conecte-se conosco



Estadual

Internos do sistema prisional capixaba participam de capacitação com apoio do Google.org e BID Lab

Publicado

em


Tecnologia e inovação juntas como fonte de transformação social. Uma parceria entre a Secretaria da Justiça (Sejus) e JA Brasil (Junior Achievement) está levando capacitação em Tecnologia da Informação a internos do sistema prisional capixaba. O treinamento faz parte do programa Tech.JÁ, que conta com apoio do Google.org e BID Lab (Laboratório de Inovação do Grupo BID).

O curso profissional, realizado totalmente em formato on-line, teve início no mês de agosto e contempla 20 internos que cumprem pena na Penitenciária Semiaberta de Vila Velha (PSVV), no Complexo de Xuri. Com 300 horas de duração, o treinamento oferece a capacitação básica necessária para atuação profissional na área da Tecnologia da Informação.

O secretário de Estado da Justiça, Marcello Paiva de Mello, explica que o projeto foi apresentado à equipe da Sejus, considerando o trabalho de ressocialização e qualificação desenvolvido no sistema prisional capixaba.

“A ressocialização da pessoa privada de liberdade está entre as prioridades da Secretaria. Estamos gerando oportunidades de qualificação conforme as necessidades do mercado. A parceria com a JA Brasil é um exemplo disso. A previsão é de que o curso seja concluído em dezembro e que os conhecimentos adquiridos durante a formação sejam fonte de renda para esses internos ao retornarem para o convívio social”, enfatiza o secretário.

O curso é composto por aulas ao vivo e gravadas, realizadas em meio turno durante os dias úteis. Um processo seletivo foi realizado na própria unidade prisional, buscando preencher as vagas disponíveis com internos, de acordo com o perfil, interesse e aptidão para a formação. Os 20 selecionados realizam o curso com equipamentos doados pela JA Brasil e são acompanhados presencialmente por um monitor.

A grade do curso contempla as disciplinas de: fundamentos de suporte técnico; administração de sistema e serviços de infraestrutura de TI; ética, cidadania e empatia; atendimento ao cliente; empreendedorismo e conversas com profissionais atuantes na área da tecnologia da informação.

Lorena Braga, coordenadora nacional do Programa Tech.JÁ, destaca que sua equipe está muito feliz com a parceria criada, que tornou viável a execução do projeto dentro da unidade prisional.

“Nosso intuito é possibilitar que jovens inseridos na unidade prisional tenham as mesmas oportunidades que outros jovens que não estão nessa situação, por meio de acesso à educação profissional de qualidade e que, em um futuro próximo, possam ingressar no mercado formal de trabalho”, destaca Lorena Braga.

Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação da Sejus
Sandra Dalton / Karla Secatto
(27) 3636-5732 / 99933-8195 / 98849-9664
[email protected]

Fonte: Governo ES

Comente Abaixo
Economia26 minutos atrás

Saiba os custos ocultos ao adquirir um imóvel

Reprodução: iG Minas Gerais Saiba os custos ocultos ao adquirir um imóvel Saber quanto gastamos ao comprar móveis parece simples...

Economia1 hora atrás

Como funciona o cancelamento de uma compra pela internet

Não somente em datas especiais, mas as compras online estão cada dia mais presentes em nossa realidade. Veja abaixo, como...

Economia1 hora atrás

Comprou na Black Friday e se arrependeu? Veja quais são os seus direitos

FreePik Entrega dos produtos devem ser feitas no prazo prometido e sem avarias A Black Friday movimentou  mais de R$...

Política1 hora atrás

PSDB retoma votação das prévias neste sábado

Reprodução Eduardo Leite, Arthur Virgílio e João Doria O PSDB deve definir seu canditado ao Planalto ainda hoje. As prévias...

Carros e Motos1 hora atrás

Honda Accord híbrido se mostra  confortável e faz até 17,6 km/l

Guilherme Menezes/ iG Carros Honda Accord híbrido é o primeiro modelo eletrificado que a marca traz ao Brasil, onde chegarão...

Nacional1 hora atrás

Tempo quente e a presença do sol marcam o sábado em São Paulo

Governo do Estado de São Paulo Previsão do tempo em São Paulo Devido aos ventos úmidos vindos do litoral, o...

Policial9 horas atrás

Polícia Militar forma a primeira turma de soldado com Curso Superior de Tecnologia em Segurança Pública

A Polícia Militar do Espírito Santo realizou na noite desta sexta-feira (26) a solenidade militar de encerramento do Curso Superior...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!