conecte-se conosco


São Mateus

Indústria + Avançada, programa do Senai e do Sebrae chega a São Mateus

Publicado

em

São Mateus recebe lançamento do Indústria + Avançada, programa do Senai e do Sebrae que ajuda empresas a entrarem na Indústria 4.0 

O Senai-ES, em parceria com o Sebrae-ES, preparou um programa completo para a sua empresa entrar de vez na Indústria 4.0: o Indústria + Avançada, uma gama de serviços em inovação para aumentar a produtividade e a competitividade, independente do porte do seu negócio. O lançamento em São Mateus será no dia 10 de julho, às 18h, no Auditório da faculdade Multivix.

“O Programa Indústria + Avançada foi desenvolvido para ser a mola propulsora e levar as micros e pequenas empresas do Espírito Santo ao patamar Indústria 4.0. Os grandes resultados obtidos nos programas ES+Produtivo e o Brasil+Produtivo, que atenderam juntos mais de 3 mil indústrias, mostram que os principais desafios das empresas estão vinculados a ter mais informação dos processos produtivos, mais produtividade, ter maior qualificação e desenvolver inovações.”, afirmou o diretor regional do Senai-ES, Mateus de Freitas.

O Sebrae entra como um importante parceiro nessa iniciativa ao subsidiar micro e pequenas empresas que participarem do programa.

“Não há dúvidas de que as micro e pequenas empresas são importantes para economia e é nesse contexto que o Sebrae-ES, em conjunto com o Senai-ES, está criando o programa Indústria + Avançada, que objetiva alavancar a competitividade por meio da implantação de tecnologias e ferramentas vinculadas à indústria 4.0, possibilitando diminuir desperdícios para torná-las mais produtivas, ágeis e competitivas.   Desta forma, o Sebare-ES subsidiará as micro e pequenas indústrias para que tenham acesso às consultorias e aos treinamentos, possibilitando maior conhecimento sobre os recursos, atividades e processos que agregam valor ao seu negócio”, explicou o gerente da Unidade de Atendimento Setorial Indústria do Sebrae, Eduardo Simões.

Produtos

Quatro são os produtos que serão oferecidos dentro do Indústria + Avançada para ajudar as empresas a melhorarem seus processos e reduzir os desperdícios.

Dois deles são mentorias personalizadas voltadas a aplicação das ferramentas do Lean Manufacturing, com foco em reduzir desperdícios e promover o aumento de produtividade das empresas. AMentoria Lean é voltada para microempresas, enquanto a Mentoria Individual pode ser aplicada em empresas de quaisquer portes. Nos dois casos, há um treinamento imersivo e gamificado, com o uso do Lean Game, uma forma lúdica de transferência de conhecimentos sobre a Cultura Lean.

Os outros produtos são em formato de consultoria tradicional e acontecem apenas de forma individualizada. A Manufatura Enxuta trabalha com a implementação das ferramentas Lean e também utiliza a gamificação. Já a Manufatura Avançada contribui para que as indústrias implantem tecnologias e ferramentas de baixo custo, que possibilitem a melhoria contínua da sua produtividade. Nesta consultoria, especialistas técnicos do Senai instalam, na linha de produção da indústria, sensores e coletores de dados para monitorar os processos. Esses dados são transmitidos para uma plataforma online que permite aos gestores terem informações em tempo real da produção, possibilitando um maior controle de indicadores de processo, previsibilidade da produção e maior conhecimento para tomada de decisão.

“As indústrias precisam melhorar seus processos e produtos para se manterem competitivas no mercado. Dessa forma, ter informações mais ágeis do que realmente está acontecendo no “chão de fábrica”, profissionais qualificados nas tecnologias da Quarta Revolução Industrial, possibilitará o constante aumento de produtividade e de capacidade de inovar da indústria”, explicou Mateus.

Lean Game

O Lean Game é um treinamento inovador, lúdico e divertido realizado por meio de um jogo que simula o funcionamento do chão de fábrica de uma empresa e os participantes devem, ao longo da atividade, aplicar conceitos de manufatura enxuta para otimizar os resultados e aumentar a eficiência do negócio. O objetivo da metodologia é possibilitar a vivência dos jogadores com o conceito de lean manufacturing (manufatura enxuta) e de lean office, estimulando e desmistificando sua aplicação na rotina das empresas.

Essa metodologia de jogos para a disseminação da cultura Lean está inserida na Metodologia Senai de Educação Profissional (MSEP), instituindo um modelo dinâmico na aplicação dos conhecimentos de modo sistêmico. Ela estimula os participantes a desenvolverem capacidades e competências requeridas pelo mundo do trabalho, integrando teoria e prática. Ao final, os jogadores estarão aptos a aplicar os fundamentos e capacidades em sua prática profissional, onde os objetivos traçados e as ações a serem executadas estão baseadas nos preceitos de minimização dos custos para maximização dos resultados através da utilização de ferramentas lean, que obedecem a busca de otimização operacional e de recursos.


Serviço

Lançamento Programa Indústria + Avançada

– São Mateus

Quando: 10/07

Horário: 18h

Local: Auditório da Multivix

Rodovia Othovarino Duarte Santos, 844 – Parque Washington, São Mateus – ES, 29938-015

Confirme sua presença: http://bit.ly/industriamaisavancadasaomateus

Comentários do Facebook
Leia mais:  Após pedido de Casagrande, Hartung veta redução de imposto de energia
publicidade

São Mateus

Governador visita linha de produção de ônibus da Marcopolo em São Mateus

Publicado

em

Nesta quarta-feira (18), o governador Renato Casagrande foi até o município de São Mateus, na região norte do Estado, para conhecer a unidade da empresa Marcopolo. Está sendo produzida no local a maioria dos novos veículos do Sistema Transcol com ar-condicionado, que fazem parte da renovação da frota iniciada este ano.

“Este ano estaremos entregando 120 ônibus daqui da empresa e mais 12 de outra empresa. Para nós é importante vermos que os ônibus foram produzidos aqui, com mão de obra local, financiado pelo Banco do Estado. Queremos que a atividade econômica fique no Estado”, afirmou Casagrande.

Dos primeiros novos veículos que foram adquiridos pelos consórcios operadores do Sistema Transcol, mais de cem serão produzidos pela montadora, sendo que mais da metade já foi entregue. A empresa inaugurou no início deste ano a linha de montagem de ônibus modelo urbano no norte do Estado para atender a demanda da renovação de frota do sistema Transcol, gerando mais empregos e renda no Estado.

O secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno, também destacou a importância dos investimentos que vão além da mobilidade. “Este é um momento muito marcante. Nós assumimos o compromisso de renovar a frota do Transcol e melhorar o serviço. Mas conseguimos também que parte da produção  dessa demanda ficasse aqui no Estado e fosse financiada pelo banco do Estado”, asseverou.

O gerente industrial da Marcopolo, Regis Magnus, apresentou a empresa e os investimentos feitos para atender a demanda dos novos coletivos.”Produzimos aqui os [ônibus] urbanos e a linha Volare. Nesta unidade, já entregamos mais de dois mil veículos desde 2014 e seguimos investindo.  Nos próximos passos projetamos um investimento próximo a R$ 15 milhões para uma nova linha de produtos visando uma verticalização maior e se tornando mais independentes da unidade de Caxias do Sul [RS]”, destacou.

Também participaram da visita integrantes das Secretarias de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi) e de Desenvolvimento (Sedes), além da Ceturb-ES, Bandes e Banestes. Entre eles, o secretário de Desenvolvimento, Marcus Kneip Navarro; o diretor presidente da Ceturb, Raphael Trés; e o presidente do Banestes, José Amarildo Casagrande.

Transporte Coletivo

No início do mês de setembro começou a funcionar na Grande Vitória a integração dos cartões de bilhetagem eletrônica dos Sistemas Transcol e com os sistemas municipais: os cartões do sistema Metropolitano podem ser usados para pagar a tarifa dos sistemas municipais e vice-versa. Essa é a última etapa para que a integração tarifária possa acontecer, o que está previsto para 2020.

Leia mais:  80% dos aposentados demitidos em São Mateus estão doentes

Em janeiro deste ano, o governador anunciou a renovação de frota do sistema com a aquisição de veículos climatizados, atendendo a pedido da população da Grande Vitória. Até o momento, cerca de 40 veículos com ar condicionado já estão operando no sistema e este número deve chegar a 100 até o final deste ano e 600 até o final de 2022.

Todos vão operar nas linhas troncais do sistema (fazendo a ligação Terminal x Terminal). Os últimos veículos novos foram entregues ao sistema em 2014, ainda durante o primeiro mandato do governador Renato Casagrande.

Em maio, foi lançado o aplicativo Ônibus GV, uma plataforma para dispositivos móveis, em que o usuário pode consultar informações como horários, localização e itinerários dos coletivos, além de acessar a rede wi-fi e o entretenimento a bordo nos coletivos que já disponibilizam o serviço. Atualmente, mais de 400 veículos das linhas troncais passam a contar com a rede a bordo.

Comentários do Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie
Economia12 minutos atrás

10 mitos e verdades sobre a segurança no investimento em criptomoedas

Fonte: IG Economia Comentários do Facebook Leia mais:  Aeroporto de São Mateus corre risco de interdição pela ANAC

Direto de Brasília13 minutos atrás

Operação no Complexo do Alemão deixa quatro mortos e um PM ferido

arrow-options Bruno Itan/ Coletivo Alemão Segundo a Polícia, operação no Complexo do Alemão era para combater o tráfico de drogas...

Direto de Brasília13 minutos atrás

Reguffe se filia ao Podemos depois de ficar três anos em mandato sem partido

arrow-options Divulgação Reguffe se filia ao Podemos após três anos sem partido O senador Reguffe (DF) aderiu nesta quarta-feira (18) ...

Direto de Brasília13 minutos atrás

“De forma nenhuma fomos traídos pelo Senado”, diz Rodrigo Maia

arrow-options MARCELO CAMARGO/AGÊNCIA BRASIL “De forma nenhuma fomos traídos pelo Senado”, diz Rodrigo Maia O presidente da Câmara, Rodrigo Maia...

Direto de Brasília13 minutos atrás

Entidades pedem para Maia evitar ‘retrocessos’ sobre projeto dos partidos

arrow-options Aloisio Mauricio/Fotoarena/Agência O Globo – 26.8.19 Rodrigo Maia garantiu na última terça-feira (17) que manteria o projeto original Entidades...

Direto de Brasília13 minutos atrás

Conselho de Ética e Decoro do Senado é instaurado com sete meses de atraso

arrow-options Marcos Oliveira/Agência Senado Davi Alcolumbre anuncia a instauração do Conselho de Ética e Decoro do Senado O presidente do...

Tecnologia1 hora atrás

Novos produtos da Huawei vazam antes de serem apresentados; confira

arrow-options shutterstock Confira os novos produtos da Huawei. A Huawei realizará amanhã (19) um evento em Berlim para apresentar vários...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

Mais Lidas da Semana