conecte-se conosco



Educação

Inscritos no Enade já podem preencher Questionário do Estudante

Publicado

em

Pesquisa faz um levantamento do perfil socioeconômico e acadêmico dos participantes do exame
Os inscritos no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2017 já podem preencher o Questionário do Estudante no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Educacionais (Inep). O formulário deve ser preenchido a partir desta segunda-feira  (4) até 26 de novembro, data de aplicação do exame. Será considerado irregular no Enade o estudante que não cumprir esse prazo. Para responder, é preciso que o participante já tenha feito o cadastro no portal do Inep e recebido a senha, que será a usada também para acompanhar o andamento da inscrição, a consulta sobre o local de prova e a conferência do resultado individual.

O Questionário do Estudante faz um levantamento do perfil socioeconômico e acadêmico dos participantes do Enade, avaliando aspectos sobre o curso de formação.

Este é o primeiro ano em que os estudantes participam do processo de inscrição no exame. O coordenador do curso continua sendo o responsável pela inscrição, mas cada estudante deverá fazer o próprio cadastro, informando suas especificidades.
Aqueles que desejarem usar nome social devem fazer a solicitação sobre o atendimento do dia 11 ao dia 15 deste mês.
O Enade avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos, habilidades e competências adquiridas. Devem ser inscritos no exame os alunos dos cursos de graduação e os que estão entrando ou concluindo os cursos avaliados na edição, bem como estudantes irregulares. A cada ano, o exame avalia um grupo diferente de cursos superiores, ciclo que se repete a cada três anos.
Dados divulgados na semana passada sobre o Enade 2016 mostram que o estudante do ensino superior no Brasil vem de famílias com renda familiar de, no máximo, R$ 2.640; é branco (51,7%); solteiro (74,4%); mora com pais ou parentes (54,6%); não trabalha (56,4%); não tem renda (54,5%) e dedica, no máximo, três horas a estudos semanais extraclasse.

Comentários do Facebook

Educação

Mais de 2 mil profissionais da Rede Estadual participam de consulta étnico-racial

Publicado

em

Mais de dois mil profissionais da Rede Estadual de Educação responderam ao questionário sobre educação racial aplicado pela Secretaria da Educação (Sedu). O trabalho, feito pela Subsecretaria de Educação Básica (SEEB), por meio da Gerência de Educação do Campo, Indígena e Quilombola (GECIQ), em parceria com o Centro de Formação dos Profissionais da Educação do Espírito Santo (CEFOPE), trabalha para que a Formação Étnico-racial nas escolas seja implementada neste ano de 2020.

Responderam ao material, enviado por meio de um link para as escolas via Superintendências Regionais de Educação (SRE), um total de 2.156 profissionais entre professores, pedagogos e diretores, superando as expectativas da equipe, que considerou o envolvimento expressivo dos profissionais como uma demonstração importante sobre o desenvolvimento da temática no âmbito da Educação Estadual.

“Consideramos extremamente importante o resultado dessa consulta, pois denota o quanto a formação na temática étnico-racial é relevante para os profissionais da Rede Estadual. O objetivo é que a formação possa contribuir na busca de uma educação sem racismo na Rede”, afirmou a gerente da GECIQ, Valquiria Santos Silva.

Comentários do Facebook
Continue lendo
Esportes11 minutos atrás

Empate e vaias pressionam Náutico antes de clássico

Neste domingo (1), às 16h (horário de Brasília), o Náutico visita o Santa Cruz pelo Campeonato Pernambucano. Antes do clássico,...

Internacional11 minutos atrás

Número de mortes por coronavírus chega a 2.788 casos na China

Autoridades do setor de saúde da China disseram que, na quinta-feira (27), mais 44 pessoas morreram por causa do novo...

Internacional24 minutos atrás

Jovem acerta tiro em sobrinho de dez anos ao tirar “selfie” com arma carregada

arrow-options Reprodução/Harris County Sheriffs Office Caitlyn Smith, de 19 anos, foi acusada de lesão corporal grave a uma criança Uma...

Nacional37 minutos atrás

Idosa com Alzheimer morre ao se perder; suspeita é que ela tenha morrido de fome

arrow-options TV Anhanguera/Reprodução Terezinha tinha Alzheimer Após passar uma semana desaparecida no interior de Goiás, o corpo de uma idosa...

Agricultura37 minutos atrás

SUÍNOS/CEPEA: Menor oferta continua sustentando cotações do suíno vivo

Cepea, 28/02/2020 – A menor oferta de animais em peso ideal para abate segue sustentando os valores do suíno vivo...

Entretenimento37 minutos atrás

Maisa se irrita com seguidores e dispara: “Galera é ignorante”

Nos últimos dias, Maisa tem postado fotos da viagem que fez para Milão, na Itália . O problema é que...

Entretenimento37 minutos atrás

Ela está de volta! Lady Gaga lança clipe novo e web vai à loucura, assista

Lady Gaga está de volta ao pop! Desde 2018, quando estrelou “Nasce Uma Estrela”, a diva não lançava músicas novas,...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana