conecte-se conosco


Mundo

“Índios não entendem celibato”, diz bispo no Sínodo da Amazônia

Publicado

em

source
Papa com indígenas no Vaticano no Sínodo da Amazônia arrow-options
Reprodução/Instagram Papa Francisco
O papa Francisco recebeu indígenas e representantes da sociedade civil no Sínodo da Amazônia

O bispo emérito do Xingu, Erwin Kräutler, afirmou nesta quarta-feira (9) que a ordenação de homens casados como padres é a única alternativa para garantir a presença da Igreja Católica na Amazônia.

Leia também: Papa pede respeito a indígenas em abertura de Sínodo da Amazônia

Essa é uma das propostas mais polêmicas em discussão no Sínodo da Amazônia  e já provocou até acusações de heresia por parte do clero ultraconservador.

“Digo com toda a sinceridade: não existe outra possibilidade, os povos indígenas não entendem o celibato . Quantas vezes, chegando em um vilarejo, me perguntaram onde estava minha esposa. Quando ouviam que eu não era casado, eles se enterneciam como se eu lhes desse pena e diziam ‘pobrezinho’”, contou Kräutler no Sínodo.

A ideia em discussão na assembleia episcopal prevê a extensão do sacerdócio aos chamados “viri probati”, homens casados (preferivelmente indígenas), de fé comprovada e capazes de administrar espiritualmente uma comunidade de fiéis.

“O povo indígena não consegue entender essa coisa, que o homem não seja casado, que não tenha uma mulher”, acrescentou o bispo emérito do Xingu . Segundo ele, milhares de comunidades na Amazônia recebem a Eucaristia apenas duas ou três vezes por ano devido à falta de padres.

Leia também: Amazônia precisa do fogo de Deus e não do ateado por interesses, defende Papa

“Para a Igreja Católica, a Eucaristia está no centro, mas colocamos o celibato acima da Eucaristia”, acrescentou. Outra proposta em discussão no Sínodo é a criação de diaconisas que possam presidir cerimônias litúrgicas. “Dois terços dessas comunidades sem sacerdotes são coordenados por mulheres, então devemos pensar nisso”, disse Kräutler.

Leia mais:  Homem é detido acusado de matar a esposa e quatro crianças nos EUA

O Sínodo da Amazônia vai até 27 de outubro e discute novas formas de evangelização de povos indígenas e a proteção do meio ambiente.

Fonte: IG Mundo
Comentários do Facebook
publicidade

Mundo

Homem corta pênis de estuprador ao flagrá-lo atacando sua esposa

Publicado

em

source

Um homem cortou o pênis de um estuprador ao flagrá-lo atacando a sua esposa, em Shevchenkovo, na Ucrânia. O marido da vítima se entregou a polícia e confessou no último domingo (13). As informações são do jornal  Daily Mail .

estuprador ucraniano
Reprodução
Dmitry Ivchenko, 25, atacou a mulher por trás e a arrastou para um arbusto

A vítima saiu de um restaurante por volta de 1h e estava indo a pé para casa, há apenas 500 metros do local. Quando estava chegando, o estuprador , Dmitry Ivchenko, de 25 anos, a atacou por trás e a arrastou para um arbusto.

O marido da vítima deixou o restaurante 10 minutos depois e ouviu barulhos vindos de trás dos arbustos, foi aí que viu Ivchenko com as mãos na garganta de sua esposa enquanto a estuprava. Ele deu um soco na cabeça do agressor e cortou o pênis dele com um canivete suíço.

O advogado do marido, Dmitry Spaskin, disse à imprensa local que ele ficou em estado de choque e perdeu a capacidade de controlar suas ações. Os gritos do estuprador e o choro da vítima acordaram os moradores da região, que correram para o local.

O marido da vítima foi acusado de danos corporais graves e cumpre prisão domiciliar. Se considerado culpado, pode pegar até oito anos de prisão.  Enquanto isso, Ivchenko foi submetido a uma cirurgia e pode cumprir até 5 anos de pena.

Fonte: IG Mundo
Comentários do Facebook
Leia mais:  Menino de 5 anos que tinha câncer no corpo inteiro está curado: “milagre”
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie
Direto de Brasília7 minutos atrás

Confira benefícios que os doadores de sangue têm e não sabem

arrow-options Agência Brasil Doadores de sangue possuem benefícios que são pouco conhecidos. Segundo os últimos dados divulgados pelo Ministério da...

Economia5 horas atrás

Saldo de empregos formais no Brasil foi de 157 mil novas vagas em setembro

arrow-options Jana Pêssoa/Setas Setembro de 2019 teve o melhor resultado em abertura de vagas com carteira assinada para o mês...

Economia5 horas atrás

De 10 empresas que abriram em 2012, pelo menos 6 já fecharam as portas

arrow-options Reprodução Saldo de empresas abertas e fechadas continua negativo em 2017, diz IBGE Cerca de 40% das 597,2 mil...

Estadual6 horas atrás

Pleno declara inconstitucional lei que obriga a anexar foto de medidor em conta de luz

“Houve violação direta na competência privativa da união para legislar sobre energia elétrica”, concluiu o magistrado relator. O Pleno do...

Tecnologia6 horas atrás

Qualquer um pode ser um YouTuber: como começar a produzir vídeos hoje

O crescimento das redes sociais fez com que diversas pessoas se arriscassem a apostar na carreira de blogueiros em vídeo...

Entretenimento8 horas atrás

Record cancela ‘Dancing’ especial dos campeões após polêmica com Maytê Piragibe

A Record TV, que até então estava com uma edição do ‘Dancing Brasil’ especial com campeões do reality engatilhada para...

Entretenimento8 horas atrás

Bailarinas do Faustão curtem dia de sol e colocam o bronzeado em dia. Fotos!

Neste fim de semana, algumas integrantes do balé do Domingão do Faustão e a ex-bailarina do programa Tainá Grando tiraram...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

Mais Lidas da Semana