conecte-se conosco


Estadual

Internas da Sejus produzem perucas e acessórios para pacientes com câncer

Publicado

em

VITÓRIA (ES) – Uma parceria entre a Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), o Hospital São José, em Colatina, e cabeleireiros voluntários garante o bem-estar e maior auto estima de pacientes com câncer. Internas do Centro Prisional Feminino de Colatina produzem perucas, lenços, turbantes, travesseiros de contenção e próteses mamárias, confeccionadas em malha de algodão e polietileno, doadas pelo projeto “Mãos Solidárias”.

Atualmente, oito internas participam do projeto e produzem, mensalmente, cerca de 20 perucas, 20 lenços toucas, 20 próteses e 40 protetores de traqueostomia. As participantes, que são voluntárias, recebem o benefício da remição da pena com a redução de um dia da pena a cada três dias de trabalho.

Para a diretora da unidade prisional, Maria Aparecida de Freitas de Albuquerque, o “Mãos Solidárias” é essencialmente reintegrador e humano, principalmente por poder proporcionar mais autoestima a pacientes com câncer.

“As internas que participam do projeto não estão nele só pela remição de pena, elas, de fato, abraçam a causa. Compreendem que estão contribuindo com mulheres que passam por momentos tão difíceis no decorrer do tratamento. O projeto é mantido por meio da parceria com o Hospital São José, e também, com a captação de doações. Receber uma doação tão significativa como essa nos enche de alegria e esperança, e demonstra o reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelas internas neste projeto”, ressalta Aparecida.

O projeto recebeu, neste mês, cerca de 85 mechas de cabelos para a confecção de novas perucas, doação de jovens que participaram do 46º Congresso Nacional da Juventude Evangélica Luterana do Brasil (JELB), realizado em 28 de janeiro, em Aracruz.

Mãos que produzem felicidade

Juciele Gomes de Oliveira cumpre pena na unidade desde 2011 e há três anos participa do projeto. Para ela, a atividade é uma oportunidade de contribuir com o bem-estar de quem precisa.

“O Projeto Mãos Solidárias tem um significado muito especial para mim, pois sei que estou levando felicidade para pessoas que estão passando por momentos tão difíceis. Eu estou confinada a barras de concreto e sei que um dia vou voltar para minha família. As pessoas que recebem as perucas, lenços e próteses confeccionadas por nós estão confinadas à doença e ainda com a dor de não saber se poderão retornar para casa”, diz Juciele.

A interna falou da oportunidade de conhecer algumas das pacientes que receberam as doações. “Ao doar os materiais para eles pude sentir que, independentemente de remição ou qualquer outro benefício, o importante é saber que estou levando felicidade para alguém. Um dia eu fiz alguém chorar, mas hoje, com o Projeto, posso fazer muitas pessoas sorrirem”, completa.

Desde 2017, dentre as doações feitas no Hospital São José e a outras pessoas acometidas pela doença, já foram doados, aproximadamente: 300 perucas, 300 lenços e toucas, 400 próteses e 400 protetores de traqueostomia.

Comentários do Facebook
Leia mais:  Incêndio atinge obra em teto de shopping em Vitória
publicidade

Estadual

Jovem sem habilitação provoca acidente e deixa duas crianças feridas na Serra

Publicado

em

Um jovem de 19 anos foi detido na tarde deste domingo (19), após provocar um acidente na Rodovia ES-010, próximo a uma boate, na região de Jardim Limoeiro, na Serra. O jovem motorista não tinha carteira de habilitação e conduzia um carro que estaria com o licenciamento vencido.

O acidente aconteceu por volta das 12 horas deste domingo. Segundo a Polícia, o jovem e mais três pessoas estavam em um carro Classic que rodou na pista e atingiu um Fiat Uno, que seguia no sentido Jacaraípe x Jardim Limoeiro. Dentro do Uno, havia um borracheiro, de 34 anos, a mulher e duas filhas do casal, de 10 e 11 anos.

O motorista de Classic ainda tentou fugir do local com as outras três pessoas, mas eles acabaram detidos pela polícia e encaminhados para o DPJ da Serra.

Do Uno, as duas crianças da família ficaram feridas e foram socorridas pelo Samu para o Hospital Jaime dos Santos Neves.


(*Tribuna on line)

Comentários do Facebook
Leia mais:  Clientes de pizzaria em Guriri passam terror durante assalto
Continue lendo
Entretenimento28 minutos atrás

O rei das protagonistas! As dez mulheres de Walcyr Carrasco

Prestes a estrear mais uma novela de sua autoria, Walcyr Carrasco possui um currículo extenso de novelas na Globo. Desde...

Esportes5 horas atrás

Jorge Sampaoli é perseguido por ciumentos da própria classe de trabalho

Levir Culpi, técnico de trabalhos medíocres recentemente, disse que Jorge Sampaoli será o novo comandante da Seleção. Segundo Culpi, que...

Entretenimento6 horas atrás

Reconstrução dá o tom do MECAInhotim, quatro meses após tragédia em Brumadinho

Logo na entrada de Brumadinho (MG), uma exposição de camisas e uniformes sujos de lama lembra que essa é uma...

Entretenimento6 horas atrás

Virada Cultural de São Paulo atrai cinco milhões de pessoas

A Virada Cultural aconteceu neste final de semana, 18 e 19, em São Paulo, e, segundo o prefeito Bruno Covas,...

Nacional7 horas atrás

Entenda os últimos acontecimentos da quebra de sigilo de Flávio Bolsonaro

Edilson Rodrigues/Agência Senado – 9.5.19 MP investiga suspeitas de peculato, lavagem de dinheiro e organização criminosa no gabinete de Flávio...

Entretenimento7 horas atrás

Faustão choca telespectadores e anuncia fim do Domingão na Globo

O apresentador Fausto Silva fez uma revelação que deixou seus fãs chocados e arrasados na noite deste domingo em seu programa da...

Regional7 horas atrás

Menino de 2 anos é baleado pelo próprio pai no Norte no ES

Homem é acusado de tentar matar a esposa e, ao atirar, acabou atingindo o próprio filho Uma criança de 2...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

Mais Lidas da Semana