conecte-se conosco



Estadual

Internos alunos que cursam a 3ª Etapa do EJA participam de concurso de literatura

Publicado

em


Internos custodiados pela Secretaria da Justiça (Sejus) que cursam a 3ª Etapa do Ensino Médio da Educação de Jovens e Adultos (EJA), dentro das unidades prisionais do Estado, poderão inscrever textos inéditos de crônicas e poesias para o I Concurso Literário Sérgio Blank. A iniciativa é promovida pela Academia Espírito-Santense de Letras (AEL) e conta com a parceria da Secretaria da Educação (Sedu).

A Sejus estima que participem do concurso cerca de 300 internos alunos que cursam a 3ª Etapa do Ensino Médio dentro das unidades prisionais do Estado. Para a subsecretária de Ressocialização da SEJUS, Roberta Ferraz, a iniciativa é um incentivo à transformação do indivíduo.

“O projeto da AEL está sendo recebido de uma forma muito positiva pela Sejus, pois a proposta vai ao encontro do que a Subsecretaria de Ressocialização preza para o sistema prisional. A pessoa que está encarcerada precisa ser inserida na sociedade por meio de diversas frentes, que vão além da educação e trabalho. O concurso de redação fomenta talentos e incentiva a pessoa privada de liberdade a pensar de forma diferente por meio da leitura, da escrita e da produção literária. Isso promove a transformação do indivíduo, o estimula a refletir sobre a sua própria vida, e faz com que ele se reinvente”, destaca Roberta Ferraz.

A gerente da Educação de Jovens e Adultos da Sedu, Mariane Berger, observa que a realização do I Concurso Literário Sérgio Blank terá todo o apoio da Secretaria: “A Sedu incentiva todos os projetos de fomento à leitura e escrita nas Unidades Prisionais por entender que a leitura é condição para ampliação de conhecimentos e para o aprimoramento textual. Essa iniciativa da Academia Espírito-Santense de Letras dialoga com o projeto de Leitura ‘Entre Muros e Mundos’, que será desenvolvido em 2021 e que, portanto, terá o apoio das equipes pedagógicas da secretaria”.

O concurso

Podem participar autores estreantes ou com obra publicada. O concorrente deverá apresentar um texto inédito, escrito em língua portuguesa, de 7 a 30 linhas, com tamanho limitado a no máximo três páginas. Cada autor poderá enviar somente um texto de poesia ou crônica para o e-mail [email protected].

O candidato deverá colocar no corpo de seu texto o título, seu nome completo, o CPF, a unidade Prisional/Escola, o nome da(o) professora/professor, e uma declaração de que se for contemplado (a) autoriza a publicação de seu trabalho em revista ou site da AEL.

Os trabalhos apresentados serão avaliados por uma Comissão Julgadora composta por três Acadêmicos indicados pela Academia Espírito-Santense de Letras e por examinadores convidados pela AEL, de acordo com os seguintes critérios: Originalidade temática; Criatividade; e Adequação ao tema.

Entre as premiações, o primeiro lugar do concurso receberá um tablet, e os três primeiros colocados receberão um Certificado da AEL, bem como revista e obras, além de ter seus textos publicados no site da Academia Espírito-Santense de Letras. O troféu Sérgio Blank será ofertado à(ao) professora(o) e à unidade Prisional.

O resultado final do I Concurso Literário Sérgio Blank será divulgado no site www.ael.org.br a partir de 04 de setembro de 2021, data em que se comemora o centenário de fundação da Academia Espírito-santense de Letras. Para a presidente da AEL, Ester Abreu Vieira de Oliveira, a iniciativa está em consonância com o propósito humanista da instituição literária, além de promover uma justa homenagem ao poeta Sérgio Blank:

 “A AEL, hoje centenária, desde a sua fundação visou a dar visibilidade à cultura de nosso Estado e aos que para ela contribuíram, seja promovendo eventos, concursos, palestras, feiras literárias, lançamentos de obras de arte e literária, seja publicando e republicando livros e revistas impressas e agora online. Nesse aspecto não poderia deixar despercebida a produção literária e esquecido o trabalho desenvolvido por Sérgio Blank, fazendo-lhe uma justa homenagem e num setor pelo qual se empenhou em dar a sua contribuição humanística e humanitária.”

I Concurso Literário Sérgio Blank

Realização: Academia Espírito-Santense de Letras (AEL) e Governo do Estado do Espírito Santo, através da Secretaria de Estado da Justiça (SEJUS) e Secretaria de Estado da Educação (SEDU).

Inscrições: de 29 de março a 30 de junho de 2021.

Público-alvo: apenados e apenadas que cursam a 3ª Etapa do Ensino Médio na modalidade de ensino EJA (Educação de Jovens e Adultos) no sistema prisional capixaba.

Concorrentes: podem concorrer textos inéditos (um por autor), de tema livre, no gênero poesia ou crônica, escrito em língua portuguesa, de 7 a 30 linhas, com tamanho limitado a no máximo três páginas. Os textos devem ser encaminhados para o e-mail [email protected].

Regulamento e ficha de inscrição: www.ael.org.br

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sejus
Sandra Dalton / Karla Secatto
(27) 3636-5732 / 99933-8195 / 98849-9664
[email protected]

Fonte: Governo ES

Comente Abaixo
Internacional11 minutos atrás

Agência da ONU fornecerá alimentos a 185 mil crianças na Venezuela

O Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas (PMA) e autoridades venezuelanas anunciaram nessa segunda-feira (19) que chegaram a um...

Esportes16 minutos atrás

Palmeiras faz último treino no Brasil antes de viagem para o Peru

O Verdão treinou na  segunda-feira (19), na Academia de Futebol, após ter empatado por 0 a 0 com o Botafogo-SP...

Nacional41 minutos atrás

Tempo nublado e frio nesta terça em São Paulo

Reprodução Redes Sociais/Avertigus Previsão do tempo desta terça-feira é de sol entre nuvens na capital paulista Tempo nublado e temperatura amena...

Mulher6 horas atrás

Horóscopo do dia: previsões para 20 de abril de 2021

Marcelo Dalla As mandalas do horóscopo do dia são desenhadas pelo astrólogo Marcelo Dalla ÁRIES  Continue a contar com mais...

Mulher8 horas atrás

Descubra quais frases resumem o jeito de ser de cada signo solar

Reprodução: Alto Astral Descubra quais frases resumem o jeito de ser de cada signo solar O nosso jeito de ser...

Política9 horas atrás

Pacote anticrime: Congresso derruba veto e aumenta pena de crimes contra honra

O Congresso Nacional derrubou nesta segunda-feira (19) vetos do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) a trechos do pacote anticrime aprovado pelo Congresso...

Nacional9 horas atrás

Bolsonaro citará ações contra o desmatamento em discurso na Cúpula do Clima

O Antagonista Bolsonaro fará discurso de aceno ao presidente dos EUA, Joe Biden Em um aceno ao presidente Joe Biden,...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!