conecte-se conosco



Educação

Inscrições para 75 mil vagas em capacitações à distância tem prazo prorrogado

Publicado

em

Os conteúdos dos cursos foram revisados e atualizados por especialistas de cada área. Todos têm duração de 60 horas e são certificados pela Capes

As inscrições para 75 mil vagas para capacitação a distância oferecidas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que terminariam na última sexta-feira (26), foram prorrogadas até 24 de julho. As vagas – 25 mil por curso – são para as áreas de português, matemática e tecnologias da informação e comunicação (TICs).

Para se inscrever, os interessados devem preencher um cadastro na Plataforma Virtual de Aprendizagem do MEC (Avamec). “Os cursos são atualizados, com disciplinas fundamentais, e trazem a abordagem das tecnologias no ensino e aprendizagem”, disse o presidente da Capes, Benedito Aguiar.

O curso de português aborda os conceitos básicos de texto, processos e desafios da leitura e da escrita, além de interpretação e de escrita no meio acadêmico.

Matemática

Dividido em nove módulos, o conteúdo de matemática traz questões fundamentais da disciplina e pretende dar apoio técnico a alunos e desencadear reflexões que servirão de base e fundamentação tanto para aprendizagens subsequentes quanto para desenvolver produções de pesquisa, ensino, extensão e inovação.

Já o de tecnologias da informação e comunicação vai aprofundar o conhecimento sobre o cenário atual dos recursos tecnológicos e potencializar a qualificação na área da tecnologia digital.

Comentários do Facebook

Educação

Lei possibilita suspensão de até quatro parcelas do FIES

Publicado

em

Medida é positiva, mas deveria ser acompanhada de uma linha de crédito, segundo economista
Estudantes de todo o país que são beneficiários do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) podem requerer a suspensão de até quatro parcelas durante o período de calamidade pública decretado por conta da pandemia do novo coronavírus.

Para ter acesso ao benefício – definido pela Lei 13.998/2020 – o estudante deve estar adimplente com os seus pagamentos até o dia 20 de março, antes da vigência do estado de calamidade pública no país. Os interessados em aderir ao programa – válido para contratos em fase de utilização e carência, ou para aqueles que estão na fase de amortização – devem procurar a Caixa Econômica Federal ou o Banco do Brasil até o dia 31 de dezembro.

O advogado, economista e professor, Alessandro Azzoni, acredita que a suspensão não é suficiente para evitar a evasão dos alunos nas universidades, ocasionada pela crise e pelo desemprego. Para ele, uma medida complementar seria a criação de uma linha de crédito especial, para que os alunos possam manter sua qualificação.

“Estamos em um cenário de crise. Muitas pessoas com qualificação elevada foram demitidas, e quem ainda está estudando vai encontrar uma concorrência muito grande. Parar de estudar nesse momento não é o ideal, por isso o governo poderia pensar em alguma forma para subsidiar os estudos para quem está fora do FIES, uma linha de crédito com pagamento direto para as universidades, para evitar a evasão e manter o aluno estudando”, aponta.

Azzoni reforça que uma evasão significativa de alunos causaria um impacto econômico grande nas universidades. “Problemas como inadimplência e evasão levam a uma consequente perda de receita nas universidades, podendo ocasionar demissões em massa de professores, mestres, doutores e uma redução de atividades em alguns setores”, aponta o professor.

Comentários do Facebook
Continue lendo
Nacional5 minutos atrás

Grávida de quatro meses perde bebê após levar 22 facadas do namorado

Divulgação/PCDF Segundo delegado, homem que esfaqueou Cleudiane dos Santos tinha “ciúmes doentio”. Uma mulher grávida de quatro meses identificada como...

Saúde5 minutos atrás

INSS amplia serviço alternativo para receber documentação de segurados

. Os beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) têm uma nova alternativa para entregar a documentação que falta...

Nacional5 minutos atrás

Homem que estuprou pelo menos 10 mulheres após falsa oferta de emprego é preso

Câmeras de Segurança/Reprodução Mulher registrou boletim de ocorrência contra suspeito após estupro em outubro A Polícia Civil de São Paulo...

Mulher20 minutos atrás

Bruna Marquezine faz sucesso de biquíni: “Queria barriga igual”

A atriz Bruna Marquezine postou no Twitter, na noite de segunda-feira (10), uma série de fotos em que aparece de...

Tecnologia20 minutos atrás

TikTok começa a pagar influenciadores nos EUA; total chega a US$200 milhões

Divulgação Tiktok vai começar a pagar influenciadores O TikTok anunciou a primeira leva de criadores que receberão o novo Fundo...

Entretenimento20 minutos atrás

Pastor Márcio Poncio compra helicóptero, mas estaria devendo R$ 430 milhões

O Pastor Márcio Poncio, pai de Saulo e Sarah, é dono de uma fábrica de cigarros e com ela sustenta o...

Nacional35 minutos atrás

Relatório do Planalto destaca gestores em ranking de mortes da Covid-19

Foto: Marcos Corrêa/PR Presidente Jair Bolsonaro sem máscara entre os presidentes o Senado David Alcolumbre e da Câmara Rodrigo Maia...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!