conecte-se conosco


Estadual

Internas da Sejus produzem perucas e acessórios para pacientes com câncer

Publicado

em

VITÓRIA (ES) – Uma parceria entre a Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), o Hospital São José, em Colatina, e cabeleireiros voluntários garante o bem-estar e maior auto estima de pacientes com câncer. Internas do Centro Prisional Feminino de Colatina produzem perucas, lenços, turbantes, travesseiros de contenção e próteses mamárias, confeccionadas em malha de algodão e polietileno, doadas pelo projeto “Mãos Solidárias”.

Atualmente, oito internas participam do projeto e produzem, mensalmente, cerca de 20 perucas, 20 lenços toucas, 20 próteses e 40 protetores de traqueostomia. As participantes, que são voluntárias, recebem o benefício da remição da pena com a redução de um dia da pena a cada três dias de trabalho.

Para a diretora da unidade prisional, Maria Aparecida de Freitas de Albuquerque, o “Mãos Solidárias” é essencialmente reintegrador e humano, principalmente por poder proporcionar mais autoestima a pacientes com câncer.

“As internas que participam do projeto não estão nele só pela remição de pena, elas, de fato, abraçam a causa. Compreendem que estão contribuindo com mulheres que passam por momentos tão difíceis no decorrer do tratamento. O projeto é mantido por meio da parceria com o Hospital São José, e também, com a captação de doações. Receber uma doação tão significativa como essa nos enche de alegria e esperança, e demonstra o reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelas internas neste projeto”, ressalta Aparecida.

O projeto recebeu, neste mês, cerca de 85 mechas de cabelos para a confecção de novas perucas, doação de jovens que participaram do 46º Congresso Nacional da Juventude Evangélica Luterana do Brasil (JELB), realizado em 28 de janeiro, em Aracruz.

Mãos que produzem felicidade

Juciele Gomes de Oliveira cumpre pena na unidade desde 2011 e há três anos participa do projeto. Para ela, a atividade é uma oportunidade de contribuir com o bem-estar de quem precisa.

“O Projeto Mãos Solidárias tem um significado muito especial para mim, pois sei que estou levando felicidade para pessoas que estão passando por momentos tão difíceis. Eu estou confinada a barras de concreto e sei que um dia vou voltar para minha família. As pessoas que recebem as perucas, lenços e próteses confeccionadas por nós estão confinadas à doença e ainda com a dor de não saber se poderão retornar para casa”, diz Juciele.

A interna falou da oportunidade de conhecer algumas das pacientes que receberam as doações. “Ao doar os materiais para eles pude sentir que, independentemente de remição ou qualquer outro benefício, o importante é saber que estou levando felicidade para alguém. Um dia eu fiz alguém chorar, mas hoje, com o Projeto, posso fazer muitas pessoas sorrirem”, completa.

Desde 2017, dentre as doações feitas no Hospital São José e a outras pessoas acometidas pela doença, já foram doados, aproximadamente: 300 perucas, 300 lenços e toucas, 400 próteses e 400 protetores de traqueostomia.

Comentários do Facebook
Leia mais:  Governo do Estado vai investir R$ 33,8 milhões em obras de infraestrutura em Vila Velha
publicidade

Estadual

Detenta foge de hospital em Vitória e deixa filho de dois meses internado

Publicado

em

Aline Barreto Alcântara cumpria pena no Centro Prisional Feminino de Cariacica por furto qualificado. Presa fugiu por uma báscula após pedir aos agentes para ir ao banheiro.

Uma detenta de 30 anos fugiu nesta segunda-feira (18) do Hospital das Clínicas (Hucam), em Vitória. Segundo a Secretaria Estadual de Justiça (Sejus), Aline Barreto Alcântara estava na unidade acompanhando o filho de dois meses, que recebia atendimento médico.

A criança foi deixada no local, mas o pai foi acionado e acompanha o bebê. A polícia faz buscas pela mulher.

A Sejus informou que fuga aconteceu após Aline, que era escoltada por agentes, pedir para ir ao banheiro. Lá, ela passou por uma báscula e conseguir escapar pela parte lateral do hospital.

A detenta estava presa desde abril de 2018, por furto qualificado. Segundo a Sejus, ela cumpria pena no Centro Prisional Feminino de Cariacica, na Grande Vitória.

A Secretaria frisou que a lei determina que detentas que estão amamentando não podem ser algemadas quando estão dentro de unidades hospitalares. A Polícia Militar informou que faz buscas para tentar encontrar a mulher.

Quem tiver informações que ajudem a polícia a encontrar Aline Barreto Alcântara pode repassar, de forma anônima, pelo telefone do Disque-Denúncia, o 181.


(*G1)

Comentários do Facebook
Leia mais:  Ladrão revista até sutiã de passageira
Continue lendo
Variedades2 horas atrás

Casados há mais de 7 décadas na BA, idoso de 104 e mulher de 94 anos

Casal mora em povoado de Vitória da Conquista, na região sudoeste da Bahia, têm 5 filhos, 18 netos e 24...

Nacional3 horas atrás

Google e WhatsApp devem remover imagens da boneca ‘Momo’

Imagens da boneca têm sido utilizadas por criminosos da internet para convencer crianças e jovens a cometerem atos ilícitos e...

Estadual4 horas atrás

Detenta foge de hospital em Vitória e deixa filho de dois meses internado

Aline Barreto Alcântara cumpria pena no Centro Prisional Feminino de Cariacica por furto qualificado. Presa fugiu por uma báscula após...

Mulher4 horas atrás

Aline Riscado posa de biquíni na praia e ganha elogios: ‘Parece uma escultura’

Beldade divulgou foto nas redes sociais RIO DE JANEIRO (RJ) – Aline Riscado aproveitou o finalzinho da tarde de domingo...

Nacional4 horas atrás

Menina se mata com a arma do pai em São Paulo

Ele estava tomando banho quando ouviu o barulho do tiro SÃO CAETANO (SP) – Uma menina de 10 anos se...

Nacional6 horas atrás

Homem pega no pênis de menino de 13 anos e diz: “quero sentir endurecer”

CUIABÁ (MT) – Um homem, identificado como E.L.R., 47 anos, foi preso em flagrante por abusar sexualmente de um garoto...

Agricultura7 horas atrás

Em Washington, ministra ressalta importância da reaproximação com os EUA

A ministra Tereza Cristina (Agricultura, Pecuária e Abastecimento), que acompanha viagem do presidente Jair Bolsonaro aos Estados Unidos, comentou nesta...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

Mais Lidas da Semana