conecte-se conosco


Nacional

Irã formaliza suspensão de regras de acordo nuclear

Publicado

em


Hassan Rohani
Televisão Nacional Iraniana

Presidente Hassan Rohani anunciou saída um ano após EUA deixar acordo

O Irã formalizou nesta quarta-feira (15) a suspensão de algumas obrigações do acordo assinado com potências mundiais em 2015 para controlar seu programa nuclear.  A medida chega uma semana depois de o presidente Hassan Rohani ter  dado um ultimato de 60 dias para Alemanha, China, França, Reino Unido e Rússia renegociarem os termos do tratado, que foi abandonado pelos Estados Unidos em 2018.

As regras suspensas pelo Irã dizem respeito ao limite de armazenamento de urânio enriquecido e água pesada, elementos essenciais para a produção nuclear. O excesso desses itens era exportado pelo país persa, mas essa atividade foi inviabilizada pelas novas sanções americanas.

Teerã, no entanto, prometeu restabelecer os limites anteriores se chegar a um acordo com as potências internacionais no prazo de 60 dias. “O Irã superará o momento difícil que está enfrentando com solidariedade, união nacional, resistência, planejamento e uma melhor gestão dos recursos”, disse Rohani, após um encontro com o guia supremo do país, aiatolá Ali Khamenei.

Leia também: Após anúncio sobre acordo nuclear, EUA impõem novas sanções ao Irã

Posição dos Estados Unidos

Em meio à crescente tensão com Teerã, os Estados Unidos evacuaram seus funcionários não essenciais da embaixada em Bagdá e do consulado de Irbil, no Iraque. Washington denunciou “ameaças” iranianas contra os interesses americanos na região.

No entanto, em visita oficial à Rússia, o secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, garantiu nesta terça-feira (14) que seu país “não quer uma guerra contra o Irã”. “Nós fundamentalmente não buscamos uma guerra contra o Irã”, garantiu o secretário de Estado, após uma reunião com o ministro russo das Relações Exteriores, Sergei Lavrov, em Sóchi.

Leia mais:  Mulheres promovem greve geral na Espanha e protestos acontecem em vários países

Poucas horas antes, o jornal The New York Times revelara um suposto plano do Pentágono para enviar até 120 mil soldados ao Oriente Médio caso Teerã ataque forças americanas ou tente desenvolver armas nucleares .

A notícia foi desmentida pelo presidente Donald Trump , mas refletiria os desejos da ala liderada pelo conselheiro de Segurança Nacional da Casa Branca, John Bolton, que em governos anteriores defendera uma intervenção militar no país persa.

O aiatolá Khamenei, também buscou esfriar a tensão e disse que “não haverá nenhuma guerra” com os EUA. Até o momento, Washington já anunciou o envio de uma frota de navios guiada pelo porta-aviões Abraham Lincoln, de uma esquadra de bombardeiros B52, de um navio anfíbio e de uma bateria de mísseis à região.

Na última segunda-feira (13), a Arábia Saudita, maior rival do Irã no Oriente Médio, denunciou uma “sabotagem” contra dois navios petroleiros na costa dos Emirados Árabes Unidos, mas não há provas concretas do envolvimento iraniano na ação.

Rússia

A crise com o Irã foi tema da visita de Pompeo à Rússia. O representante americano busca identificar pontos de convergência entre as políticas externas dos EUA e da Rússia, fundamentalmente opostas. Por enquanto, porém, isso não parece ter acontecido.

Durante a visita, Pompeo se reuniu com o presidente Vladimir Putin. Segundo o Kremlin, a política de máxima pressão contra o Irã  “nunca produz bons resultados”. Além disso, Moscou culpou Washington pela atual escalada da tensão , embora diga que ainda há margem para “um acordo”.

Fonte: IG Mundo
Comentários do Facebook
publicidade

Nacional

Tremor de terra é sentido em cidades do interior de Minas Gerais e São Paulo

Publicado

em


tremor
Reprodução

De acordo com a UnB, o tremor começou às 16h46 e pode ser sentido em um raio de 100 km do epicentro

Um tremor de terra de magnitude 3.9 na escala Richter, com epicentro na cidade de Delfinópolis, em Minas Gerais, foi registrado pelo Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP) e o Laboratório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB) nesta segunda-feira (20).

Cidades no interior de Minas Gerais, como Passos, e no interior de São Paulo, como Franca, sentiram os efeitos. O terremoto também foi sentido em cidades mais distantes do epicentro , como Uberlândia e Jacuí, ambas em Minas Gerais. De acordo com a UnB, o tremor começou às 16h46 e pode ser sentido em um raio de 100 km do epicentro.

Leia também: Paraná registra dois terremotos na madrugada e moradores relatam susto na web

No site do Centro de Sismologia da USP, moradores de Minas Gerais e São Paulo deixaram depoimentos. “Estava com a cabeça encostada na parede. Senti um balanço e uma náusea leve. Olhei para o ventilador de teto desligado e vi que ele estava balançando. Moro no 5o andar e todas as janelas estavam fechadas (não havia corrente de ar)”, afirmou Joel Pupin, da cidade de Assis.

Leia também: Terremoto de 5 graus na escala Richter atinge o norte da Venezuela

“Aconteceu em Franca, interior de São Paulo. Todos sentiram e me disseram que os movéis sairam do lugar em um prédio, mas aqui foi só uma balançada (a moça ao meu lado disse que foram duas). Senti a cadeira tremer”, contou Heloísa de Ribeirao Corrente.   Delfinópolis , o centro do tremor, fica no sudoeste do estado, na região da Serra da Canastra, a 401 km da capital Belo Horizonte.

Leia mais:  Deputado pede ida de ministro da Educação à Câmara para prestar esclarecimentos

Fonte: IG Mundo
Comentários do Facebook
Continue lendo
Esportes37 minutos atrás

Consórcio Rio Motorsports construirá autódromo do Rio de Janeiro

Divulgação Novo autódromo do Rio de Janeiro será construído em Deodoro O Rio Motorsports foi o vencedor do edital de...

Nacional21 minutos atrás

Tremor de terra é sentido em cidades do interior de Minas Gerais e São Paulo

Reprodução De acordo com a UnB, o tremor começou às 16h46 e pode ser sentido em um raio de 100...

Regional16 minutos atrás

Trabalhador é assassinado com tiro no rosto durante forró no Norte do ES

Iago Oliveira dos Santos, de 26 anos, é da cidade de Canavieiras, na Bahia, e estava na região para a...

Mundo34 minutos atrás

Cantora de 74 anos vira ‘virgem de novo’ antes de se casar, mas acaba abandonada

A cantora peruana Juana Judith Bustos, de 74 anos, estava se preparando para se casar com o namorado, Elmer Molocho, de...

Entretenimento39 minutos atrás

Após polêmica com Loreto, Marina Ruy Barbosa é “ameaçada” por Juliana Paes

Nesta segunda-feira (20) Juliana Paes brincou com Marina Ruy Barbosa por meio de um comentário postado em seu perfil nas redes...

Esportes39 minutos atrás

Torcida do Flamengo se mobiliza e marca protesto no Ninho do Urubu

Alexandre Vidal / Flamengo Torcida do Flamengo marcou protestos contra Abel Braga para o Ninho do urubu Na noite desta...

Nacional40 minutos atrás

Heleno diz que derrubar MP dos ministérios seria “criminoso contra o país”

Antonio Cruz/Agência Brasil – 6.11.18 General Augusto Heleno admitiu nesta segunda-feira que o governo corre o risco de ver caducar...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

Mais Lidas da Semana