conecte-se conosco


Educação

Inep divulga hoje os locais de provas do Enem

Publicado

em

Entre outras informações, os estudantes terão acesso ao local onde farão o exame neste ano. As provas serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulga nesta quarta-feira (16) o Cartão de Confirmação da Inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019. Entre outras informações, os estudantes terão acesso ao local onde farão o exame neste ano. As provas serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro.

“A recomendação primeira é que o participante imprima o cartão de confirmação e, aqueles que precisam, imprimam a declaração de comparecimento e levem os dois para a aplicação do exame”, disse à Agência Brasil o diretor de Gestão e Planejamento do Inep, Murillo Gameiro.

Uma vez sabendo o local de aplicação, o diretor recomenda que os participantes façam o trajeto de casa até o lugar, para avaliar a duração do trajeto no dia da prova: “o participante deve conhecer o trajeto até o local de prova, considerando que no dia da prova vai ter um trânsito mais complicado, e haverá várias pessoas participando do Enem. É bom que o participante conheça o trajeto e saiba o tempo que vai gastar de casa até o local da prova.”.

No dia do Enem, a dica é chegar no local com antecedência. Os portões abrirão às 12h, pelo horário oficial de Brasília, e serão fechados às 13h.

O Cartão poderá ser consultado na Página do Participante, na internet, ou pelo aplicativo do Enem, disponível para download nas plataformas Apple Store e Google Play. Para acessar o Cartão, o participante precisa informar a senha cadastrada na hora da inscrição no Enem 2019. O Inep divulgou um vídeo orientando aqueles que perderam a senha sobre como recuperá-la.

Os estudantes poderão conferir, no Cartão, o número da sala onde farão o exame; a opção de língua estrangeira feita durante a inscrição; e o tipo de atendimento específico e especializado com recursos de acessibilidade, caso tenham sido solicitados e aprovados; entre outras informações.

Declaração de comparecimento

Segundo Gameiro, além do cartão, estará disponível a partir desta quarta-feira a declaração de comparecimento do primeiro dia do exame, que deverá ser levada no dia 3 de novembro. A declaração do segundo dia estará disponível a partir do dia 4 de novembro e deverá ser usada no dia 10 de novembro. Essa declaração precisa ser impressa e levada para a prova, quando será assinada pelo coordenador de local de prova.

“Dependendo do regime de trabalho, algumas pessoas têm plantão no final de semana e precisam de declaração para ter a falta abonada. São casos específicos”, diz. Essas pessoas, de acordo com o diretor, devem ficar atentas pois o Inep não irá fornecer o comprovante de presença após o dia da prova.

O Enem 2019 será realizado em 1.727 municípios brasileiros. Cerca de 5,1 milhões de estudantes estão inscritos no exame.

Quem já concluiu o ensino médio ou vai concluir este ano pode usar as notas do Enem para se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece vagas em instituições públicas de ensino superior. Os estudantes podem ainda concorrer a bolsas de estudo pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) e a financiamentos pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).


(*Agência Brasil)

Comentários do Facebook
Leia mais:  Universidade pública lança vestibular específico para pessoas trans
publicidade

Educação

É hora de revisar: conheça 6 aplicativos que vão te ajudar no ENEM

Publicado

em

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) está chegando: nos dias 3 e 10 de novembro, 5 milhões de brasileiros testarão seus conhecimentos na prova que também serve como ingresso para o ensino superior em diversas universidades federais.

Criado em 1998, o Enem passou a servir como vestibular para instituições de ensino superior público em 2009, e, desde então, cresceu bastante em tamanho e em importância. Até por isso, muitos dos participantes estão se preparando para a prova há meses, mas ainda há tempo para revisar alguns dos temas que serão explorados no exame.

O Olhar Digital separou 6 aplicativos gratuitos para Android que podem auxiliar nos estudos, seja para reforçar o aprendizado, ou até mesmo com simulados que resgatam questões de edições passadas do exame.

Confira nossa seleção abaixo. Agora é só se concentrar nos estudos e, com a ajuda dos aplicativos , conseguir um desempenho melhor no Enem 2019.

Questões Enem 2019

O aplicativo conta com um banco de dados de provas passadas do Enem , com a possibilidade de usar questões antigas nos estudos para a edição atual. Com o software , o estudante consegue construir simulados, acompanhar resultados, temas de redação e mais.

Prepara ENEM 2019

Com mais de 3.600 questões de edições passadas do Enem , o aplicativo conta com dicas e exemplos de redações nota 1000, lista de datas importantes, simulados divididos por áreas de estudo e matéria e dicas de conteúdo para estudo.

Questões ENEM 2019 e Provas de Vestibulares

O aplicativo não conta apenas com dicas para o Enem , mas também para outras instituições como Fuvest, UERJ, UNESP, Unicamp e mais. Com um boletim de desempenho, o estudante pode acompanhar a quantidade de acertos e erros nas questões respondidas dentro do aplicativo .

Resumão Enem

Com diversos recursos interessantes, o Resumão Enem quer interagir com o usuário para ajudá-lo nos estudos. O app oferece questões com resolução, dicas de redação, testes simples, treinos mentais e mais.

Leia mais:  Candidatos já podem consultar locais de prova do Enem 2016

Estuda.com Enem e Vestibular

Mais um app que vai além do Enem , o Estuda.com permite ao estudante se preparar para diversos exames que são realizados pelo país. Com opção de resumos e vídeo aulas, ele pode ser uma ótima opção para quem quer rever um assunto antes da prova.

ENEM 2019 Simulado Gabaritando

O aplicativo promete funcionar como uma espécie de “colégio virtual” para estudantes, oferecendo simulados, cronograma e plano de estudos, conteúdos e resumos, exercícios e videoaulas, além de atualizações diárias e semanais.

Comentários do Facebook
Continue lendo
Internacional19 minutos atrás

Evo Morales chega ao México e diz que houve golpe de Estado na Bolívia

O avião das Forças Armadas mexicanas, que levou Evo Morales da Bolívia à Cidade do México, pousou às 14h20 de...

Nacional19 minutos atrás

Operários ficam pendurados em andaime de obra em hotel no Rio de Janeiro

arrow-options Reprodução/TV Globo Acidente aconteceu no Leme, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Dois operários ficaram pendurados no andaime...

Saúde32 minutos atrás

SUS pretende usar inteligência artificial para agilizar atendimentos

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, afirmou, em entrevista exclusiva à Agência Brasil, que o programa Conecte SUS, em...

Política32 minutos atrás

Gleisi defende Lula e diz que querem ‘esterilizá-lo’

arrow-options Edilson Santos/Agência O Globo “Tiraram ele da vida, expuseram, xingaram, perseguiram a família” Presidente do PT e deputada federal,...

Política32 minutos atrás

“Ódio cego”, diz Celso de Mello sobre fala de estupro de filhas de ministros

arrow-options Rosinei Coutinho/SCO/STF – 11.4.19 Celso de Mello repudiou ataque de advogada O ministro Celso de Mello , do Supremo...

Política32 minutos atrás

Bolsonaro sabia que a Globo o ligaria ao caso Marielle, diz colunista

arrow-options Marcos Corrêa/PR Bolsonaro sabia que a Globo soltaria uma reportagem ligando seu nome ao caso Marielle Jair Bolsonaro já...

Política32 minutos atrás

Mudanças na 2ª instância fazem STF perder confiança, diz ex-presidente da corte

arrow-options Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil O cumprimento de pena após condenação em 2ª intância foi proibido pelo Supremo Tribunal Federal...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

Mais Lidas da Semana