conecte-se conosco



Internacional

Jeanine Áñez se autoproclama presidenta da Bolívia em sessão sem quórum

Publicado

em

source
Jeanine Áñez arrow-options
Reprodução/Twitter

Senadora Jeanine Añez assumiu a presidência da Bolívia em sessão legislativa sem quórum nesta terça-feira (12).

A senadora do Movimento Democrata Social e segunda vice-presidente do Senado, Jeanine Áñez , se autodeclarou presidente da Bolívia  na noite desta terça-feira (12), mesmo sem quórum no Congresso. A parlamentar é opositora do partido do ex-presidente Evo Morales

Estiveram ausentes a bancada majoritária do Movimento ao Socialismo (MAS) partido de Evo, mas isso não impediu que Jeanine desse encaminhamento à autoproclamação. O cargo de presidente está vago desde o domingo, após Morales renunciar em meio à pressão dos opositores.

“Assumo de imediato a presidência do Estado e me comprometo a tomar todas as medidas necessárias para pacificar o país”, disse Áñez durante o anúncio de posse, segundo informações do O Globo.

Leia mais: Embaixador de Evo no Brasil vai à Câmara ‘denunciar golpe’

O Congresso foi reunido pela oposição de Evo durante esta terça-feira (12) com o intuito de aceitar de maneira oficial a carta em que o ex-presidente renuncia o cargo. A intenção dos opositores também era estabelecer o sucessor segundo as exigências constitucionais do país. 

A sessão foi adiada na Câmara após duas tentativas sem quórum suficiente. Após mais de duas horas de espera, Áñez anunciou no Senado que estava assumindo o cargo. 

Os parlamentares do MAS informaram que tinham intenção de comparecer, no entanto as condições de segurança para o deslocamento até o Senado eram arriscadas. 

Apoiadores de Morales entraram em confrontos com manifestantes convocados por Luiz Fernando Camacho, líder da ala mais radical da oposição, em frente à Assembleia Legislativa Plurinacional, espaço em que se situa o Congresso boliviano .

Camacho tem tomado a frente de manifestações pela renúncia de Morales desde o dia 20 de outubro, data do pleito que reelegeu pela quarta vez Evo Morales. 

Linha sucessória

A renúncia de Evo Morales e do seu vice abriu caminho para que a linha sucessória tivesse como genealogia os presidentes do Senado e da Câmara, respectivamente Estaria Adriana Salvatierra e Victor Borda. No entanto, os dois também entregaram os cargos. 

Leia também: Líder da ala radical na Bolívia esteve com chanceler de Bolsonaro em maio

Segundo a Constituição boliviana , cabe a convocação de novas eleições em até 90 dias. Contudo, o país precisaria de um presidente para conduzir o processo. A sucessão foi então reivindicada por Áñez. 

A Central Obreira da Bolívia (COB), maior sindicato dos trabalhadores do país, pediu que políticos restruturassem a ordem em 24 horas. Caso o pedido não seja cumprido, as lideranças ameaçam realizar uma greve geral. 

“A Central Obreira da Bolívia (COB) se dirige aos líderes políticos e cívicos que causaram todo esse caos. Damos a eles 24 horas para restaurar a ordem constitucional”, disse Juan Carlos Huarachi, secretário executivo da COB momentos antes da suspensão das sessões, segundo O Globo.

Fonte: IG Mundo

Comentários do Facebook

Internacional

Brasileira desaparecida na Alemanha está em hospital

Publicado

em


source
Lívia Perrone Medina
Reprodução/Twitter

Lívia se mudou para Aachen para fazer mestrado em sustentabilidade.

A estudante brasileira Lívia Perrone Medina , 27, que estava desaparecida na Alemanha e foi encontrada pela polícia local na sexta-feira (03) está internada em um hospital. A informação foi dada pela mãe da vítima na tarde deste domingo (05). 

De acordo com a mãe de Lívia, Maria Rita Perrone, a jovem foi levada ao hospital por policiais para que ela recebesse um atendimento médico. 

“O que sabemos até o momento é que a Lívia foi encontrada e está em um hospital, tendo sido levada por policiais que a abordaram, e assim o fizeram devido ao seu estado físico e emocional”, disse a mãe que completou dizendo que ela e a família estão “aguardando informações oficiais”.

A mãe de Lívia disse ainda que conseguiu falar com a filha na manhã deste domingo e que, quando tiver condições, a estudante deverá retornar ao Brasil. Ela se mudou para a cidade de Aachen para fazer um mestrado em sustentabilidade na RWTH Aachen University.

Fonte: IG Mundo

Comentários do Facebook
Continue lendo
Saúde29 minutos atrás

Rio de Janeiro registra 10.667 mortes por coronavírus

. O estado do Rio de Janeiro registrou, até este domingo (5), 10.667 mortes provocadas pelo novo coronavírus (covid-19), entre...

Nacional59 minutos atrás

Brasil tem 26 mil novos casos de Covid-19 em 24 horas; óbitos são 64 mil

Agência Brasil Desde o começo da pandemia, Brasil registrou 1.603.055 milhão de casos. Dados divulgados pelo Conselho Nacional de Secretários...

Nacional59 minutos atrás

Depois de reabertura, cariocas se aglomeram na Mureta da Urca; Veja vídeo

Reprodução Twitter O Dia Cariocas fazem aglomeração na Urca em meio à pandemia de Covid-19 Na semana passada, houve flexibilização...

Saúde1 hora atrás

São Paulo passa de 16 mil óbitos por coronavírus

. Balanço da Secretaria estadual da Saúde de São Paulo, divulgado na tarde de hoje (5), demonstra que o estado...

Entretenimento1 hora atrás

Martha Rocha, primeira Miss Brasil, morre aos 87 anos no RJ

Reprodução Instagram Martha Rocha, primeira Miss Brasil Morreu na tarde do último sábado (04), em Niterói, aos 87 anos, a...

Internacional1 hora atrás

Brasileira desaparecida na Alemanha está em hospital

Reprodução/Twitter Lívia se mudou para Aachen para fazer mestrado em sustentabilidade. A estudante brasileira Lívia Perrone Medina , 27, que...

Economia2 horas atrás

“Véio da Havan” diz que não sabe “o que é fake news”

Reprodução Luciano Hang, chamado de “véio da Havan” por seus adversários, é alvo de duas investigações ligadas á disseminação de...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!