conecte-se conosco



Educação

Inscrições para o Fies começam nesta terça-feira

Publicado

em

Interessados podem se inscrever até 31 de julho

Brasília – Começam nesta terça-feira e seguem até 31 de julho, pelo site as inscrições no processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), para o 2º semestre de 2020. O resultado será divulgado no dia 4 de agosto . Pelo cronograma, o período para complementação da inscrição dos candidatos pré-selecionados será do dia 4 até 6 de agosto.

Inicialmente, as inscrições no programa eram esperadas para a semana passada, mas foram adiadas depois que o Ministério da Educação (MEC) identificadas inconsistências no processamento da distribuição das vagas ofertadas pelas instituições de ensino superior. Segundo o MEC, a medida foi importante para assegurar “a lisura e a transparência do processo seletivo”.

Lista de espera

Os candidatos não pré-selecionados na chamada única do Fies podem disputar uma das vagas ofertadas por meio da lista de espera. Diferentemente dos processos seletivos do Sistema de Seleção Unificada e do Programa Universidade Para Todos, para participar da lista de espera do Fies não é necessário manifestar interesse. Todos os não pré-selecionados na chamada única serão, automaticamente, incluídos na lista de espera. O prazo de convocação por meio da lista de espera é do dia 4 até às 23h59 de 31 de agosto.

Requisitos

Pode se inscrever na seleção do Fies o candidato que tenha participado do Exame Nacional do Ensino Médio, a partir da edição de 2010, e que tenha alcançado média das notas nas provas igual ou superior a 450 pontos. O interessado não pode ter zerado a redação e deve ter renda familiar mensal bruta, por pessoa, de até três salários mínimos.

Programa

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa do MEC que concede financiamento a estudantes em cursos superiores não gratuitos em instituições de educação superior particulares que participam do programa. O Fies é um modelo de financiamento estudantil moderno, dividido em diferentes modalidades, podendo ter juros zero a quem mais precisa e uma escala de financiamentos que varia conforme a renda familiar do candidato.

Comentários do Facebook

Educação

Lei possibilita suspensão de até quatro parcelas do FIES

Publicado

em

Medida é positiva, mas deveria ser acompanhada de uma linha de crédito, segundo economista
Estudantes de todo o país que são beneficiários do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) podem requerer a suspensão de até quatro parcelas durante o período de calamidade pública decretado por conta da pandemia do novo coronavírus.

Para ter acesso ao benefício – definido pela Lei 13.998/2020 – o estudante deve estar adimplente com os seus pagamentos até o dia 20 de março, antes da vigência do estado de calamidade pública no país. Os interessados em aderir ao programa – válido para contratos em fase de utilização e carência, ou para aqueles que estão na fase de amortização – devem procurar a Caixa Econômica Federal ou o Banco do Brasil até o dia 31 de dezembro.

O advogado, economista e professor, Alessandro Azzoni, acredita que a suspensão não é suficiente para evitar a evasão dos alunos nas universidades, ocasionada pela crise e pelo desemprego. Para ele, uma medida complementar seria a criação de uma linha de crédito especial, para que os alunos possam manter sua qualificação.

“Estamos em um cenário de crise. Muitas pessoas com qualificação elevada foram demitidas, e quem ainda está estudando vai encontrar uma concorrência muito grande. Parar de estudar nesse momento não é o ideal, por isso o governo poderia pensar em alguma forma para subsidiar os estudos para quem está fora do FIES, uma linha de crédito com pagamento direto para as universidades, para evitar a evasão e manter o aluno estudando”, aponta.

Azzoni reforça que uma evasão significativa de alunos causaria um impacto econômico grande nas universidades. “Problemas como inadimplência e evasão levam a uma consequente perda de receita nas universidades, podendo ocasionar demissões em massa de professores, mestres, doutores e uma redução de atividades em alguns setores”, aponta o professor.

Comentários do Facebook
Continue lendo
Entretenimento8 minutos atrás

Danilo Gentili dá em cima de Gabi Martins e ela corresponde

Reprodução Danilo Gentili e Gabi Martins A cantora e ex-participante do “BBB 20”, Gabi Martins, postou uma foto sua em...

Policial8 minutos atrás

Polícia Militar apreende armas, drogas e recupera veículos em Serra

. Neste final de semana, a Polícia Militar do Espírito Santo (14° Cia Ind), detiveram criminosos, armas, drogas e recuperaram...

Política23 minutos atrás

Deputados criticam possível retorno de aulas

. Durante a sessão virtual desta segunda-feira (10), deputados demonstraram preocupação com o possível retorno presencial das aulas no Espírito...

Policial23 minutos atrás

Apreensões de drogas e captura de fugitivos marcaram as ações deste final de semana na Serra

. Final de semana bastante movimentado para a Polícia Militar do Espírito Santo (6º BPM), no município de Serra. Os...

Policial23 minutos atrás

Polícia Militar apreende arma e munições com três indivíduos em Itapemirim

. No último sábado (08), A Policia Militar do Espírito Santo (9ª Companhia Independente),  recebeu uma denúncia de três indivíduos...

Policial23 minutos atrás

Batalhão de Trânsito ministra curso de atualização de agente de trânsito

. Dando continuidade ao seu compromisso de zelar pelas vidas nas vias públicas do Espírito Santo, o Batalhão de Polícia...

Entretenimento23 minutos atrás

Site é condenado a pagar R$ 17,9 milhões a Paula Burlamaqui por fake news

Reprodução/Instagram Paula Burlamaqui A empresa que opera o site Yahoo! no Brasil terá que pagar R$ 17,9 milhões à atriz...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!