conecte-se conosco


Nacional

Irã formaliza suspensão de regras de acordo nuclear

Publicado

em


Hassan Rohani
Televisão Nacional Iraniana
Presidente Hassan Rohani anunciou saída um ano após EUA deixar acordo

O Irã formalizou nesta quarta-feira (15) a suspensão de algumas obrigações do acordo assinado com potências mundiais em 2015 para controlar seu programa nuclear.  A medida chega uma semana depois de o presidente Hassan Rohani ter  dado um ultimato
de 60 dias para Alemanha, China, França, Reino Unido e Rússia renegociarem os termos do tratado, que foi abandonado pelos Estados Unidos em 2018.

As regras suspensas pelo Irã
dizem respeito ao limite de armazenamento de urânio enriquecido e água pesada, elementos essenciais para a produção nuclear. O excesso desses itens era exportado pelo país persa, mas essa atividade foi inviabilizada pelas novas sanções americanas.

Teerã, no entanto, prometeu restabelecer os limites anteriores se chegar a um acordo com as potências internacionais no prazo de 60 dias. “O Irã superará o momento difícil que está enfrentando com solidariedade, união nacional, resistência, planejamento e uma melhor gestão dos recursos”, disse Rohani, após um encontro com o guia supremo do país, aiatolá Ali Khamenei.

Leia também: Após anúncio sobre acordo nuclear, EUA impõem novas sanções ao Irã

Posição dos Estados Unidos

Em meio à crescente tensão com Teerã, os Estados Unidos evacuaram seus funcionários não essenciais da embaixada em Bagdá e do consulado de Irbil, no Iraque. Washington denunciou “ameaças” iranianas contra os interesses americanos na região.

No entanto, em visita oficial à Rússia, o secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, garantiu nesta terça-feira (14) que seu país “não quer uma guerra contra o Irã”. “Nós fundamentalmente não buscamos uma guerra contra o Irã”, garantiu o secretário de Estado, após uma reunião com o ministro russo das Relações Exteriores, Sergei Lavrov, em Sóchi.

Leia mais:  Primeiro-ministro do Sri Lanka diz que prioridade é deter terroristas

Poucas horas antes, o jornal The New York Times
revelara um suposto plano do Pentágono para enviar até 120 mil soldados ao Oriente Médio caso Teerã ataque forças americanas ou tente desenvolver armas nucleares
.

A notícia foi desmentida pelo presidente Donald Trump
, mas refletiria os desejos da ala liderada pelo conselheiro de Segurança Nacional da Casa Branca, John Bolton, que em governos anteriores defendera uma intervenção militar no país persa.

O aiatolá Khamenei, também buscou esfriar a tensão e disse que “não haverá nenhuma guerra” com os EUA. Até o momento, Washington já anunciou o envio de uma frota de navios guiada pelo porta-aviões Abraham Lincoln, de uma esquadra de bombardeiros B52, de um navio anfíbio e de uma bateria de mísseis à região.

Na última segunda-feira (13), a Arábia Saudita, maior rival do Irã no Oriente Médio, denunciou uma “sabotagem” contra dois navios petroleiros na costa dos Emirados Árabes Unidos, mas não há provas concretas do envolvimento iraniano na ação.

Rússia

A crise com o Irã foi tema da visita de Pompeo à Rússia. O representante americano busca identificar pontos de convergência entre as políticas externas dos EUA e da Rússia, fundamentalmente opostas. Por enquanto, porém, isso não parece ter acontecido.

Durante a visita, Pompeo se reuniu com o presidente Vladimir Putin. Segundo o Kremlin, a política de máxima pressão contra o Irã
 “nunca produz bons resultados”. Além disso, Moscou culpou Washington pela atual escalada da tensão
, embora diga que ainda há margem para “um acordo”.

Fonte: IG Mundo
Comentários do Facebook
publicidade

Nacional

Dois amigos morrem ao tentar fazer selfie em cachoeira

Publicado

em

No domingo (14), dois homens faleceram ao tentar tirar uma “selfie” em uma cachoeira na Serra do Cipó, em Santana do Riacho. O operador de empilhadeira Ismael Elias Maia, de 26 anos, e o técnico administrativo Victor Kennedy Almeida Afonso Pena, de 29, são as duas vítimas.

Testemunhas relataram ao Corpo de Bombeiros que a dupla estava na parte mais alta da Cachoeira da Farofa, e se aproximaram da beirada do penhasco para bater a foto. Um deles escorregou e caiu no poço da queda d’água. Seu colega mergulhou logo depois, para tentar socorrê-lo. No entanto, ambos acabaram se afogando.

O resgate dos corpos teve início e foi concluído nesta segunda-feira, 15. Com muitas cachoeiras, a Serra do Cipó registra grande movimento de banhistas sobretudo nos fins de semana e períodos de férias. O ponto turístico fica em Santana do Riacho, a 120 quilômetros de Belo Horizonte.

Em 23 de setembro do ano passado, Minas Gerais registrou outra morte por tentativa de “selfie” em queda d’água. A adolescente Taynara Claudino Ferreira estava com parentes na Cachoeira do Fabinho, em Santa Margarida, na Zona da Mata. Ao deixar o local, a moça disse que faria mais uma foto. Ela se posicionou sobre uma pedra, escorregou, bateu a cabeça, caiu no poço e ficou submersa. Os parentes chamaram resgate, mas a moça foi retirada já morta do local.

Comentários do Facebook
Leia mais:  STJ mantém pena de 19 anos de Elize Matsunaga, condenada por esquartejar marido
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie
Regional52 minutos atrás

Corpo carbonizado é encontrado em plantação de eucaliptos em Aracruz

Cadáver estava em estado de decomposição avançado; exame ainda apontará a causa da morte O corpo de um homem foi...

Agricultura56 minutos atrás

Fiscais Federais Agropecuários contribuem em ações de combate ao tráfico de drogas

O Ministério da Agricultura, através dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários, vem contribuindo nas operações de combate ao tráfico de drogas...

Agricultura56 minutos atrás

Ministra Tereza Cristina fará abertura de reunião de vice-ministros da Agricultura do Brics

Nesta quarta-feira (17), a ministra Tereza Cristina (Agricultura, Pecuária e Abastecimento), acompanhada do secretário-executivo, Marcos Montes, dará as boas-vindas aos...

Agricultura57 minutos atrás

Capacitação visa aumentar compras da agricultura familiar para escolas e outros órgãos públicos

Servidores que trabalham com licitação, contratos e em área de nutrição voltados para a compra de alimentos destinados a instituições...

Agricultura57 minutos atrás

Preços de frutas e hortaliças ficaram mais baratos em junho, de acordo com a Conab

As frutas de maior consumo na mesa dos brasileiros como banana, laranja, melancia e maçã apresentaram queda nos preços no...

Saúde57 minutos atrás

384 casos de sarampo são confirmados de janeiro a julho no estado de São Paulo

De janeiro a 15 de julho deste ano, a Secretaria Estadual de Saúde confirmou 384 casos de sarampo no estado...

Saúde57 minutos atrás

Ministério da Saúde suspende fabricação de 19 remédios; confira a lista

Nas últimas três semanas, o Ministério da Saúde rompeu contratos firmados com laboratórios de produção de remédios que eram distribuídos...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

Mais Lidas da Semana