta em que o ex-presidente renuncia o cargo. A intenção dos opositores também era estabelecer o sucessor segundo as exigências constitucionais do país. 

A sessão foi adiada na Câmara após duas tentativas sem quórum suficiente. Após mais de duas horas de espera, Áñez anunciou no Senado que estava assumindo o cargo. 

Os parlamentares do MAS informaram que tinham intenção de comparecer, no entanto as condições de segurança para o deslocamento até o Senado eram arriscadas. 

Apoiadores de Morales entraram em confrontos com manifestantes convocados por Luiz Fernando Camacho, líder da ala mais radical da oposição, em frente à Assembleia Legislativa Plurinacional, espaço em que se situa o Congresso boliviano .

Camacho tem tomado a frente de manifestações pela renúncia de Morales desde o dia 20 de outubro, data do pleito que reelegeu pela quarta vez Evo Morales. 

Leia mais:  Bolívia transporta alimentos por avião para evitar desabastecimento

Linha sucessória

A renúncia de Evo Morales e do seu vice abriu caminho para que a linha sucessória tivesse como genealogia os presidentes do Senado e da Câmara, respectivamente Estaria Adriana Salvatierra e Victor Borda. No entanto, os dois também entregaram os cargos. 

Leia também: Líder da ala radical na Bolívia esteve com chanceler de Bolsonaro em maio

Segundo a Constituição boliviana , cabe a convocação de novas eleições em até 90 dias. Contudo, o país precisaria de um presidente para conduzir o processo. A sucessão foi então reivindicada por Áñez. 

A Central Obreira da Bolívia (COB), maior sindicato dos trabalhadores do país, pediu que políticos restruturassem a ordem em 24 horas. Caso o pedido não seja cumprido, as lideranças ameaçam realizar uma greve geral. 

“A Central Obreira da Bolívia (COB) se dirige aos líderes políticos e cívicos que causaram todo esse caos. Damos a eles 24 horas para restaurar a ordem constitucional”, disse Juan Carlos Huarachi, secretário executivo da COB momentos antes da suspensão das sessões, segundo O Globo.

Fonte: IG Mundo

Comentários do Facebook
publicidade

Internacional

Governo brasileiro inaugura escritório comercial em Jerusalém

Publicado

em

O governo brasileiro inaugurou hoje (15) um escritório em Jerusalém (Israel) para fortalecer a parceria com o país nos temas de inovação, tecnologia e investimentos. O primeiro ministro israelense, Benjamim Netanyahu, e o deputado federal, Eduardo Bolsonaro, filho do presidente Jair Bolsonaro, estiveram no evento.

O escritório será administrado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e comandado pela analista de comércio internacional Camila Meyer, selecionada para o posto por meio de um processo interno. A equipe será composta por duas pessoas contratadas localmente. O escritório funcionará no edifício Jerusalem Gati Business Center.

De acordo com a Apex, um dos pontos que será trabalhado pelo escritório em Jerusalém é o fomento às novas parcerias tecnológicas e a atração de centros de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) para o Brasil. Alguns setores que confirmam a proeminência israelita em tecnologia são as soluções voltadas ao agronegócio e ao uso de água e, ainda, avanços em cibersegurança para defesa de clientes, proteção de dados e aplicação militar.

No Twitter, Eduardo Bolsonaro mencionou seu discurso na cerimônia, disse ser um “grande dia” e afirmou que a abertura do escritório de negócios é o primeiro passo para a transferência da embaixada brasileira de Tel Aviv para Jerusalém.

 

Edição: Lílian Beraldo

Comentários do Facebook
Leia mais:  'Casa móvel' de dois andares é construída em cima de caminhão
Continue lendo
Entretenimento4 horas atrás

Juiz federal quer processar Netflix por especial de Natal com ‘Jesus gay’

arrow-options Divulgação Especial de Natal do Porta dos Fundos traz Gregório Duvivier como Jesus Cristo e Fábio Porchat como seu...

Entretenimento4 horas atrás

Taty Zatto posa sensualíssima em ensaio fotográfico de lingerie

arrow-options Gutho Oliveira Taty Zatto, por Gutho Oliveira Taty Zatto posou para um ensaio fotográfico com sugestões de lingeries brancas...

Esportes4 horas atrás

Seleção feminina aumenta série invicta e encerra 2019 com vitória

A seleção brasileira de futebol feminino se despediu com vitória da temporada 2019. Neste domingo (15), na Arena da Fonte...

Estadual5 horas atrás

Motorista sofre sequestro relâmpago e suspeito tem traumatismo craniano depois de veículo capotar

Esse é o quarto caso de sequestro a motorista de aplicativo em duas semanas. As primeiras informações dão conta de...

Entretenimento5 horas atrás

Geisy Arruda aparece sem sutiã e empina bumbum gigante de calcinha fio dental

Na tarde deste domingo (15), Geisy Arruda levou os seguidores à loucura ao publicar uma foto pra lá de sensual em seu...

Entretenimento5 horas atrás

Juiz federal quer processar Netflix por especial de Natal com ‘Jesus gay’

Divulgação Especial de Natal do Porta dos Fundos traz Gregório Duvivier como Jesus Cristo e Fábio Porchat como seu namorado...

Entretenimento5 horas atrás

Vidente faz previsões chocantes sobre as cantoras Anitta e Ludmilla em 2020

O vidente Robério de Ogum concedeu recentemente uma entrevista especial para o programa Super Pop e revelou como será o futuro de alguns famosos...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

Mais Lidas da Semana