conecte-se conosco



Carros e Motos

Indústria das motocicletas tem melhor desempenho desde 2015

Publicado

em


source
Fábricas de motocicletas estão
Divulgação

Fábricas de motocicletas estão “de vento em popa” com a produtividade e a procura que retoma forças

As fábricas de motos no Polo Industrial de Manaus (AM) produziram 1.004.983 motos de janeiro a outubro de 2021, obtendo o melhor resultado do setor desde 2015, ano em que foram fabricadas 1.137.103 unidades no período.

Conforme a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares, a Abraciclo, o volume produzido em 2021 é 28,1% maior do que o obtido em igual período de 2020, quando contou com pouco mais de 784 mil motocicletas fabricadas .

Em outubro, saíram das linhas de montagem 108.456 motocicletas, resultado idêntico ao do mês anterior, que contabilizou 108.931 unidades produzidas. Já em relação às 90.880 unidades produzidas em outubro de 2020 houve um crescimento de 19,3%.

Para o presidente da entidade, Marcos Fermanian, o resultado mostra que o setor mantém o ritmo de produção aquecido. “Esse número é ainda mais significativo quando analisamos o contexto do ano, que começou com um primeiro bimestre muito difícil devido a segunda onda da pandemia do coronavírus em Manaus, que comprometeu cerca de 100 mil unidades. Desde então as fabricantes têm imposto um ritmo intenso na produção para atender a demanda”, comenta o executivo.

Para Fermanian, fatores como a alta dos combustíveis , a busca por alternativas para evitar aglomerações no transporte público e o uso de motos para serviços de delivery vão contribuir para manter a demanda por motos em alta.

No entanto, o executivo alerta sobre as instabilidades do cenário macroeconômico. “Estamos atentos à alta nas taxas de juros , ao nível de emprego e outras medidas que podem impactar negativamente a demanda por motocicletas”, diz.

Scooteres chamam a atenção

O segmento dos scooteres, que atende tanto para o uso urbano quanto para o uso em sítios, ganha destaque
Divulgação

O segmento dos scooteres, que atende tanto para o uso urbano quanto para o uso em sítios, ganha destaque

O documento da Abraciclo indica que entre janeiro e outubro foram emplacadas 937.971 motocicletas , resultado que mostra um crescimento de 29% sobre as 726.973 unidades lacradas no mesmo período de 2020.

A entidade destaca que o segmento de scooters foi o que registrou a maior alta percentual sobre o resultado de 2020, com 88.340 unidades emplacadas no período, um aumento de 46,9% sobre as 60.141 unidades em igual período do ano passado.

Leia Também

Leia Também

Em números absolutos, a categoria com maior volume de emplacamentos no acumulado do ano foi a Street. Foram licenciadas 455.986 unidades, alta de 25,2% em relação ao mesmo período de 2020, quando foram registradas 364.104 motocicletas.

Os licenciamentos em outubro somaram 97.000 unidades. O volume é 10,9% inferior ao registrado em setembro (108.816 motocicletas) e 0,9% maior na comparação com as 96.114 motocicletas emplacadas no mesmo mês do ano passado.

Segundo a Abraciclo, as vendas no varejo de motos de modelos de até 160 cilindradas somaram 79.765 unidades, o que representa 82,2% do mercado. Já os modelos de 161 a 449 cc de cilindrada responderam por 14,3% do mercado, com 13.845 unidades, enquanto as motocicletas acima de 450 cilindradas tiveram 3.390 unidades licenciadas, o que corresponde a 3,5% do mercado.

“O perfil do comprador do scooter é aquele que quer um veículo mais fácil de pilotar, ágil no trânsito e econômico. Essa praticidade vem conquistando o consumidor brasileiro”, explica Fermanian.

Exportações com bons resultados

O mundo também reforça a procura pelas motocicletas brasileiras
Pixabay

O mundo também reforça a procura pelas motocicletas brasileiras

De janeiro a outubro foram exportadas 46.947 motos, volume 79,8% na comparação com as 26.109 unidades embarcadas no mesmo período de 2020.  Já em outubro foram enviadas ao exterior pouco mais de 4.100 unidades, o que representa uma queda em relação as 4.872 unidades de setembro.

Além do sucesso na produção de motos , o relatório da Abraciclo mostra que Argentina, Colômbia e Estados Unidos são os principais destinos das motocicletas produzidas em solo brasileiro.

Pelo ajustes que fez em suas projeções, a Abraciclo estima agora 55 mil unidades, não mais 51 mil, o que resultará em alta de 62,7% sobre 2020. O número será melhor também que o alcançado em 2019, quando foram exportadas 38,6 mil motos.

Fonte: IG CARROS

Comente Abaixo
Nacional7 minutos atrás

Chuva forte em SP: capital entra em estado de atenção para alagamentos

Reprodução: Agência Brasil Chuva em São Paulo Nesta quarta-feira (19), a cidade de  São Paulo entrou em estado de atenção...

Saúde7 minutos atrás

Ministro da Saúde assina portaria de apoio a municípios em emergência

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, assinou hoje (19) portaria de apoio a municípios do estado da Bahia que enfrentam emergências...

Policial12 minutos atrás

Operação conjunta apreende mais 12 mil pacotes de café de má qualidade à venda no Espírito Santo

Uma ação da Delegacia Especializada de Defesa do Consumidor (Decon), em parceria com a Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa...

Economia12 minutos atrás

Governo quer antecipar obras para escoar energia gerada no Nordeste

Redação 1Bilhão Educação Financeira Governo quer antecipar obras para escoar energia gerada no Nordeste A Empresa de Pesquisa Energética (EPE)...

Internacional19 minutos atrás

Vídeo que mostra como ladrão contorcionista entra por grade de janela se torna viral

Habilidade deu o que falar nas redes sociais! Um vídeo se tornou viral nas redes sociais ao mostrar a habilidade...

Variedades24 minutos atrás

Pastor passa saliva no rosto de irmão para mostrar “visões de Deus”

Ele se baseou na ideia de que “receber uma visão de Deus pode ser desagradável”, enquanto demonstra a situação cuspindo...

Tecnologia37 minutos atrás

Além da Activision Blizzard: as 10 maiores aquisições nos games

Ricardo Syozi Além da Activision Blizzard: as 10 maiores aquisições no mercado de games Assim que a Microsoft pegou todos...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!