Connect with us

Política

Ipec aponta liderança de Lula com 46% e Bolsonaro com 31% no Rio

Published

on

source
Lula e Bolsonaro
Reprodução/Montagem iG – 10/05/2022

Lula e Bolsonaro

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera as intenções de voto para a Presidência entre eleitores do Rio, segundo pesquisa Ipec divulgada na segunda-feira (23). Lula figura com 46% no quadro geral, contra 31% para o presidente Jair Bolsonaro (PL) .

Bolsonaro, de acordo com o levantamento, só aparece numericamente à frente de Lula entre os evangélicos. A margem de erro da pesquisa é de três pontos.

Ainda segundo a pesquisa, a gestão de Bolsonaro é considerada ruim ou péssima por 49% dos eleitores fluminenses. Por outro lado, 28% avaliam o governo do atual presidente como ótimo ou bom. Para 21%, a administração é regular. Entre os eleitores evangélicos, 44% aprovam a gestão, enquanto 31% a reprovam.

No eleitorado evangélico, que corresponde a um terço da amostra do Ipec, se inverte o panorama da disputa entre Lula e Bolsonaro. O atual presidente figura neste segmento com 46% das intenções de voto, contra 29% para Lula.

Embora permaneça numericamente atrás de Lula em todos os outros recortes da pesquisa, Bolsonaro chega ao patamar do ex-presidente em outros recortes, além dos evangélicos. Entre os homens, por exemplo, Bolsonaro tem 39% das intenções de voto segundo o Ipec, contra 41% para Lula. Entre as mulheres, por sua vez, o ex-presidente aparece com o dobro dos votos.

Lula ultrapassa o dobro do percentual de Bolsonaro entre os mais jovens, na faixa de 16 a 24 anos (52% a 24%); entre os eleitores que cursaram até o Ensino Fundamental (57% a 22%); entre os católicos (52% a 24%); e entre os mais pobres, com renda familiar mensal de até um salário mínimo (49% a 24%). Esses segmentos são também alguns dos que mais desaprovam o governo Bolsonaro, segundo a pesquisa.

Nas faixas de renda a partir de dois salários mínimos, a diferença entre Bolsonaro e Lula fica dentro da margem de erro, com vantagem numérica para o petista. Ainda assim, entre os mais ricos, 51% avaliam o atual governo como ruim ou péssimo.

O levantamento foi encomendado pela Rio Indústria e realizado entre os dias 19 e 22 de maio, com 1.008 entrevistados em 32 municípios do estado. A margem de erro é de três pontos, e a pesquisa está registrada no TSE sob o protocolo RJ‐07114/2022. O nível de confiança é de 95%.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.  Siga também o  perfil geral do Portal iG.

Comente Abaixo
Estadual4 minutos ago

Festival da Cerveja vai movimentar Santa Maria de Jetibá

Que a cerveja artesanal caiu no gosto do capixaba, ninguém duvida! O melhor é saber que já temos belos espaços...

Estadual4 minutos ago

Sesport abre núcleos de futsal, ginástica rítmica e vôlei para crianças e adolescentes

A Secretaria de Esportes e Lazer (Sesport) vai abrir, a partir desta terça-feira (28), três núcleos do programa Campeões de...

Estadual4 minutos ago

Recursos do Fundesul Presidente Kennedy são alternativa para atração de novos negócios no município

Com uma proposta de incentivo ao ambiente de negócios local que resultem, direta ou indiretamente, na geração de emprego e...

Estadual4 minutos ago

Qualifica-APS aumenta número de equipes no Espírito Santo

A Atenção Primária à Saúde (APS) vive uma nova realidade no Espírito Santo. O Governo do Estado, por meio da...

Estadual4 minutos ago

Espírito Santo aplica mais de 60 mil doses de vacinas no Dia D

O mutirão para imunizar a população do Espírito Santo, realizado no último sábado (25), alcançou a marca das 60.544 doses...

Policial4 minutos ago

14º Batalhão comemora 12 anos de instalação

Na última sexta-feira (24), o 14º Batalhão, com sede em Ibatiba, completou 12 anos de instalação na região serrana do...

Policial5 minutos ago

PM realiza diversas prisões e apreensões no fim de semana em Guarapari

No último fim de semana, policiais militares do 10º Batalhão realizaram prisões e apreensões ao patrulharem os bairros de Guarapari....

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana