conecte-se conosco



São Mateus

IPTU de São Mateus pode chegar a reajuste de até 500%  

Publicado

em

O contribuinte do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de São Mateus já pode começar a refazer os cálculos de quanto vai trabalhar para pagar a mais pelo reajuste, a partir de janeiro de 2020. A expectativa é nada animadora, levando-se em conta o projeto do prefeito Daniel Santana Barbosa que está na Câmara de Vereadores para votação e aprovação ainda este ano de 2019. Os cálculos foram feitos levando-se em consideração que há 15 anos o município não faz reajuste na tabela de cobrança do imposto.

E para explicar aos vereadores a forma de cálculos e como chegou aos próximos reajustes por um prazo de quatro anos, técnicos da empresa contratada pelo município, a BP Tecnologia de Informação, responsável pelo recadastramento imobiliário e planta genética de valores, apresentou na tarde desta segunda-feira (20) a nova tabela de valores do imposto, dividido por região. O metro quadrado mais caro está em Guriri e bairros considerados “nobres” de São Mateus como Ideal, Fátima, Aviação (região dos condomínios Buritis; e Boa Vista.

Para explicar a forma dos estudos e recadastramento feito estiveram no plenário da Câmara o secretário municipal de Finanças Francisco Pereira Pinto, o diretor de tributação do município Mauro Sérgio e o engenheiro civil Edson Guimarães, representante da empresa. Os valores apresentados e a forma de cálculo foram debatidas com os vereadores que chegaram à uma conclusão unanime: o projeto do prefeito da forma que está dificilmente vai ser aprovada. Por sugestão do vereador e vice-presidente da Câmara Carlos Alberto Gomes Alves (PSB) há necessidade de reduzir a alíquota que dá base para o cálculo do imposto e refazer os cálculos de quatro para oito anos.

Além de Carlos Alberto participaram do encontro o secretário Jozail do Bombeiro, Aquiles Moreira, Francisco Amaro, Paulo Chagas, Jaciara Teixeira e Doda Mendonça e funcionários do corpo técnico do legislativo, que concordaram que o projeto deve ser devolvido ao Executivo para que sejam feitas alterações para permitir que seja aprovado e passe a vigorar a partir de janeiro de 2020.
O próprio técnico da empresa que fez o levantamento no município reconheceu que o impacto será enorme nas finanças da população, mas admitiu que o município não pode se manter sem a cobrança do imposto com o reajuste que não acontece há 15 anos.

A novidade na base de cálculo apresentada pela administração a divisão por região com valores diferenciados dos imóveis. Também, desta vez, quem fez um puxadinho no quintal ou no terraço vai pagar mais no valor do IPTU. “Se não houve as mudanças que propusemos, dificilmente este projeto de reajuste do prefeito vai ser aprovado”, antecipou o vice-presidente Carlos Alberto.

Comentários do Facebook

São Mateus

Dois homens são presos com pés de maconha, cocaína e crack

Publicado

em

Policiais militares detiveram dois indivíduos e apreenderam um pé de maconha, além de pinos de cocaína e pedras de crack na tarde dessa quinta-feira (22), no bairro Morada do Lago, em São Mateus.

Durante o policiamento na região a equipe se deparou com dois indivíduos em uma motocicleta. Ao realizar a abordagem, o carona fugiu com uma sacola na mão, pulando um muro e invadindo o quintal de uma residência onde foi detido. Com ele foram apreendidos 128 pinos de cocaína.

Após a detenção, os militares receberam a informação que o condutor da moto tinha uma casa alugada próxima a um curral. Imediatamente, a equipe foi ao local e o indivíduo confirmou a propriedade do material dentro da residência, entregando a chave da motocicleta com um chaveiro que continha a chave do portão e da porta da casa.

Buscas foram realizadas na residência onde foram encontrados 1,254 gramas de crack, quatro pedras do mesmo entorpecente, 794 gramas de cocaína, 129 da mesma droga, 1,270 gramas de maconha, um pé do mesmo entorpecente, duas buchas da mesma droga, R$ 1,141,50 em espécie, duas balanças de precisão, uma faca dois celulares e aproximadamente dez mil pinos vazios de cocaína. A motocicleta encontrada na residência também foi apreendida.

O proprietário da casa e o outro indivíduo abordado foram detidos e levados para a delegacia juntamente com o material apreendido.

Comentários do Facebook
Continue lendo
Esportes54 segundos atrás

Brasileiro: Atlético-MG empata e perde chance de encostar em líderes

O Atlético-MG recebeu o Sport neste sábado (24), pela 18º rodada do Campeonato Brasileiro no estádio do Mineirão, com a...

Economia55 segundos atrás

Cargolux realizará mais uma operação em Confins

Gabriel Araújo Cargolux realizará mais uma operação em Confins CNF ao vivo – Pela quarta vez no ano, a Cargolux...

Mulher3 horas atrás

Signos e mediunidade: descubra quais são os dons de cada elemento

Reprodução: Alto Astral Signos e mediunidade: descubra quais são os dons de cada elemento A mediunidade pode ser definida como...

Nacional3 horas atrás

PF aponta que Chico Rodrigues era ‘gestor paralelo’ na Saúde em Roraima

Edilson Rodrigues/Agência Senado PF aponta que Chico Rodrigues era ‘gestor paralelo’ na Saúde em Roraima Um relatório da Polícia Federal...

Nacional3 horas atrás

Polícia prende ator pornô acusado de aplicar o golpe do “boa noite, Cinderela”

Reprodução Polícia prende ator pornô acusado de aplicar o golpe do “boa noite, cinderela” A polícia prendeu, na noite desta...

Nacional3 horas atrás

Fortes chuvas em Minas Gerais pedem atenção para rompimento de barragens

Agência Brasil Barragem Em comunicado enviado este sábado, 24, a Agência Nacional de Mineração (ANM) alertou uma forte tempestade que...

Nacional3 horas atrás

Polícia prende ator pornô acusado de aplicar o golpe do “boa noite, cinderela”

Reprodução Polícia prende ator pornô acusado de aplicar o golpe do “boa noite, cinderela” A polícia prendeu, na noite desta...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!